INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS COM ATELIÊS VERTICAIS
A discussão da interdisciplinaridade nos cursos superiores em Arquitetura e Urbanismo vem sendo ampliada, principalmente nos últimos dez anos. Os projetos pedagógicos e suas matrizes curriculares vem sendo repensados com vistas à formação de um profissional mais autônomo, crítico e reflexivo. Com es...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16612 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-16612 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-166122021-12-02T16:42:57Z INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS COM ATELIÊS VERTICAIS Batistello, Paula Balzan, Katiane Laura Pereira, Alice T. Cybis Interdisciplinaridade Ensino de Arquitetura e Urbanismo Ateliê Vertical. A discussão da interdisciplinaridade nos cursos superiores em Arquitetura e Urbanismo vem sendo ampliada, principalmente nos últimos dez anos. Os projetos pedagógicos e suas matrizes curriculares vem sendo repensados com vistas à formação de um profissional mais autônomo, crítico e reflexivo. Com este intuito, atividades em ateliês verticais e horizontais tem sido objetos de estudo, de formas experimentais ou curriculares. O presente artigo trata da integração de saberes e conteúdos em ambiente de ateliê vertical, experimentado em três edições da Maratona de Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó, atividade que tem ocorrido sempre ao início de cada ano letivo e busca estimular a formação do profissional reflexivo. Foram analisadas e discutidas diferentes categorias da integração de saberes, tendo por base a compreensão e percepção do discente participante da atividade, mediante a aplicação de questionário. Os resultados corroboram o referencial teórico adotado e demonstram que em ambientes de criação mais livres, nos quais o docente atua somente como instrutor, sem interferir nas soluções propostas, o acadêmico se percebe efetivamente como protagonista do processo. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-10-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16612 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 1 n. 3 (2016); 47-59 2448-296X 10.21680/2448-296X.2016v1n3 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16612/11074 Copyright (c) 2016 Paula Batistello, Katiane Laura Balzan, Alice T. Cybis Pereira |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Batistello, Paula Balzan, Katiane Laura Pereira, Alice T. Cybis |
spellingShingle |
Batistello, Paula Balzan, Katiane Laura Pereira, Alice T. Cybis INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS COM ATELIÊS VERTICAIS |
author_facet |
Batistello, Paula Balzan, Katiane Laura Pereira, Alice T. Cybis |
author_sort |
Batistello, Paula |
title |
INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS COM ATELIÊS VERTICAIS |
title_short |
INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS COM ATELIÊS VERTICAIS |
title_full |
INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS COM ATELIÊS VERTICAIS |
title_fullStr |
INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS COM ATELIÊS VERTICAIS |
title_full_unstemmed |
INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS COM ATELIÊS VERTICAIS |
title_sort |
integração no ensino de arquitetura e urbanismo: experiências com ateliês verticais |
description |
A discussão da interdisciplinaridade nos cursos superiores em Arquitetura e Urbanismo vem sendo ampliada, principalmente nos últimos dez anos. Os projetos pedagógicos e suas matrizes curriculares vem sendo repensados com vistas à formação de um profissional mais autônomo, crítico e reflexivo. Com este intuito, atividades em ateliês verticais e horizontais tem sido objetos de estudo, de formas experimentais ou curriculares. O presente artigo trata da integração de saberes e conteúdos em ambiente de ateliê vertical, experimentado em três edições da Maratona de Projetos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó, atividade que tem ocorrido sempre ao início de cada ano letivo e busca estimular a formação do profissional reflexivo. Foram analisadas e discutidas diferentes categorias da integração de saberes, tendo por base a compreensão e percepção do discente participante da atividade, mediante a aplicação de questionário. Os resultados corroboram o referencial teórico adotado e demonstram que em ambientes de criação mais livres, nos quais o docente atua somente como instrutor, sem interferir nas soluções propostas, o acadêmico se percebe efetivamente como protagonista do processo. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16612 |
work_keys_str_mv |
AT batistellopaula integracaonoensinodearquiteturaeurbanismoexperienciascomateliesverticais AT balzankatianelaura integracaonoensinodearquiteturaeurbanismoexperienciascomateliesverticais AT pereiraalicetcybis integracaonoensinodearquiteturaeurbanismoexperienciascomateliesverticais |
_version_ |
1766683602011029504 |