Perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna

Our article aims at contributing to the discussion about the teaching of reading and writing in Brazil. For this purpose, we summarize some researches based on an ecological cognition perspective and metacognition about reading and writing, as a general approach of these contents, which are consider...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Botelho, Patricia Ferreira, Neves, Fabiana Esteves
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/16129
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-16129
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-161292019-09-23T19:12:43Z Perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna Botelho, Patricia Ferreira Neves, Fabiana Esteves Our article aims at contributing to the discussion about the teaching of reading and writing in Brazil. For this purpose, we summarize some researches based on an ecological cognition perspective and metacognition about reading and writing, as a general approach of these contents, which are considered procedural abilities. In this sense, our paper focuses on reflecting about students’ reading and writing difficulties and abilities, in order to offer alternative ways of developing these tasks for teachers and students. First, we present some concepts about cognition, metacognition and metalinguistic knowledge. Secondly, we discuss the concepts about reading and writing that are still in use at school and present alternatives that consider reading and writing as processes. Finally, we highlight as central features of this proposal the metacognitive and metalinguistic strategies, a way of guiding people’s thoughts about the tasks they perform. Considering the teaching of reading and writing, these strategies relate to the importance of putting in perspective the negotiation of information focused on learning. Com o propósito de contribuir no debate sobre o ensino de leitura e escrita em língua materna no Brasil, reunimos alguns estudos, de base cognitivo-ecológica e metacognitiva, em forma de uma proposta geral de abordagem desses conteúdos, vistos aqui como habilidades processuais. Neste sentido, nosso trabalho visa refletir sobre as dificuldades e as habilidades de leitura e escrita dos alunos para, então, propor alternativas de desenvolvimento dessas atividades para professores e estudantes. Primeiramente, apresentamos alguns pressupostos em cognição, metacognição e gerenciamento metalinguístico que fundamentam a abordagem da leitura e da escrita. Em seguida, problematizamos as concepções sobre ler e escrever ainda vigentes na escola e oferecemos alternativas que consideram leitura e escrita como processos. Por fim, destacamos como componentes centrais da proposta as  estratégias metacognitivas e metalinguísticas, caminho de orientação sobre as formas como as pessoas podem pensar acerca das atividades que realizam. Em termos do ensino de leitura e de escrita, essas estratégias relacionam-se à importância de pôr em perspectiva a necessidade de negociação de informações focada no aprendizado. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-09-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/16129 Revista do GELNE; v. 21 n. 2 (2019); 189-201 2236-0883 10.21680/1517-7874.2019v21n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/16129/12012 Copyright (c) 2019 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Botelho, Patricia Ferreira
Neves, Fabiana Esteves
spellingShingle Botelho, Patricia Ferreira
Neves, Fabiana Esteves
Perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna
author_facet Botelho, Patricia Ferreira
Neves, Fabiana Esteves
author_sort Botelho, Patricia Ferreira
title Perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna
title_short Perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna
title_full Perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna
title_fullStr Perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna
title_full_unstemmed Perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna
title_sort perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna
description Our article aims at contributing to the discussion about the teaching of reading and writing in Brazil. For this purpose, we summarize some researches based on an ecological cognition perspective and metacognition about reading and writing, as a general approach of these contents, which are considered procedural abilities. In this sense, our paper focuses on reflecting about students’ reading and writing difficulties and abilities, in order to offer alternative ways of developing these tasks for teachers and students. First, we present some concepts about cognition, metacognition and metalinguistic knowledge. Secondly, we discuss the concepts about reading and writing that are still in use at school and present alternatives that consider reading and writing as processes. Finally, we highlight as central features of this proposal the metacognitive and metalinguistic strategies, a way of guiding people’s thoughts about the tasks they perform. Considering the teaching of reading and writing, these strategies relate to the importance of putting in perspective the negotiation of information focused on learning.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/16129
work_keys_str_mv AT botelhopatriciaferreira perspectivasmetacognitivasemetalinguisticasparaoensinodeleituraeescritaemlinguamaterna
AT nevesfabianaesteves perspectivasmetacognitivasemetalinguisticasparaoensinodeleituraeescritaemlinguamaterna
_version_ 1766683407619719168