A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature

O storytelling tem o poder de informar, persuadir, emocionar, promover apoio e iniciativas na sociedade. Com a mudança no comportamento do consumidor, a popularização da economia da experiência e as inovações tecnológicas, o uso do storytelling aumentou nos últimos anos. Pois, este, enquanto ferrame...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Manosso, Franciele Cristina, Domareski Ruiz, Thays Cristina, Massukado Nakatani, Marcia Shizue
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16465
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-16465
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-164652020-12-16T00:02:13Z A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature Manosso, Franciele Cristina Domareski Ruiz, Thays Cristina Massukado Nakatani, Marcia Shizue O storytelling tem o poder de informar, persuadir, emocionar, promover apoio e iniciativas na sociedade. Com a mudança no comportamento do consumidor, a popularização da economia da experiência e as inovações tecnológicas, o uso do storytelling aumentou nos últimos anos. Pois, este, enquanto ferramenta vem sendo trabalhado como meio de promover negócios, produtos e serviços e, no caso do turismo, destinos. Com base em um estudo exploratório, este artigo realizou revisões bibliométrica, sistemática e integrativa da literatura para traçar um panorama a respeito do uso do storytelling nas pesquisas acadêmicas em turismo. Para tal, foram empregados os descritores storytelling, marketing e tourism nas bases de dados: Taylor and Francis, Science Direct, Portal da Capes e Scopus. Com as buscas foi possível compilar um corpus de 22 artigos. Os indicadores bibliométricos apontaram que o estudo da temática é recente, visto que os artigos foram publicados nos últimos doze anos e que há uma dispersão espacial dos pesquisadores que investigam a temática. A revisão sistemática apontou dois objetos de estudo: a experiência turística e o marketing de destinos. Portanto, pode-se concluir que a abordagem do storytelling tem sido empregada como ferramenta de marketing tanto em organizações quanto nos destinos, utilizando-o como estratégia de comunicação da marca, evidenciando sua característica de propagar a partir de narrativas, as experiências vivenciadas e transformar as principais características do destino em histórias. Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN) 2020-07-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16465 Revista de Turismo Contemporâneo; v. 8 n. 2 (2020); 337-358 2357-8211 10.21680/2357-8211.2020v8n2 por https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16465/13022 Copyright (c) 2020 Revista de Turismo Contemporâneo
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Manosso, Franciele Cristina
Domareski Ruiz, Thays Cristina
Massukado Nakatani, Marcia Shizue
spellingShingle Manosso, Franciele Cristina
Domareski Ruiz, Thays Cristina
Massukado Nakatani, Marcia Shizue
A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature
author_facet Manosso, Franciele Cristina
Domareski Ruiz, Thays Cristina
Massukado Nakatani, Marcia Shizue
author_sort Manosso, Franciele Cristina
title A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature
title_short A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature
title_full A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature
title_fullStr A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature
title_full_unstemmed A aplicação do Storytelling nas pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura : The application of Storytelling in Tourism research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature
title_sort aplicação do storytelling nas pesquisas em turismo: uma revisão bibliométrica, sistemática e integrativa da literatura : the application of storytelling in tourism research: a bibliometric, systematic and integrative review of literature
description O storytelling tem o poder de informar, persuadir, emocionar, promover apoio e iniciativas na sociedade. Com a mudança no comportamento do consumidor, a popularização da economia da experiência e as inovações tecnológicas, o uso do storytelling aumentou nos últimos anos. Pois, este, enquanto ferramenta vem sendo trabalhado como meio de promover negócios, produtos e serviços e, no caso do turismo, destinos. Com base em um estudo exploratório, este artigo realizou revisões bibliométrica, sistemática e integrativa da literatura para traçar um panorama a respeito do uso do storytelling nas pesquisas acadêmicas em turismo. Para tal, foram empregados os descritores storytelling, marketing e tourism nas bases de dados: Taylor and Francis, Science Direct, Portal da Capes e Scopus. Com as buscas foi possível compilar um corpus de 22 artigos. Os indicadores bibliométricos apontaram que o estudo da temática é recente, visto que os artigos foram publicados nos últimos doze anos e que há uma dispersão espacial dos pesquisadores que investigam a temática. A revisão sistemática apontou dois objetos de estudo: a experiência turística e o marketing de destinos. Portanto, pode-se concluir que a abordagem do storytelling tem sido empregada como ferramenta de marketing tanto em organizações quanto nos destinos, utilizando-o como estratégia de comunicação da marca, evidenciando sua característica de propagar a partir de narrativas, as experiências vivenciadas e transformar as principais características do destino em histórias.
publisher Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/16465
work_keys_str_mv AT manossofrancielecristina aaplicacaodostorytellingnaspesquisasemturismoumarevisaobibliometricasistematicaeintegrativadaliteraturatheapplicationofstorytellingintourismresearchabibliometricsystematicandintegrativereviewofliterature
AT domareskiruizthayscristina aaplicacaodostorytellingnaspesquisasemturismoumarevisaobibliometricasistematicaeintegrativadaliteraturatheapplicationofstorytellingintourismresearchabibliometricsystematicandintegrativereviewofliterature
AT massukadonakatanimarciashizue aaplicacaodostorytellingnaspesquisasemturismoumarevisaobibliometricasistematicaeintegrativadaliteraturatheapplicationofstorytellingintourismresearchabibliometricsystematicandintegrativereviewofliterature
AT manossofrancielecristina aplicacaodostorytellingnaspesquisasemturismoumarevisaobibliometricasistematicaeintegrativadaliteraturatheapplicationofstorytellingintourismresearchabibliometricsystematicandintegrativereviewofliterature
AT domareskiruizthayscristina aplicacaodostorytellingnaspesquisasemturismoumarevisaobibliometricasistematicaeintegrativadaliteraturatheapplicationofstorytellingintourismresearchabibliometricsystematicandintegrativereviewofliterature
AT massukadonakatanimarciashizue aplicacaodostorytellingnaspesquisasemturismoumarevisaobibliometricasistematicaeintegrativadaliteraturatheapplicationofstorytellingintourismresearchabibliometricsystematicandintegrativereviewofliterature
_version_ 1766683015635795968