LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS
O ambiente do ponto de venda exerce grande influência no processo de consumo, proporcionando experiências para os consumidores e induzindo seu comportamento de compra, além de afetar as atividades dos funcionários, interferindo na sua satisfação e produtividade. O presente trabalho tem como objetivo...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16616 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-16616 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-166162021-12-02T16:42:41Z LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS Pacheco, Carine Adames Bins Ely, Vera Helena Moro Cavalcanti, Patrícia Biasi Atmosfera do ponto de venda layout percepção ambiental comportamento usuários. O ambiente do ponto de venda exerce grande influência no processo de consumo, proporcionando experiências para os consumidores e induzindo seu comportamento de compra, além de afetar as atividades dos funcionários, interferindo na sua satisfação e produtividade. O presente trabalho tem como objetivo estabelecer diretrizes de projeto para o planejamento do layout de lojas de vestuário, considerando a relação entre o ambiente, os usuários e as atividades realizadas. Para tanto, buscou-se embasamento teórico relativo ao assunto sob os olhares de diferentes campos de conhecimento – Psicologia Ambiental, Marketing, Visual Merchandising, Ergonomia, Arquitetura e Design - e realizaram-se estudos de caso aprofundados em duas lojas de vestuário de uma rede de franquias, situadas em Florianópolis-SC. Foi adotada uma abordagem multi-métodos, centrando-se na compreensão da percepção e comportamento dos usuários, que incluiu: entrevistas com o setor de arquitetura, levantamento espacial, observação sistemática do comportamento por filmagens, análise walkthrough e mapeamento comportamental. Identificaram-se inúmeros aspectos do layout que impactam significativamente no comportamento dos usuários, entre os quais podemos citar: o dimensionamento das circulações, dos provadores e do balcão de caixa; a possibilidade de toque e experimentação dos produtos; a qualidade dos espaços de estar e a eficiência das áreas de apoio. Espera-se que as recomendações projetuais alcançadas possam dar suporte a arquitetos e designers no planejamento de pontos de venda que proporcionem mais conforto, segurança e satisfação para os consumidores efetivarem suas compras e para os funcionários realizarem seu trabalho. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-10-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16616 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 1 n. 3 (2016); 151-167 2448-296X 10.21680/2448-296X.2016v1n3 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16616/11078 Copyright (c) 2016 Carine Adames Pacheco, Vera Helena Moro Bins Ely, Patrícia Biasi Cavalcanti |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Pacheco, Carine Adames Bins Ely, Vera Helena Moro Cavalcanti, Patrícia Biasi |
spellingShingle |
Pacheco, Carine Adames Bins Ely, Vera Helena Moro Cavalcanti, Patrícia Biasi LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS |
author_facet |
Pacheco, Carine Adames Bins Ely, Vera Helena Moro Cavalcanti, Patrícia Biasi |
author_sort |
Pacheco, Carine Adames |
title |
LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS |
title_short |
LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS |
title_full |
LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS |
title_fullStr |
LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS |
title_full_unstemmed |
LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS |
title_sort |
layout de lojas de vestuário: recomendações projetuais baseadas na percepção e comportamento dos usuários |
description |
O ambiente do ponto de venda exerce grande influência no processo de consumo, proporcionando experiências para os consumidores e induzindo seu comportamento de compra, além de afetar as atividades dos funcionários, interferindo na sua satisfação e produtividade. O presente trabalho tem como objetivo estabelecer diretrizes de projeto para o planejamento do layout de lojas de vestuário, considerando a relação entre o ambiente, os usuários e as atividades realizadas. Para tanto, buscou-se embasamento teórico relativo ao assunto sob os olhares de diferentes campos de conhecimento – Psicologia Ambiental, Marketing, Visual Merchandising, Ergonomia, Arquitetura e Design - e realizaram-se estudos de caso aprofundados em duas lojas de vestuário de uma rede de franquias, situadas em Florianópolis-SC. Foi adotada uma abordagem multi-métodos, centrando-se na compreensão da percepção e comportamento dos usuários, que incluiu: entrevistas com o setor de arquitetura, levantamento espacial, observação sistemática do comportamento por filmagens, análise walkthrough e mapeamento comportamental. Identificaram-se inúmeros aspectos do layout que impactam significativamente no comportamento dos usuários, entre os quais podemos citar: o dimensionamento das circulações, dos provadores e do balcão de caixa; a possibilidade de toque e experimentação dos produtos; a qualidade dos espaços de estar e a eficiência das áreas de apoio. Espera-se que as recomendações projetuais alcançadas possam dar suporte a arquitetos e designers no planejamento de pontos de venda que proporcionem mais conforto, segurança e satisfação para os consumidores efetivarem suas compras e para os funcionários realizarem seu trabalho. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16616 |
work_keys_str_mv |
AT pachecocarineadames layoutdelojasdevestuariorecomendacoesprojetuaisbaseadasnapercepcaoecomportamentodosusuarios AT binselyverahelenamoro layoutdelojasdevestuariorecomendacoesprojetuaisbaseadasnapercepcaoecomportamentodosusuarios AT cavalcantipatriciabiasi layoutdelojasdevestuariorecomendacoesprojetuaisbaseadasnapercepcaoecomportamentodosusuarios |
_version_ |
1766683602759712768 |