A BITÁCORA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ARQUITETURA
O processo de ensino-aprendizagem em arquitetura no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CAU/UFRN tem como base o “aprender fazendo”, a partir de uma perspectiva interacionista e tendo como diretriz principal o princípio da integração. Além disso, utiliza...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16570 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-16570 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-165702021-12-02T13:51:40Z A BITÁCORA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ARQUITETURA Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros Lima, Verônica Ensino/aprendizagem Arquitetura e Urbanismo Bitácora Projeto integrado O processo de ensino-aprendizagem em arquitetura no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CAU/UFRN tem como base o “aprender fazendo”, a partir de uma perspectiva interacionista e tendo como diretriz principal o princípio da integração. Além disso, utiliza-se estratégias de ensino/ aprendizagem que focalizam na análise de todo processo de construção do conhecimento e não apenas nos resultados. No entanto, muitas vezes, o estudante de arquitetura tem dificuldade de visualizar e compreender todo o seu próprio processo projetual e, a partir daí, estabelecer reflexões que são essenciais no seu processo de aprendizagem. Sendo assim, algumas técnicas de ensino podem servir como uma luz no meio desse processo. Tendo como lastro essas questões o artigo aqui apresentado tem como objetivo discutir o papel da bitácora no ensino da arquitetura por meio da análise da utilização da mesma durante a experiência da disciplina Projeto Integrado. Foram analisadas as bitácoras desenvolvidas no semestre 2016.1 como parte do processo projetual de um conjunto de habitação de interesse social, tema trabalhado no quinto período no CAU/UFRN. Esses diários de bordo foram considerados importantes para quatro aspectos do processo ensino/aprendizagem: como local de liberdade criativa e reflexiva; como espaço de visualização do desenvolvimento de ideias; como local de registro da crítica e da autocrítica; e ainda, como espaço de valorização do processo projetual e não apenas dos resultados. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16570 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 2 n. 3 (2017); 47-60 2448-296X 10.21680/2448-296X.2017v2n3 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16570/11022 https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16570/11023 Copyright (c) 2017 Clara Ovídio de Medeiros Rodrigues, Verônica Lima |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros Lima, Verônica |
spellingShingle |
Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros Lima, Verônica A BITÁCORA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ARQUITETURA |
author_facet |
Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros Lima, Verônica |
author_sort |
Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros |
title |
A BITÁCORA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ARQUITETURA |
title_short |
A BITÁCORA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ARQUITETURA |
title_full |
A BITÁCORA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ARQUITETURA |
title_fullStr |
A BITÁCORA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ARQUITETURA |
title_full_unstemmed |
A BITÁCORA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ARQUITETURA |
title_sort |
bitácora como ferramenta de ensino-aprendizagem na arquitetura |
description |
O processo de ensino-aprendizagem em arquitetura no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CAU/UFRN tem como base o “aprender fazendo”, a partir de uma perspectiva interacionista e tendo como diretriz principal o princípio da integração. Além disso, utiliza-se estratégias de ensino/ aprendizagem que focalizam na análise de todo processo de construção do conhecimento e não apenas nos resultados. No entanto, muitas vezes, o estudante de arquitetura tem dificuldade de visualizar e compreender todo o seu próprio processo projetual e, a partir daí, estabelecer reflexões que são essenciais no seu processo de aprendizagem. Sendo assim, algumas técnicas de ensino podem servir como uma luz no meio desse processo. Tendo como lastro essas questões o artigo aqui apresentado tem como objetivo discutir o papel da bitácora no ensino da arquitetura por meio da análise da utilização da mesma durante a experiência da disciplina Projeto Integrado. Foram analisadas as bitácoras desenvolvidas no semestre 2016.1 como parte do processo projetual de um conjunto de habitação de interesse social, tema trabalhado no quinto período no CAU/UFRN. Esses diários de bordo foram considerados importantes para quatro aspectos do processo ensino/aprendizagem: como local de liberdade criativa e reflexiva; como espaço de visualização do desenvolvimento de ideias; como local de registro da crítica e da autocrítica; e ainda, como espaço de valorização do processo projetual e não apenas dos resultados. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16570 |
work_keys_str_mv |
AT rodriguesclaraovidiodemedeiros abitacoracomoferramentadeensinoaprendizagemnaarquitetura AT limaveronica abitacoracomoferramentadeensinoaprendizagemnaarquitetura AT rodriguesclaraovidiodemedeiros bitacoracomoferramentadeensinoaprendizagemnaarquitetura AT limaveronica bitacoracomoferramentadeensinoaprendizagemnaarquitetura |
_version_ |
1766683594191798272 |