POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: O OLHAR DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
Introduçáo: A humanizaçáo pode ser considerada como “a capacidade de oferecer atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com o bom relacionamento”. Nessa direçáo, a Política Nacional de Humanizaçáo (PNH) institui a humanizaçáo como eixo norteador das pr&aac...
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oai:periodicos.ufrn.br:article-16662012-03-21T14:05:43Z POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: O OLHAR DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR de Souza, Pedro Henrique Sette da Silva, Leonardo Cesar Amaro Fernandes, Túlio José de Oliveira Rodrigues, Maísa Paulino Introduçáo: A humanizaçáo pode ser considerada como “a capacidade de oferecer atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com o bom relacionamento”. Nessa direçáo, a Política Nacional de Humanizaçáo (PNH) institui a humanizaçáo como eixo norteador das práticas de atençáo e gestáo em todas as instâncias do SUS. Entre as dimensões da humanizaçáo podem-se destacar a ambiência e o acolhimento como aspectos fundamentais para a prática do cuidado. Objetivo: Assim, buscou-se conhecer a percepçáo de docentes que atuam nas clínicas odontológicas da UFRN acerca da ambiência, acolhimento e humanizaçáo nas salas de espera e nas clínicas multidisciplinares do Departamento de Odontologia da UFRN. Métodos: A presente pesquisa foi aprovada pelo CEP-HUOL sob o protocolo 529/11. Foram aplicados 13 questionários semi-estruturados, seguidos de entrevistas com posterior análise através do discurso do sujeito coletivo. Resultados: De acordo com a análise, 100% consideraram o ambiente da sala de espera bom e adequado, enquanto o ambiente da clínica foi classificado como inadequado por 67% dos entrevistados. Analisando a percepçáo de acolhimento notou-se que apenas 37% compreendem essa dimensáo conforme propõe a PNH. Conclusáo: Espera-se que os resultados obtidos com essa pesquisa possam subsidiar reflexões sobre humanizaçáo, acolhimento e ambiência entre usuários, discentes, docentes e gestores, de modo a proporcionar soluções para os aspectos negativos relatados. Palavras-chave: docentes de odontologia; humanizaçáo da assistência; acolhimento. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-03-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1666 Revista Extensão & Sociedade; v. 1 n. 4 (2012): Jornada Universitária de Odontologia do Rio Grande do Norte 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade |
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Introduçáo: A humanizaçáo pode ser considerada como “a capacidade de oferecer atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com o bom relacionamento”. Nessa direçáo, a Política Nacional de Humanizaçáo (PNH) institui a humanizaçáo como eixo norteador das práticas de atençáo e gestáo em todas as instâncias do SUS. Entre as dimensões da humanizaçáo podem-se destacar a ambiência e o acolhimento como aspectos fundamentais para a prática do cuidado. Objetivo: Assim, buscou-se conhecer a percepçáo de docentes que atuam nas clínicas odontológicas da UFRN acerca da ambiência, acolhimento e humanizaçáo nas salas de espera e nas clínicas multidisciplinares do Departamento de Odontologia da UFRN. Métodos: A presente pesquisa foi aprovada pelo CEP-HUOL sob o protocolo 529/11. Foram aplicados 13 questionários semi-estruturados, seguidos de entrevistas com posterior análise através do discurso do sujeito coletivo. Resultados: De acordo com a análise, 100% consideraram o ambiente da sala de espera bom e adequado, enquanto o ambiente da clínica foi classificado como inadequado por 67% dos entrevistados. Analisando a percepçáo de acolhimento notou-se que apenas 37% compreendem essa dimensáo conforme propõe a PNH. Conclusáo: Espera-se que os resultados obtidos com essa pesquisa possam subsidiar reflexões sobre humanizaçáo, acolhimento e ambiência entre usuários, discentes, docentes e gestores, de modo a proporcionar soluções para os aspectos negativos relatados. Palavras-chave: docentes de odontologia; humanizaçáo da assistência; acolhimento. |
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