Olhares sobre as dinâmicas alimentares transculturais nos territórios de atenção à saúde indígena de Oriximiná, Pará, Brasil
A Casa de Saúde Indígena (CASAI) é uma casa de apoio e passagem para povos indígenas que precisam sair de suas aldeias. A partir deste serviço são realizados tratamentos para saúde em outros níveis de complexidades e em centros urbanos além dos oferecidos pela atenção básica de saúde e dentro da red...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-159922021-06-24T21:03:45Z Olhares sobre as dinâmicas alimentares transculturais nos territórios de atenção à saúde indígena de Oriximiná, Pará, Brasil Castro, Nádile Juliane Costa de Português saúde coletiva; populações vulneráveis; nutrição Alimentação em casa de saúde indígena A Casa de Saúde Indígena (CASAI) é uma casa de apoio e passagem para povos indígenas que precisam sair de suas aldeias. A partir deste serviço são realizados tratamentos para saúde em outros níveis de complexidades e em centros urbanos além dos oferecidos pela atenção básica de saúde e dentro da rede de atenção a saúde do Sistema Único de Saúde. No mais, a CASAI é um território de saúde, e como tal é organizada para o processo de trabalho da equipe multiprofissional em saúde. Nestes termos, deve oferecer infraestrutura e características que dinamizem com as questões sociais e culturais dos povos indígenas garantido o acesso e acessibilidade. Estes territórios, em geral, são espaços que possuem dinâmicas interculturais em função da logística inserida entre aldeias e centro urbanos, e interdisciplinar em função dos diversos contextos relativos ao programa de saúde e dos profissionais que compõe a equipe de execução e apoio aos serviços. Por certo, advém entender que a atenção à saúde nestes territórios deve sempre estar atrelada ao cuidado cultural em função de considerar as singularidades de povos tradicionais (LEININGER, 2001). De todo modo, a saúde é inerente a cultura, pois, seus processos incluem regras e condições (CAMPOS, 2002) que quando inseridas nas competências e habilidades profissionais conseguem realizar ações efetivas em saúde. Nesta direção, este ensaio foi realizado por meio de um estudo de caso[i][ii] (YIN, 2015) executado no ano 2018 e reúne um grupo de imagens relativas as dinâmicas de alimentação e nutrição nas adjacências[iii] da CASAI de Oriximiná, PA. É um grupo de 10 imagens que buscam não somente o registro do momento, mas, por meio deste, promover a reflexão sobre o cuidado cultural e as novas demandas de agravos percebidos no contexto de atenção aos povos indígenas e aos novos e antigos hábitos alimentares e dentro do contexto amazônico como propõe Simonian (2007). É interessante, portanto, refletir a partir desses registros aspectos como das políticas de incentivos a práticas alimentares saudáveis, dos povos indígenas como cidadão e seus direitos a promoção à saúde. No mais, tais visualidades permitem olhares a estes contextos e possibilitam reflexões relativas as competências culturais e necessidade de implementações destas aos profissionais de saúde. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-11-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion imagem application/pdf https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/15992 Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; Vol. 6 No. 11 (2019): Saberes e Sabores: Abordagens Antropológicas Sobre Alimentação; 1-9 Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; Vol. 6 Núm. 11 (2019): Saberes e Sabores: Abordagens Antropológicas Sobre Alimentação; 1-9 Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; v. 6 n. 11 (2019): Saberes e Sabores: Abordagens Antropológicas Sobre Alimentação; 1-9 2446-5674 10.21680/2446-5674.2019v6n11 por https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/15992/12225 Copyright (c) 2019 Nádile Juliane Costa de Castro |
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A Casa de Saúde Indígena (CASAI) é uma casa de apoio e passagem para povos indígenas que precisam sair de suas aldeias. A partir deste serviço são realizados tratamentos para saúde em outros níveis de complexidades e em centros urbanos além dos oferecidos pela atenção básica de saúde e dentro da rede de atenção a saúde do Sistema Único de Saúde. No mais, a CASAI é um território de saúde, e como tal é organizada para o processo de trabalho da equipe multiprofissional em saúde. Nestes termos, deve oferecer infraestrutura e características que dinamizem com as questões sociais e culturais dos povos indígenas garantido o acesso e acessibilidade.
Estes territórios, em geral, são espaços que possuem dinâmicas interculturais em função da logística inserida entre aldeias e centro urbanos, e interdisciplinar em função dos diversos contextos relativos ao programa de saúde e dos profissionais que compõe a equipe de execução e apoio aos serviços. Por certo, advém entender que a atenção à saúde nestes territórios deve sempre estar atrelada ao cuidado cultural em função de considerar as singularidades de povos tradicionais (LEININGER, 2001). De todo modo, a saúde é inerente a cultura, pois, seus processos incluem regras e condições (CAMPOS, 2002) que quando inseridas nas competências e habilidades profissionais conseguem realizar ações efetivas em saúde.
Nesta direção, este ensaio foi realizado por meio de um estudo de caso[i][ii] (YIN, 2015) executado no ano 2018 e reúne um grupo de imagens relativas as dinâmicas de alimentação e nutrição nas adjacências[iii] da CASAI de Oriximiná, PA. É um grupo de 10 imagens que buscam não somente o registro do momento, mas, por meio deste, promover a reflexão sobre o cuidado cultural e as novas demandas de agravos percebidos no contexto de atenção aos povos indígenas e aos novos e antigos hábitos alimentares e dentro do contexto amazônico como propõe Simonian (2007).
É interessante, portanto, refletir a partir desses registros aspectos como das políticas de incentivos a práticas alimentares saudáveis, dos povos indígenas como cidadão e seus direitos a promoção à saúde. No mais, tais visualidades permitem olhares a estes contextos e possibilitam reflexões relativas as competências culturais e necessidade de implementações destas aos profissionais de saúde.
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