DE SIMULACRO A SIMULADO: O USO DO CONCRETO EM OBRAS DE LE CORBUSIER

O concreto despontou com força ampla na arquitetura, a partir do final do século XIX e neste pouco mais de um século tem sido explorado como elemento estrutural das edificações, ao mesmo tempo em que ganhou destaque pelas suas características visuais. Assim, o concreto passou no século XX, de materi...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Kishi, Sunao, Oliveira, Luciana Monzillo de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16632
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Descrição
Resumo:O concreto despontou com força ampla na arquitetura, a partir do final do século XIX e neste pouco mais de um século tem sido explorado como elemento estrutural das edificações, ao mesmo tempo em que ganhou destaque pelas suas características visuais. Assim, o concreto passou no século XX, de material simulacro da pedra natural, para material simulado. Para identificar como se desenvolveu esse fenômeno, a pesquisa apresenta sete obras construídas por Le Corbusier, no período entre os anos de 1923 e 1963. Os procedimentos da pesquisa fundamentam-se na identificação e definição dos termos simulacro, simulante e simulado; na análise crítica dos dados obtidos nos textos de diferentes autores; nos textos de autoria do próprio Le Corbusier; e na observação in loco de seis das sete edificações apresentadas. Os dados analisados na investigação permitiram identificar quatro fases na utilização dos diferentes aspectos visuais das superfícies de concreto armado das edificações e que estão diretamente relacionadas com a trajetória pessoal de Le Corbusier, suas motivações e premissas, e com a contextualização temporal e local das diferentes obras. Os resultados da pesquisa auxiliam a compreensão e exposição das diferentes e inovadoras técnicas empregadas por Le Corbusier para as superfícies do concreto, o que reforça e amplia o seu repertório especulativo na manipulação do material, além do béton brut, que é inevitavelmente associado ao seu nome.