MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

O foco deste artigo é discutir estratégias de ensino de modelagem física que estimulem a reflexão sobre a prática, a criatividade e, ao mesmo tempo, amparem o processo de concepção de projeto de edifícios. O objeto de estudo é o papel do modelo físico manual no contexto da prática projetual. O artig...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Florio, Wilson, Tagliari, Ana
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-16577
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-165772021-12-02T14:06:37Z MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA Florio, Wilson Tagliari, Ana Processo de Projeto Modelo Físico Reflexão-na-ação Criatividade Práticas O foco deste artigo é discutir estratégias de ensino de modelagem física que estimulem a reflexão sobre a prática, a criatividade e, ao mesmo tempo, amparem o processo de concepção de projeto de edifícios. O objeto de estudo é o papel do modelo físico manual no contexto da prática projetual. O artigo relata uma experiência didática ocorrida no ano de 2014. Foram propostos dois exercícios com a intenção de conceber um edifício a partir de diferentes tipos de modelos físicos. Os resultados obtidos permitem afirmar que cada tipo de artefato produzido pelo estudante de arquitetura facilita a produção e a exploração de diferentes ideias durante o processo de concepção de projeto de edifício, e, particularmente, que a imersão na busca por soluções depende da motivação intrínseca e da suspensão de conclusões apressadas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-08-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 2 n. 2 (2017); 13-26 2448-296X 10.21680/2448-296X.2017v2n2 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577/11032 https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577/11033 https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577/11034 Copyright (c) 2017 Wilson Florio, Ana Tagliari
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Florio, Wilson
Tagliari, Ana
spellingShingle Florio, Wilson
Tagliari, Ana
MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
author_facet Florio, Wilson
Tagliari, Ana
author_sort Florio, Wilson
title MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
title_short MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
title_full MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
title_fullStr MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
title_full_unstemmed MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
title_sort modelos físicos na prática de projeto de edifícios: uma experiência didática
description O foco deste artigo é discutir estratégias de ensino de modelagem física que estimulem a reflexão sobre a prática, a criatividade e, ao mesmo tempo, amparem o processo de concepção de projeto de edifícios. O objeto de estudo é o papel do modelo físico manual no contexto da prática projetual. O artigo relata uma experiência didática ocorrida no ano de 2014. Foram propostos dois exercícios com a intenção de conceber um edifício a partir de diferentes tipos de modelos físicos. Os resultados obtidos permitem afirmar que cada tipo de artefato produzido pelo estudante de arquitetura facilita a produção e a exploração de diferentes ideias durante o processo de concepção de projeto de edifício, e, particularmente, que a imersão na busca por soluções depende da motivação intrínseca e da suspensão de conclusões apressadas.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577
work_keys_str_mv AT floriowilson modelosfisicosnapraticadeprojetodeedificiosumaexperienciadidatica
AT tagliariana modelosfisicosnapraticadeprojetodeedificiosumaexperienciadidatica
_version_ 1766683595527684096