EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO: O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL

O desenho universal é uma filosofia de projeto a ser considerada na concepção de todos os espaços. Entretanto, projetar pensando-se na diversidade humana não é uma tarefa fácil, é necessário o desenvolvimento dessa competência nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Este artigo apresenta...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Dorneles, Vanessa Goulart, Bins Ely, Vera Helena Moro
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16546
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O desenho universal é uma filosofia de projeto a ser considerada na concepção de todos os espaços. Entretanto, projetar pensando-se na diversidade humana não é uma tarefa fácil, é necessário o desenvolvimento dessa competência nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Este artigo apresenta a realização de seis experiências didáticas na disciplina de Urbanismo e Paisagismo II, da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a realização destas experiências foram desenvolvidas doze estratégias de ensino de desenho universal que foram incorporadas durante todo o processo de projeto dos alunos. O objetivo desta disciplina era a criação de um projeto de um espaço aberto inclusivo, que foi sendo delineado ao longo do semestre pelos alunos. Cada etapa do projeto foi avaliada de acordo com critérios de desenho universal previamente definidos a fim de averiguar se os alunos incorporaram a filosofia do desenho universal em seus processos de projeto. Neste artigo são apresentadas as estratégias de ensino utilizadas, a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e, para finalizar, recomendações de ensino de desenho universal.