EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL

O desenho universal é uma filosofia de projeto a ser considerada na concepção de todos os espaços. Entretanto, projetar pensando-se na diversidade humana não é uma tarefa fácil, é necessário o desenvolvimento dessa competência nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Este artigo apresenta...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dorneles, Vanessa Goulart, Bins Ely, Vera Helena Moro
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16546
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-16546
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-165462021-12-02T13:01:04Z EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL Dorneles, Vanessa Goulart Bins Ely, Vera Helena Moro Arquitetura e Urbanismo Ensino Projeto Desenho Universal O desenho universal é uma filosofia de projeto a ser considerada na concepção de todos os espaços. Entretanto, projetar pensando-se na diversidade humana não é uma tarefa fácil, é necessário o desenvolvimento dessa competência nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Este artigo apresenta a realização de seis experiências didáticas na disciplina de Urbanismo e Paisagismo II, da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a realização destas experiências foram desenvolvidas doze estratégias de ensino de desenho universal que foram incorporadas durante todo o processo de projeto dos alunos. O objetivo desta disciplina era a criação de um projeto de um espaço aberto inclusivo, que foi sendo delineado ao longo do semestre pelos alunos. Cada etapa do projeto foi avaliada de acordo com critérios de desenho universal previamente definidos a fim de averiguar se os alunos incorporaram a filosofia do desenho universal em seus processos de projeto. Neste artigo são apresentadas as estratégias de ensino utilizadas, a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e, para finalizar, recomendações de ensino de desenho universal. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16546 Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente; v. 3 n. 2 (2018); 08-22 2448-296X 10.21680/2448-296X.2018v3n2 por https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16546/10994 Copyright (c) 2018 Vanessa Goulart Dorneles, Vera Helena Moro Bins Ely
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Dorneles, Vanessa Goulart
Bins Ely, Vera Helena Moro
spellingShingle Dorneles, Vanessa Goulart
Bins Ely, Vera Helena Moro
EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL
author_facet Dorneles, Vanessa Goulart
Bins Ely, Vera Helena Moro
author_sort Dorneles, Vanessa Goulart
title EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL
title_short EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL
title_full EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL
title_fullStr EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL
title_sort experiências didáticas em arquitetura e urbanismo: o ensino de desenho universal
description O desenho universal é uma filosofia de projeto a ser considerada na concepção de todos os espaços. Entretanto, projetar pensando-se na diversidade humana não é uma tarefa fácil, é necessário o desenvolvimento dessa competência nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Este artigo apresenta a realização de seis experiências didáticas na disciplina de Urbanismo e Paisagismo II, da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a realização destas experiências foram desenvolvidas doze estratégias de ensino de desenho universal que foram incorporadas durante todo o processo de projeto dos alunos. O objetivo desta disciplina era a criação de um projeto de um espaço aberto inclusivo, que foi sendo delineado ao longo do semestre pelos alunos. Cada etapa do projeto foi avaliada de acordo com critérios de desenho universal previamente definidos a fim de averiguar se os alunos incorporaram a filosofia do desenho universal em seus processos de projeto. Neste artigo são apresentadas as estratégias de ensino utilizadas, a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e, para finalizar, recomendações de ensino de desenho universal.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16546
work_keys_str_mv AT dornelesvanessagoulart experienciasdidaticasemarquiteturaeurbanismooensinodedesenhouniversal
AT binselyverahelenamoro experienciasdidaticasemarquiteturaeurbanismooensinodedesenhouniversal
_version_ 1766683574482763776