A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature
O storytelling tem o poder de informar, persuadir, emocionar, promover apoio e iniciativas na sociedade. Com a mudança no comportamento do consumidor, a popularização da economia da experiência e as inovações tecnológicas, o uso do storytelling aumentou nos últimos anos. Pois, este, enquanto ferrame...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16465 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-16465 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-164652020-12-16T00:02:13Z A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature Manosso, Franciele Cristina Domareski Ruiz, Thays Cristina Massukado Nakatani, Marcia Shizue O storytelling tem o poder de informar, persuadir, emocionar, promover apoio e iniciativas na sociedade. Com a mudança no comportamento do consumidor, a popularização da economia da experiência e as inovações tecnológicas, o uso do storytelling aumentou nos últimos anos. Pois, este, enquanto ferramenta vem sendo trabalhado como meio de promover negócios, produtos e serviços e, no caso do turismo, destinos. Com base em um estudo exploratório, este artigo realizou revisões bibliométrica, sistemática e integrativa da literatura para traçar um panorama a respeito do uso do storytelling nas pesquisas acadêmicas em turismo. Para tal, foram empregados os descritores storytelling, marketing e tourism nas bases de dados: Taylor and Francis, Science Direct, Portal da Capes e Scopus. Com as buscas foi possível compilar um corpus de 22 artigos. Os indicadores bibliométricos apontaram que o estudo da temática é recente, visto que os artigos foram publicados nos últimos doze anos e que há uma dispersão espacial dos pesquisadores que investigam a temática. A revisão sistemática apontou dois objetos de estudo: a experiência turística e o marketing de destinos. Portanto, pode-se concluir que a abordagem do storytelling tem sido empregada como ferramenta de marketing tanto em organizações quanto nos destinos, utilizando-o como estratégia de comunicação da marca, evidenciando sua característica de propagar a partir de narrativas, as experiências vivenciadas e transformar as principais características do destino em histórias. Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN) 2020-07-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16465 Revista de Turismo Contemporâneo; v. 8 n. 2 (2020); 337-358 2357-8211 10.21680/2357-8211.2020v8n2 por https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16465/13022 Copyright (c) 2020 Revista de Turismo Contemporâneo |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Manosso, Franciele Cristina Domareski Ruiz, Thays Cristina Massukado Nakatani, Marcia Shizue |
spellingShingle |
Manosso, Franciele Cristina Domareski Ruiz, Thays Cristina Massukado Nakatani, Marcia Shizue A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature |
author_facet |
Manosso, Franciele Cristina Domareski Ruiz, Thays Cristina Massukado Nakatani, Marcia Shizue |
author_sort |
Manosso, Franciele Cristina |
title |
A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature |
title_short |
A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature |
title_full |
A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature |
title_fullStr |
A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature |
title_full_unstemmed |
A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature |
title_sort |
aplicação do storytelling nas pesquisas em turismo: uma revisão bibliométrica, sistemática e integrativa da literatura : the application of storytelling in tourism research: a bibliometric, systematic and integrative review of literature |
description |
O storytelling tem o poder de informar, persuadir, emocionar, promover apoio e iniciativas na sociedade. Com a mudança no comportamento do consumidor, a popularização da economia da experiência e as inovações tecnológicas, o uso do storytelling aumentou nos últimos anos. Pois, este, enquanto ferramenta vem sendo trabalhado como meio de promover negócios, produtos e serviços e, no caso do turismo, destinos. Com base em um estudo exploratório, este artigo realizou revisões bibliométrica, sistemática e integrativa da literatura para traçar um panorama a respeito do uso do storytelling nas pesquisas acadêmicas em turismo. Para tal, foram empregados os descritores storytelling, marketing e tourism nas bases de dados: Taylor and Francis, Science Direct, Portal da Capes e Scopus. Com as buscas foi possível compilar um corpus de 22 artigos. Os indicadores bibliométricos apontaram que o estudo da temática é recente, visto que os artigos foram publicados nos últimos doze anos e que há uma dispersão espacial dos pesquisadores que investigam a temática. A revisão sistemática apontou dois objetos de estudo: a experiência turística e o marketing de destinos. Portanto, pode-se concluir que a abordagem do storytelling tem sido empregada como ferramenta de marketing tanto em organizações quanto nos destinos, utilizando-o como estratégia de comunicação da marca, evidenciando sua característica de propagar a partir de narrativas, as experiências vivenciadas e transformar as principais características do destino em histórias. |
publisher |
Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN) |
publishDate |
2020 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16465 |
work_keys_str_mv |
AT manossofrancielecristina aaplicacaodostorytellingnaspesquisasemturismoumarevisaobibliometricasistematicaeintegrativadaliteraturatheapplicationofstorytellingintourismresearchabibliometricsystematicandintegrativereviewofliterature AT domareskiruizthayscristina aaplicacaodostorytellingnaspesquisasemturismoumarevisaobibliometricasistematicaeintegrativadaliteraturatheapplicationofstorytellingintourismresearchabibliometricsystematicandintegrativereviewofliterature AT massukadonakatanimarciashizue aaplicacaodostorytellingnaspesquisasemturismoumarevisaobibliometricasistematicaeintegrativadaliteraturatheapplicationofstorytellingintourismresearchabibliometricsystematicandintegrativereviewofliterature AT manossofrancielecristina aplicacaodostorytellingnaspesquisasemturismoumarevisaobibliometricasistematicaeintegrativadaliteraturatheapplicationofstorytellingintourismresearchabibliometricsystematicandintegrativereviewofliterature AT domareskiruizthayscristina aplicacaodostorytellingnaspesquisasemturismoumarevisaobibliometricasistematicaeintegrativadaliteraturatheapplicationofstorytellingintourismresearchabibliometricsystematicandintegrativereviewofliterature AT massukadonakatanimarciashizue aplicacaodostorytellingnaspesquisasemturismoumarevisaobibliometricasistematicaeintegrativadaliteraturatheapplicationofstorytellingintourismresearchabibliometricsystematicandintegrativereviewofliterature |
_version_ |
1766683015635795968 |