CULTURA E ESPAÇO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa que relaciona aspectos socioculturais do Povo Kaingang e suas representações do espaço arquitetônico da aldeia contemporânea. Para tanto discute de forma interdisciplinar conceitos de cultura, identidade, espaço arquitetônico, apropriação, ape...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dill, Fernanda Machado, Dorneles, Vanessa Goulart
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16896
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-16896
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-168962021-12-01T20:40:39Z CULTURA E ESPAÇO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO Dill, Fernanda Machado Dorneles, Vanessa Goulart Povo Kaingang Estrutura socioespacial Arquitetura indígena Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa que relaciona aspectos socioculturais do Povo Kaingang e suas representações do espaço arquitetônico da aldeia contemporânea. Para tanto discute de forma interdisciplinar conceitos de cultura, identidade, espaço arquitetônico, apropriação, apego ao lugar, percepção ambiental e comportamento socioespacial, com o objetivo de compreender quais são as relações construídas entre as bases da cultura Kaingang e o espaço arquitetônico da Aldeia Kondá, localizada no município de Chapecó, oeste do estado de Santa Catarina. Inicialmente é feita a contextualização da questão indígena no Brasil, chegando até a atual conjuntura catarinense e a Aldeia, objeto do estudo, posteriormente são apresentadas as características fundamentais da cultura Kaingang. A pesquisa é construída a partir de três etapas: A aproximação teórica, que utiliza como técnica principal a pesquisa bibliográfica para contextualizar o tema e discutir os conceitos que norteiam as análises da pesquisa; o Estudo de Caso, que se utiliza das visitas exploratórias e do poema dos desejos como principais métodos de obtenção dos dados, e por fim a Análise e discussão dos resultados, que articula os dados obtidos e traz a reflexão crítica em torno da aldeia idealizada pela comunidade e do espaço encontrado atualmente. Os resultados da pesquisa, apontam para a representação das bases da cultura Kaingang no espaço da Aldeia, a influência das comunidades não indígenas do entorno e a complexidade desses assentamentos que, ao fazerem dialogar culturas diferentes, tornam imprescindível a compreensão sensível dessa estrutura espacial para que intervenções mais adequadas possam ser pensadas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-05-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16896 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 4 n. 1 (2019); 69-84 2448-296X 10.21680/2448-296X.2019v4n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16896/11457 Copyright (c) 2019 Fernanda Machado Dill, Vanessa Goulart Dorneles, Dra.
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Dill, Fernanda Machado
Dorneles, Vanessa Goulart
spellingShingle Dill, Fernanda Machado
Dorneles, Vanessa Goulart
CULTURA E ESPAÇO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
author_facet Dill, Fernanda Machado
Dorneles, Vanessa Goulart
author_sort Dill, Fernanda Machado
title CULTURA E ESPAÇO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
title_short CULTURA E ESPAÇO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
title_full CULTURA E ESPAÇO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
title_fullStr CULTURA E ESPAÇO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
title_full_unstemmed CULTURA E ESPAÇO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
title_sort cultura e espaço: um diálogo necessário
description Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa que relaciona aspectos socioculturais do Povo Kaingang e suas representações do espaço arquitetônico da aldeia contemporânea. Para tanto discute de forma interdisciplinar conceitos de cultura, identidade, espaço arquitetônico, apropriação, apego ao lugar, percepção ambiental e comportamento socioespacial, com o objetivo de compreender quais são as relações construídas entre as bases da cultura Kaingang e o espaço arquitetônico da Aldeia Kondá, localizada no município de Chapecó, oeste do estado de Santa Catarina. Inicialmente é feita a contextualização da questão indígena no Brasil, chegando até a atual conjuntura catarinense e a Aldeia, objeto do estudo, posteriormente são apresentadas as características fundamentais da cultura Kaingang. A pesquisa é construída a partir de três etapas: A aproximação teórica, que utiliza como técnica principal a pesquisa bibliográfica para contextualizar o tema e discutir os conceitos que norteiam as análises da pesquisa; o Estudo de Caso, que se utiliza das visitas exploratórias e do poema dos desejos como principais métodos de obtenção dos dados, e por fim a Análise e discussão dos resultados, que articula os dados obtidos e traz a reflexão crítica em torno da aldeia idealizada pela comunidade e do espaço encontrado atualmente. Os resultados da pesquisa, apontam para a representação das bases da cultura Kaingang no espaço da Aldeia, a influência das comunidades não indígenas do entorno e a complexidade desses assentamentos que, ao fazerem dialogar culturas diferentes, tornam imprescindível a compreensão sensível dessa estrutura espacial para que intervenções mais adequadas possam ser pensadas.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16896
work_keys_str_mv AT dillfernandamachado culturaeespacoumdialogonecessario
AT dornelesvanessagoulart culturaeespacoumdialogonecessario
_version_ 1766683609082626048