PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO EM ARQUITETURA: UM ESTUDO DE CASO
O estudo busca levantar a percepção ambiental de uma escola secundária sob o ponto de vista do olhar e da vivência da sua comunidade discente. Trata-se de um estudo de caso sobre percepção ambiental adotando-se a metodologia de “atributos induzidos” também conhecida pela ferramenta “constelação de a...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-166292021-12-02T13:28:05Z PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO EM ARQUITETURA: UM ESTUDO DE CASO NIEMEYER, CARLOS AUGUSTO Percepção Ambiental Constelação de Atributos Pesquisa em Arquitetura O estudo busca levantar a percepção ambiental de uma escola secundária sob o ponto de vista do olhar e da vivência da sua comunidade discente. Trata-se de um estudo de caso sobre percepção ambiental adotando-se a metodologia de “atributos induzidos” também conhecida pela ferramenta “constelação de atributos”. Introduz questões afetas a psicologia ambiental e suas decorrentes relações de análise comportamentais geradas a partir dos aspectos físicos e sensoriais de organização do ambiente construído. Para o desenvolvimento desse estudo foram realizadas entrevistas com alunos de duas turmas de design de interiores sendo estimulados sua percepção cognitiva com base em perguntas-chave endereçadas pelo pesquisador conforme sugere o modelo teórico. Apresenta padrões gráficos - constelação de atributos - que permitem identificar e qualificar atributos ligados a percepção do ambiente escolar. Os resultados gerados permitem demonstrar graficamente os atributos levantados de maior relevância e assim mapear o nível de percepção cognitiva de conforto que o ambiente oferece a seus usuários. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-04-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16629 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 3 n. 1 (2018); 44-52 2448-296X 10.21680/2448-296X.2018v3n1 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16629/11093 Copyright (c) 2018 CARLOS AUGUSTO NIEMEYER |
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O estudo busca levantar a percepção ambiental de uma escola secundária sob o ponto de vista do olhar e da vivência da sua comunidade discente. Trata-se de um estudo de caso sobre percepção ambiental adotando-se a metodologia de “atributos induzidos” também conhecida pela ferramenta “constelação de atributos”. Introduz questões afetas a psicologia ambiental e suas decorrentes relações de análise comportamentais geradas a partir dos aspectos físicos e sensoriais de organização do ambiente construído. Para o desenvolvimento desse estudo foram realizadas entrevistas com alunos de duas turmas de design de interiores sendo estimulados sua percepção cognitiva com base em perguntas-chave endereçadas pelo pesquisador conforme sugere o modelo teórico. Apresenta padrões gráficos - constelação de atributos - que permitem identificar e qualificar atributos ligados a percepção do ambiente escolar. Os resultados gerados permitem demonstrar graficamente os atributos levantados de maior relevância e assim mapear o nível de percepção cognitiva de conforto que o ambiente oferece a seus usuários. |
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