TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA

Introduçáo: A metodologia de ensino à odontologia passou nos últimos anos, por diversas mudanças, dentre as quais pode se destacar a substituiçáo do modelo tradicional, em que se tinham disciplinas individualizadas que propunham formaçáo de profissionais com perfil especialista, pelo modelo atual qu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Isaac Jordão de Souza, Lima, Isabela Pinheiro Cavalcanti
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1613
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1613
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-16132012-03-21T14:05:43Z TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA Araújo, Isaac Jordão de Souza Lima, Isabela Pinheiro Cavalcanti Introduçáo: A metodologia de ensino à odontologia passou nos últimos anos, por diversas mudanças, dentre as quais pode se destacar a substituiçáo do modelo tradicional, em que se tinham disciplinas individualizadas que propunham formaçáo de profissionais com perfil especialista, pelo modelo atual que começa a vigorar em grande parte das universidades do país que traz a transdisciplinaridade como base do ensino, esse modelo, se destaca por formar profissionais com perfil generalista e com melhor qualidade de associaçáo de conteúdos, tendo assim maior capacidade para promover saúde aos pacientes. O modelo transdisciplinar se mostra essencial durante a formaçáo por expor aos alunos a necessidade de um pensamento organizador dentro das clinicas integradas, onde as ideias e conceitos de cada disciplina sáo úteis e necessárias, mas náo de forma individual e sim unidas e com uma visáo além fronteiras das mesmas, náo havendo assim uma divisáo entre elas. Conclusáo: O planejamento transdisciplinar em clinica integrada é dessa forma, extremamente necessário para o desenvolvimento da compreensáo e do olhar clinico dos futuros profissionais, pois este, náo traz simplesmente adiçáo de conteúdos e sim uma organizaçáo destes, de forma a terem nexo e ao se agregarem possam fazer do clinico um verdadeiro conhecedor das complexidades dos casos e podendo assim melhor tratar.Palavras-chave: odontologia; transdisciplinaridade; clinicas integradas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-03-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1613 Revista Extensão & Sociedade; v. 1 n. 4 (2012): Jornada Universitária de Odontologia do Rio Grande do Norte 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
format Online
author Araújo, Isaac Jordão de Souza
Lima, Isabela Pinheiro Cavalcanti
spellingShingle Araújo, Isaac Jordão de Souza
Lima, Isabela Pinheiro Cavalcanti
TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA
author_facet Araújo, Isaac Jordão de Souza
Lima, Isabela Pinheiro Cavalcanti
author_sort Araújo, Isaac Jordão de Souza
title TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA
title_short TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA
title_full TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA
title_fullStr TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA
title_full_unstemmed TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA
title_sort transdisciplinaridade: filosofia e prática na otimização do atendimento aos pacientes em clínica integrada
description Introduçáo: A metodologia de ensino à odontologia passou nos últimos anos, por diversas mudanças, dentre as quais pode se destacar a substituiçáo do modelo tradicional, em que se tinham disciplinas individualizadas que propunham formaçáo de profissionais com perfil especialista, pelo modelo atual que começa a vigorar em grande parte das universidades do país que traz a transdisciplinaridade como base do ensino, esse modelo, se destaca por formar profissionais com perfil generalista e com melhor qualidade de associaçáo de conteúdos, tendo assim maior capacidade para promover saúde aos pacientes. O modelo transdisciplinar se mostra essencial durante a formaçáo por expor aos alunos a necessidade de um pensamento organizador dentro das clinicas integradas, onde as ideias e conceitos de cada disciplina sáo úteis e necessárias, mas náo de forma individual e sim unidas e com uma visáo além fronteiras das mesmas, náo havendo assim uma divisáo entre elas. Conclusáo: O planejamento transdisciplinar em clinica integrada é dessa forma, extremamente necessário para o desenvolvimento da compreensáo e do olhar clinico dos futuros profissionais, pois este, náo traz simplesmente adiçáo de conteúdos e sim uma organizaçáo destes, de forma a terem nexo e ao se agregarem possam fazer do clinico um verdadeiro conhecedor das complexidades dos casos e podendo assim melhor tratar.Palavras-chave: odontologia; transdisciplinaridade; clinicas integradas.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1613
work_keys_str_mv AT araujoisaacjordaodesouza transdisciplinaridadefilosofiaepraticanaotimizacaodoatendimentoaospacientesemclinicaintegrada
AT limaisabelapinheirocavalcanti transdisciplinaridadefilosofiaepraticanaotimizacaodoatendimentoaospacientesemclinicaintegrada
_version_ 1766681927874510848