ASPECTOS GERAIS DA INSERÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA NO MERCADO INTERNACIONAL:: OS GOVERNOS DE FHC, LULA E DILMA EM SEUS PRIMEIROS MANDATOS

O artigo trata da inserção comercial brasileira no mercado internacional, considerando três períodos distintos, qual seja, o primeiro mandato de cada um dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998), de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006) e de Dilma Rousseff (2011-2014).  &nbs...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Perilônia Oliveira Campos de, da Silva, Maria Lussieu
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16700
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-167002021-12-15T12:00:59Z ASPECTOS GERAIS DA INSERÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA NO MERCADO INTERNACIONAL:: OS GOVERNOS DE FHC, LULA E DILMA EM SEUS PRIMEIROS MANDATOS Souza, Perilônia Oliveira Campos de da Silva, Maria Lussieu O artigo trata da inserção comercial brasileira no mercado internacional, considerando três períodos distintos, qual seja, o primeiro mandato de cada um dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998), de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006) e de Dilma Rousseff (2011-2014).   Especificamente, busca-se observar o comportamento do comércio exterior brasileiro a partir do saldo da balança comercial do país, inclusive segundo o fator agregado.  Os procedimentos metodológicos adotados perpassam por uma revisão bibliográfica, utilizando estudos que contribuem tanto para a compreensão sobre o processo de internacionalização da produção, bem como da economia brasileira, com vista a apreender as mudanças pelas quais passou o país neste período e pela análise de dados referentes à balança comercial brasileira, disponibilizados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria  e Comércio Exterior, por meio da Secretaria de Comércio Exterior – MDIC/SECEX.  A análise dos dados aponta que de uma forma geral a composição da pauta de exportação demonstra uma relativa permanência de bens com baixo valor agregado, a exemplo das commodities agrícolas e industriais.  Em suma, a compreensão da internacionalização comercial da produção é fundamental para a orientação para o desenho de instrumentos e/ou políticas que visem o desenvolvimento do país. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-03-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16700 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho; v. 6 n. 2 (2017): INSERÇÃO EXTERNA DO BRASIL E ASPECTOS DO FENÔMENO URBANO NO PERÍODO RECENTE; 5-29 2316-5235 10.21680/2316-5235.2017v6n2 por https://periodicos.ufrn.br/rerut/article/view/16700/11166 Copyright (c) 2018 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho
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