WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
Este artigo apresenta uma experiência didática, envolvendo Teoria e Projeto com estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura. Esta atividade está relacionada à pesquisa que se debruçou sobre a tradução comentada e crítica, à luz do contexto histórico e cultural em que foi produzido, do liv...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16551 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-16551 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-165512021-12-02T13:00:50Z WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA Tagliari, Ana Abascal, Eunice Helena Sguizzardi Frank Lloyd Wright Teoria e Projeto de Arquitetura The Natural House Usonian House Workshop Este artigo apresenta uma experiência didática, envolvendo Teoria e Projeto com estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura. Esta atividade está relacionada à pesquisa que se debruçou sobre a tradução comentada e crítica, à luz do contexto histórico e cultural em que foi produzido, do livro The Natural House (1954), de Frank Lloyd Wright. O objetivo da atividade de projeto foi relacionar Teoria, ou seja, os escritos do arquiteto e seus ensinamentos, com Projeto de Arquitetura, onde a partir destes ensinamentos e princípios contido no livro, os estudantes desenvolveram um projeto e teve seu processo documentado. Acreditamos que o livro se apresenta como um Tratado Moderno de Arquitetura Orgânica de Wright. Se considerarmos que os Tratados Clássicos tinham como objetivo especialmente organizar, sistematizar e documentar um conhecimento a partir de uma prática de projeto e construção, este livro de Wright corresponde a este desígnio em seu contexto do século XX. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16551 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 3 n. 2 (2018); 23-34 2448-296X 10.21680/2448-296X.2018v3n2 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16551/11002 Copyright (c) 2018 Ana Tagliari, Eunice Helena Sguizzardi Abascal |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Tagliari, Ana Abascal, Eunice Helena Sguizzardi |
spellingShingle |
Tagliari, Ana Abascal, Eunice Helena Sguizzardi WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
author_facet |
Tagliari, Ana Abascal, Eunice Helena Sguizzardi |
author_sort |
Tagliari, Ana |
title |
WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
title_short |
WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
title_full |
WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
title_fullStr |
WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
title_full_unstemmed |
WORKSHOP “FRANK LLOYD WRIGHT: ENTRE TEORIA E PROJETO”. UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA |
title_sort |
workshop “frank lloyd wright: entre teoria e projeto”. uma experiência didática |
description |
Este artigo apresenta uma experiência didática, envolvendo Teoria e Projeto com estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura. Esta atividade está relacionada à pesquisa que se debruçou sobre a tradução comentada e crítica, à luz do contexto histórico e cultural em que foi produzido, do livro The Natural House (1954), de Frank Lloyd Wright. O objetivo da atividade de projeto foi relacionar Teoria, ou seja, os escritos do arquiteto e seus ensinamentos, com Projeto de Arquitetura, onde a partir destes ensinamentos e princípios contido no livro, os estudantes desenvolveram um projeto e teve seu processo documentado. Acreditamos que o livro se apresenta como um Tratado Moderno de Arquitetura Orgânica de Wright. Se considerarmos que os Tratados Clássicos tinham como objetivo especialmente organizar, sistematizar e documentar um conhecimento a partir de uma prática de projeto e construção, este livro de Wright corresponde a este desígnio em seu contexto do século XX. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16551 |
work_keys_str_mv |
AT tagliariana workshopfranklloydwrightentreteoriaeprojetoumaexperienciadidatica AT abascaleunicehelenasguizzardi workshopfranklloydwrightentreteoriaeprojetoumaexperienciadidatica |
_version_ |
1766683590578405376 |