EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL
O desenho universal é uma filosofia de projeto a ser considerada na concepção de todos os espaços. Entretanto, projetar pensando-se na diversidade humana não é uma tarefa fácil, é necessário o desenvolvimento dessa competência nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Este artigo apresenta...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16546 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-16546 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-165462021-12-02T13:01:04Z EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL Dorneles, Vanessa Goulart Bins Ely, Vera Helena Moro Arquitetura e Urbanismo Ensino Projeto Desenho Universal O desenho universal é uma filosofia de projeto a ser considerada na concepção de todos os espaços. Entretanto, projetar pensando-se na diversidade humana não é uma tarefa fácil, é necessário o desenvolvimento dessa competência nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Este artigo apresenta a realização de seis experiências didáticas na disciplina de Urbanismo e Paisagismo II, da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a realização destas experiências foram desenvolvidas doze estratégias de ensino de desenho universal que foram incorporadas durante todo o processo de projeto dos alunos. O objetivo desta disciplina era a criação de um projeto de um espaço aberto inclusivo, que foi sendo delineado ao longo do semestre pelos alunos. Cada etapa do projeto foi avaliada de acordo com critérios de desenho universal previamente definidos a fim de averiguar se os alunos incorporaram a filosofia do desenho universal em seus processos de projeto. Neste artigo são apresentadas as estratégias de ensino utilizadas, a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e, para finalizar, recomendações de ensino de desenho universal. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16546 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 3 n. 2 (2018); 08-22 2448-296X 10.21680/2448-296X.2018v3n2 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16546/10994 Copyright (c) 2018 Vanessa Goulart Dorneles, Vera Helena Moro Bins Ely |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Dorneles, Vanessa Goulart Bins Ely, Vera Helena Moro |
spellingShingle |
Dorneles, Vanessa Goulart Bins Ely, Vera Helena Moro EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL |
author_facet |
Dorneles, Vanessa Goulart Bins Ely, Vera Helena Moro |
author_sort |
Dorneles, Vanessa Goulart |
title |
EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL |
title_short |
EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL |
title_full |
EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL |
title_sort |
experiências didáticas em arquitetura e urbanismo: o ensino de desenho universal |
description |
O desenho universal é uma filosofia de projeto a ser considerada na concepção de todos os espaços. Entretanto, projetar pensando-se na diversidade humana não é uma tarefa fácil, é necessário o desenvolvimento dessa competência nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Este artigo apresenta a realização de seis experiências didáticas na disciplina de Urbanismo e Paisagismo II, da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a realização destas experiências foram desenvolvidas doze estratégias de ensino de desenho universal que foram incorporadas durante todo o processo de projeto dos alunos. O objetivo desta disciplina era a criação de um projeto de um espaço aberto inclusivo, que foi sendo delineado ao longo do semestre pelos alunos. Cada etapa do projeto foi avaliada de acordo com critérios de desenho universal previamente definidos a fim de averiguar se os alunos incorporaram a filosofia do desenho universal em seus processos de projeto. Neste artigo são apresentadas as estratégias de ensino utilizadas, a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e, para finalizar, recomendações de ensino de desenho universal. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16546 |
work_keys_str_mv |
AT dornelesvanessagoulart experienciasdidaticasemarquiteturaeurbanismooensinodedesenhouniversal AT binselyverahelenamoro experienciasdidaticasemarquiteturaeurbanismooensinodedesenhouniversal |
_version_ |
1766683574482763776 |