POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: O OLHAR DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
Introduçáo: A humanizaçáo pode ser considerada como “a capacidade de oferecer atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com o bom relacionamento”. Nessa direçáo, a Política Nacional de Humanizaçáo (PNH) institui a humanizaçáo como eixo norteador das pr&aac...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1666 |
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Resumo: | Introduçáo: A humanizaçáo pode ser considerada como “a capacidade de oferecer atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com o bom relacionamento”. Nessa direçáo, a Política Nacional de Humanizaçáo (PNH) institui a humanizaçáo como eixo norteador das práticas de atençáo e gestáo em todas as instâncias do SUS. Entre as dimensões da humanizaçáo podem-se destacar a ambiência e o acolhimento como aspectos fundamentais para a prática do cuidado. Objetivo: Assim, buscou-se conhecer a percepçáo de docentes que atuam nas clínicas odontológicas da UFRN acerca da ambiência, acolhimento e humanizaçáo nas salas de espera e nas clínicas multidisciplinares do Departamento de Odontologia da UFRN. Métodos: A presente pesquisa foi aprovada pelo CEP-HUOL sob o protocolo 529/11. Foram aplicados 13 questionários semi-estruturados, seguidos de entrevistas com posterior análise através do discurso do sujeito coletivo. Resultados: De acordo com a análise, 100% consideraram o ambiente da sala de espera bom e adequado, enquanto o ambiente da clínica foi classificado como inadequado por 67% dos entrevistados. Analisando a percepçáo de acolhimento notou-se que apenas 37% compreendem essa dimensáo conforme propõe a PNH. Conclusáo: Espera-se que os resultados obtidos com essa pesquisa possam subsidiar reflexões sobre humanizaçáo, acolhimento e ambiência entre usuários, discentes, docentes e gestores, de modo a proporcionar soluções para os aspectos negativos relatados. Palavras-chave: docentes de odontologia; humanizaçáo da assistência; acolhimento. |
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