PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO
Propõe-se aqui uma reflexão sobre os mecanismos pedagógicos capazes de sensibilizar os estudantes de arquitetura, contribuindo tanto para conscientizá-los sobre seu futuro papel social como para desenvolver sua criatividade, requisitos fundamentais para fazer face às adversidades decorrentes de um m...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16567 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-16567 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-165672021-12-02T13:51:49Z PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO Cavalcante, Neusa Santana da Silva, Eliel Troncoso, Márcia Urbano ensino de projeto criatividade abstração lúdico utopia. Propõe-se aqui uma reflexão sobre os mecanismos pedagógicos capazes de sensibilizar os estudantes de arquitetura, contribuindo tanto para conscientizá-los sobre seu futuro papel social como para desenvolver sua criatividade, requisitos fundamentais para fazer face às adversidades decorrentes de um mundo marcado por rápidas e profundas transformações. Acredita-se que um ensino mais lúdico, onde o projeto se apresente como um jogo de abstração, pode estimular os estudantes a sonharem com alternativas para mundo mais justo e fraterno, enquanto são preparados para responder, de forma adequada, às demandas de uma sociedade que se desenvolve em um cenário de imprevisibilidade. Uma estratégia diferenciada para as disciplinas iniciais do ensino de projeto de arquitetura, baseada em uma metodologia com conteúdos, instrumentos e objetivos bem delineados, pode ser uma aposta eficaz para estimular a autoconfiança e desenvolver e a utopia dos estudantes. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16567 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 2 n. 3 (2017); 35-46 2448-296X 10.21680/2448-296X.2017v2n3 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16567/11019 Copyright (c) 2017 Neusa Cavalcante |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Cavalcante, Neusa Santana da Silva, Eliel Troncoso, Márcia Urbano |
spellingShingle |
Cavalcante, Neusa Santana da Silva, Eliel Troncoso, Márcia Urbano PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO |
author_facet |
Cavalcante, Neusa Santana da Silva, Eliel Troncoso, Márcia Urbano |
author_sort |
Cavalcante, Neusa |
title |
PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO |
title_short |
PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO |
title_full |
PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO |
title_fullStr |
PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO |
title_full_unstemmed |
PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO |
title_sort |
projetos como jogos de criação |
description |
Propõe-se aqui uma reflexão sobre os mecanismos pedagógicos capazes de sensibilizar os estudantes de arquitetura, contribuindo tanto para conscientizá-los sobre seu futuro papel social como para desenvolver sua criatividade, requisitos fundamentais para fazer face às adversidades decorrentes de um mundo marcado por rápidas e profundas transformações. Acredita-se que um ensino mais lúdico, onde o projeto se apresente como um jogo de abstração, pode estimular os estudantes a sonharem com alternativas para mundo mais justo e fraterno, enquanto são preparados para responder, de forma adequada, às demandas de uma sociedade que se desenvolve em um cenário de imprevisibilidade. Uma estratégia diferenciada para as disciplinas iniciais do ensino de projeto de arquitetura, baseada em uma metodologia com conteúdos, instrumentos e objetivos bem delineados, pode ser uma aposta eficaz para estimular a autoconfiança e desenvolver e a utopia dos estudantes.
|
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2017 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16567 |
work_keys_str_mv |
AT cavalcanteneusa projetoscomojogosdecriacao AT santanadasilvaeliel projetoscomojogosdecriacao AT troncosomarciaurbano projetoscomojogosdecriacao |
_version_ |
1766683593614032896 |