TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA
Introduçáo: A metodologia de ensino à odontologia passou nos últimos anos, por diversas mudanças, dentre as quais pode se destacar a substituiçáo do modelo tradicional, em que se tinham disciplinas individualizadas que propunham formaçáo de profissionais com perfil especialista, pelo modelo atual qu...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1613 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1613 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-16132012-03-21T14:05:43Z TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA Araújo, Isaac Jordão de Souza Lima, Isabela Pinheiro Cavalcanti Introduçáo: A metodologia de ensino à odontologia passou nos últimos anos, por diversas mudanças, dentre as quais pode se destacar a substituiçáo do modelo tradicional, em que se tinham disciplinas individualizadas que propunham formaçáo de profissionais com perfil especialista, pelo modelo atual que começa a vigorar em grande parte das universidades do país que traz a transdisciplinaridade como base do ensino, esse modelo, se destaca por formar profissionais com perfil generalista e com melhor qualidade de associaçáo de conteúdos, tendo assim maior capacidade para promover saúde aos pacientes. O modelo transdisciplinar se mostra essencial durante a formaçáo por expor aos alunos a necessidade de um pensamento organizador dentro das clinicas integradas, onde as ideias e conceitos de cada disciplina sáo úteis e necessárias, mas náo de forma individual e sim unidas e com uma visáo além fronteiras das mesmas, náo havendo assim uma divisáo entre elas. Conclusáo: O planejamento transdisciplinar em clinica integrada é dessa forma, extremamente necessário para o desenvolvimento da compreensáo e do olhar clinico dos futuros profissionais, pois este, náo traz simplesmente adiçáo de conteúdos e sim uma organizaçáo destes, de forma a terem nexo e ao se agregarem possam fazer do clinico um verdadeiro conhecedor das complexidades dos casos e podendo assim melhor tratar.Palavras-chave: odontologia; transdisciplinaridade; clinicas integradas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-03-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1613 Revista Extensão & Sociedade; v. 1 n. 4 (2012): Jornada Universitária de Odontologia do Rio Grande do Norte 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
format |
Online |
author |
Araújo, Isaac Jordão de Souza Lima, Isabela Pinheiro Cavalcanti |
spellingShingle |
Araújo, Isaac Jordão de Souza Lima, Isabela Pinheiro Cavalcanti TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA |
author_facet |
Araújo, Isaac Jordão de Souza Lima, Isabela Pinheiro Cavalcanti |
author_sort |
Araújo, Isaac Jordão de Souza |
title |
TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA |
title_short |
TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA |
title_full |
TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA |
title_fullStr |
TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA |
title_full_unstemmed |
TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA |
title_sort |
transdisciplinaridade: filosofia e prática na otimização do atendimento aos pacientes em clínica integrada |
description |
Introduçáo: A metodologia de ensino à odontologia passou nos últimos anos, por diversas mudanças, dentre as quais pode se destacar a substituiçáo do modelo tradicional, em que se tinham disciplinas individualizadas que propunham formaçáo de profissionais com perfil especialista, pelo modelo atual que começa a vigorar em grande parte das universidades do país que traz a transdisciplinaridade como base do ensino, esse modelo, se destaca por formar profissionais com perfil generalista e com melhor qualidade de associaçáo de conteúdos, tendo assim maior capacidade para promover saúde aos pacientes. O modelo transdisciplinar se mostra essencial durante a formaçáo por expor aos alunos a necessidade de um pensamento organizador dentro das clinicas integradas, onde as ideias e conceitos de cada disciplina sáo úteis e necessárias, mas náo de forma individual e sim unidas e com uma visáo além fronteiras das mesmas, náo havendo assim uma divisáo entre elas. Conclusáo: O planejamento transdisciplinar em clinica integrada é dessa forma, extremamente necessário para o desenvolvimento da compreensáo e do olhar clinico dos futuros profissionais, pois este, náo traz simplesmente adiçáo de conteúdos e sim uma organizaçáo destes, de forma a terem nexo e ao se agregarem possam fazer do clinico um verdadeiro conhecedor das complexidades dos casos e podendo assim melhor tratar.Palavras-chave: odontologia; transdisciplinaridade; clinicas integradas. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1613 |
work_keys_str_mv |
AT araujoisaacjordaodesouza transdisciplinaridadefilosofiaepraticanaotimizacaodoatendimentoaospacientesemclinicaintegrada AT limaisabelapinheirocavalcanti transdisciplinaridadefilosofiaepraticanaotimizacaodoatendimentoaospacientesemclinicaintegrada |
_version_ |
1766681927874510848 |