LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS

O ambiente do ponto de venda exerce grande influência no processo de consumo, proporcionando experiências para os consumidores e induzindo seu comportamento de compra, além de afetar as atividades dos funcionários, interferindo na sua satisfação e produtividade. O presente trabalho tem como objetivo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Pacheco, Carine Adames, Bins Ely, Vera Helena Moro, Cavalcanti, Patrícia Biasi
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16616
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-16616
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-166162021-12-02T16:42:41Z LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS Pacheco, Carine Adames Bins Ely, Vera Helena Moro Cavalcanti, Patrícia Biasi Atmosfera do ponto de venda layout percepção ambiental comportamento usuários. O ambiente do ponto de venda exerce grande influência no processo de consumo, proporcionando experiências para os consumidores e induzindo seu comportamento de compra, além de afetar as atividades dos funcionários, interferindo na sua satisfação e produtividade. O presente trabalho tem como objetivo estabelecer diretrizes de projeto para o planejamento do layout de lojas de vestuário, considerando a relação entre o ambiente, os usuários e as atividades realizadas. Para tanto, buscou-se embasamento teórico relativo ao assunto sob os olhares de diferentes campos de conhecimento – Psicologia Ambiental, Marketing, Visual Merchandising, Ergonomia, Arquitetura e Design - e realizaram-se estudos de caso aprofundados em duas lojas de vestuário de uma rede de franquias, situadas em Florianópolis-SC. Foi adotada uma abordagem multi-métodos, centrando-se na compreensão da percepção e comportamento dos usuários, que incluiu: entrevistas com o setor de arquitetura, levantamento espacial, observação sistemática do comportamento por filmagens, análise walkthrough e mapeamento comportamental. Identificaram-se inúmeros aspectos do layout que impactam significativamente no comportamento dos usuários, entre os quais podemos citar: o dimensionamento das circulações, dos provadores e do balcão de caixa; a possibilidade de toque e experimentação dos produtos; a qualidade dos espaços de estar e a eficiência das áreas de apoio. Espera-se que as recomendações projetuais alcançadas possam dar suporte a arquitetos e designers no planejamento de pontos de venda que proporcionem mais conforto, segurança e satisfação para os consumidores efetivarem suas compras e para os funcionários realizarem seu trabalho. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-10-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16616 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 1 n. 3 (2016); 151-167 2448-296X 10.21680/2448-296X.2016v1n3 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16616/11078 Copyright (c) 2016 Carine Adames Pacheco, Vera Helena Moro Bins Ely, Patrícia Biasi Cavalcanti
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Pacheco, Carine Adames
Bins Ely, Vera Helena Moro
Cavalcanti, Patrícia Biasi
spellingShingle Pacheco, Carine Adames
Bins Ely, Vera Helena Moro
Cavalcanti, Patrícia Biasi
LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS
author_facet Pacheco, Carine Adames
Bins Ely, Vera Helena Moro
Cavalcanti, Patrícia Biasi
author_sort Pacheco, Carine Adames
title LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS
title_short LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS
title_full LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS
title_fullStr LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS
title_full_unstemmed LAYOUT DE LOJAS DE VESTUÁRIO: RECOMENDAÇÕES PROJETUAIS BASEADAS NA PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS
title_sort layout de lojas de vestuário: recomendações projetuais baseadas na percepção e comportamento dos usuários
description O ambiente do ponto de venda exerce grande influência no processo de consumo, proporcionando experiências para os consumidores e induzindo seu comportamento de compra, além de afetar as atividades dos funcionários, interferindo na sua satisfação e produtividade. O presente trabalho tem como objetivo estabelecer diretrizes de projeto para o planejamento do layout de lojas de vestuário, considerando a relação entre o ambiente, os usuários e as atividades realizadas. Para tanto, buscou-se embasamento teórico relativo ao assunto sob os olhares de diferentes campos de conhecimento – Psicologia Ambiental, Marketing, Visual Merchandising, Ergonomia, Arquitetura e Design - e realizaram-se estudos de caso aprofundados em duas lojas de vestuário de uma rede de franquias, situadas em Florianópolis-SC. Foi adotada uma abordagem multi-métodos, centrando-se na compreensão da percepção e comportamento dos usuários, que incluiu: entrevistas com o setor de arquitetura, levantamento espacial, observação sistemática do comportamento por filmagens, análise walkthrough e mapeamento comportamental. Identificaram-se inúmeros aspectos do layout que impactam significativamente no comportamento dos usuários, entre os quais podemos citar: o dimensionamento das circulações, dos provadores e do balcão de caixa; a possibilidade de toque e experimentação dos produtos; a qualidade dos espaços de estar e a eficiência das áreas de apoio. Espera-se que as recomendações projetuais alcançadas possam dar suporte a arquitetos e designers no planejamento de pontos de venda que proporcionem mais conforto, segurança e satisfação para os consumidores efetivarem suas compras e para os funcionários realizarem seu trabalho.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16616
work_keys_str_mv AT pachecocarineadames layoutdelojasdevestuariorecomendacoesprojetuaisbaseadasnapercepcaoecomportamentodosusuarios
AT binselyverahelenamoro layoutdelojasdevestuariorecomendacoesprojetuaisbaseadasnapercepcaoecomportamentodosusuarios
AT cavalcantipatriciabiasi layoutdelojasdevestuariorecomendacoesprojetuaisbaseadasnapercepcaoecomportamentodosusuarios
_version_ 1766683602759712768