PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO

Propõe-se aqui uma reflexão sobre os mecanismos pedagógicos capazes de sensibilizar os estudantes de arquitetura, contribuindo tanto para conscientizá-los sobre seu futuro papel social como para desenvolver sua criatividade, requisitos fundamentais para fazer face às adversidades decorrentes de um m...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Cavalcante, Neusa, Santana da Silva, Eliel, Troncoso, Márcia Urbano
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16567
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-16567
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-165672021-12-02T13:51:49Z PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO Cavalcante, Neusa Santana da Silva, Eliel Troncoso, Márcia Urbano ensino de projeto criatividade abstração lúdico utopia. Propõe-se aqui uma reflexão sobre os mecanismos pedagógicos capazes de sensibilizar os estudantes de arquitetura, contribuindo tanto para conscientizá-los sobre seu futuro papel social como para desenvolver sua criatividade, requisitos fundamentais para fazer face às adversidades decorrentes de um mundo marcado por rápidas e profundas transformações. Acredita-se que um ensino mais lúdico, onde o projeto se apresente como um jogo de abstração, pode estimular os estudantes a sonharem com alternativas para mundo mais justo e fraterno, enquanto são preparados para responder, de forma adequada, às demandas de uma sociedade que se desenvolve em um cenário de imprevisibilidade. Uma estratégia diferenciada para as disciplinas iniciais do ensino de projeto de arquitetura, baseada em uma metodologia com conteúdos, instrumentos e objetivos bem delineados, pode ser uma aposta eficaz para estimular a autoconfiança e desenvolver e a utopia dos estudantes.     Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16567 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 2 n. 3 (2017); 35-46 2448-296X 10.21680/2448-296X.2017v2n3 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16567/11019 Copyright (c) 2017 Neusa Cavalcante
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Cavalcante, Neusa
Santana da Silva, Eliel
Troncoso, Márcia Urbano
spellingShingle Cavalcante, Neusa
Santana da Silva, Eliel
Troncoso, Márcia Urbano
PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO
author_facet Cavalcante, Neusa
Santana da Silva, Eliel
Troncoso, Márcia Urbano
author_sort Cavalcante, Neusa
title PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO
title_short PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO
title_full PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO
title_fullStr PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO
title_full_unstemmed PROJETOS COMO JOGOS DE CRIAÇÃO
title_sort projetos como jogos de criação
description Propõe-se aqui uma reflexão sobre os mecanismos pedagógicos capazes de sensibilizar os estudantes de arquitetura, contribuindo tanto para conscientizá-los sobre seu futuro papel social como para desenvolver sua criatividade, requisitos fundamentais para fazer face às adversidades decorrentes de um mundo marcado por rápidas e profundas transformações. Acredita-se que um ensino mais lúdico, onde o projeto se apresente como um jogo de abstração, pode estimular os estudantes a sonharem com alternativas para mundo mais justo e fraterno, enquanto são preparados para responder, de forma adequada, às demandas de uma sociedade que se desenvolve em um cenário de imprevisibilidade. Uma estratégia diferenciada para as disciplinas iniciais do ensino de projeto de arquitetura, baseada em uma metodologia com conteúdos, instrumentos e objetivos bem delineados, pode ser uma aposta eficaz para estimular a autoconfiança e desenvolver e a utopia dos estudantes.    
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2017
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16567
work_keys_str_mv AT cavalcanteneusa projetoscomojogosdecriacao
AT santanadasilvaeliel projetoscomojogosdecriacao
AT troncosomarciaurbano projetoscomojogosdecriacao
_version_ 1766683593614032896