WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Este artigo apresenta uma experiência didática, envolvendo Teoria e Projeto com estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura. Esta atividade está relacionada à pesquisa que se debruçou sobre a tradução comentada e crítica, à luz do contexto histórico e cultural em que foi produzido, do liv...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Tagliari, Ana, Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16551
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-16551
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-165512021-12-02T13:00:50Z WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA Tagliari, Ana Abascal, Eunice Helena Sguizzardi Frank Lloyd Wright Teoria e Projeto de Arquitetura The Natural House Usonian House Workshop Este artigo apresenta uma experiência didática, envolvendo Teoria e Projeto com estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura. Esta atividade está relacionada à pesquisa que se debruçou sobre a tradução comentada e crítica, à luz do contexto histórico e cultural em que foi produzido, do livro The Natural House (1954), de Frank Lloyd Wright. O objetivo da atividade de projeto foi relacionar Teoria, ou seja, os escritos do arquiteto e seus ensinamentos, com Projeto de Arquitetura, onde a partir destes ensinamentos e princípios contido no livro, os estudantes desenvolveram um projeto e teve seu processo documentado. Acreditamos que o livro se apresenta como um Tratado Moderno de Arquitetura Orgânica de Wright. Se considerarmos que os Tratados Clássicos tinham como objetivo especialmente organizar, sistematizar e documentar um conhecimento a partir de uma prática de projeto e construção, este livro de Wright corresponde a este desígnio em seu contexto do século XX. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16551 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 3 n. 2 (2018); 23-34 2448-296X 10.21680/2448-296X.2018v3n2 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16551/11002 Copyright (c) 2018 Ana Tagliari, Eunice Helena Sguizzardi Abascal
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Tagliari, Ana
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
spellingShingle Tagliari, Ana
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
author_facet Tagliari, Ana
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
author_sort Tagliari, Ana
title WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
title_short WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
title_full WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
title_fullStr WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
title_full_unstemmed WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
title_sort workshop “frank lloyd wright: entre teoria e projeto”. uma experiência didática
description Este artigo apresenta uma experiência didática, envolvendo Teoria e Projeto com estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura. Esta atividade está relacionada à pesquisa que se debruçou sobre a tradução comentada e crítica, à luz do contexto histórico e cultural em que foi produzido, do livro The Natural House (1954), de Frank Lloyd Wright. O objetivo da atividade de projeto foi relacionar Teoria, ou seja, os escritos do arquiteto e seus ensinamentos, com Projeto de Arquitetura, onde a partir destes ensinamentos e princípios contido no livro, os estudantes desenvolveram um projeto e teve seu processo documentado. Acreditamos que o livro se apresenta como um Tratado Moderno de Arquitetura Orgânica de Wright. Se considerarmos que os Tratados Clássicos tinham como objetivo especialmente organizar, sistematizar e documentar um conhecimento a partir de uma prática de projeto e construção, este livro de Wright corresponde a este desígnio em seu contexto do século XX.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16551
work_keys_str_mv AT tagliariana workshopfranklloydwrightentreteoriaeprojetoumaexperienciadidatica
AT abascaleunicehelenasguizzardi workshopfranklloydwrightentreteoriaeprojetoumaexperienciadidatica
_version_ 1766683590578405376