MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
O foco deste artigo é discutir estratégias de ensino de modelagem física que estimulem a reflexão sobre a prática, a criatividade e, ao mesmo tempo, amparem o processo de concepção de projeto de edifícios. O objeto de estudo é o papel do modelo físico manual no contexto da prática projetual. O artig...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-16577 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-165772021-12-02T14:06:37Z MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA Florio, Wilson Tagliari, Ana Processo de Projeto Modelo Físico Reflexão-na-ação Criatividade Práticas O foco deste artigo é discutir estratégias de ensino de modelagem física que estimulem a reflexão sobre a prática, a criatividade e, ao mesmo tempo, amparem o processo de concepção de projeto de edifícios. O objeto de estudo é o papel do modelo físico manual no contexto da prática projetual. O artigo relata uma experiência didática ocorrida no ano de 2014. Foram propostos dois exercícios com a intenção de conceber um edifício a partir de diferentes tipos de modelos físicos. Os resultados obtidos permitem afirmar que cada tipo de artefato produzido pelo estudante de arquitetura facilita a produção e a exploração de diferentes ideias durante o processo de concepção de projeto de edifício, e, particularmente, que a imersão na busca por soluções depende da motivação intrínseca e da suspensão de conclusões apressadas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-08-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 2 n. 2 (2017); 13-26 2448-296X 10.21680/2448-296X.2017v2n2 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577/11032 https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577/11033 https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577/11034 Copyright (c) 2017 Wilson Florio, Ana Tagliari |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Florio, Wilson Tagliari, Ana |
spellingShingle |
Florio, Wilson Tagliari, Ana MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
author_facet |
Florio, Wilson Tagliari, Ana |
author_sort |
Florio, Wilson |
title |
MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
title_short |
MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
title_full |
MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
title_fullStr |
MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
title_full_unstemmed |
MODELOS FÍSICOS NA PRÁTICA DE PROJETO DE EDIFÍCIOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
title_sort |
modelos físicos na prática de projeto de edifícios: uma experiência didática |
description |
O foco deste artigo é discutir estratégias de ensino de modelagem física que estimulem a reflexão sobre a prática, a criatividade e, ao mesmo tempo, amparem o processo de concepção de projeto de edifícios. O objeto de estudo é o papel do modelo físico manual no contexto da prática projetual. O artigo relata uma experiência didática ocorrida no ano de 2014. Foram propostos dois exercícios com a intenção de conceber um edifício a partir de diferentes tipos de modelos físicos. Os resultados obtidos permitem afirmar que cada tipo de artefato produzido pelo estudante de arquitetura facilita a produção e a exploração de diferentes ideias durante o processo de concepção de projeto de edifício, e, particularmente, que a imersão na busca por soluções depende da motivação intrínseca e da suspensão de conclusões apressadas. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16577 |
work_keys_str_mv |
AT floriowilson modelosfisicosnapraticadeprojetodeedificiosumaexperienciadidatica AT tagliariana modelosfisicosnapraticadeprojetodeedificiosumaexperienciadidatica |
_version_ |
1766683595527684096 |