Dior no Seridó: o mimetismo da moda nas fronteiras entre o global e o local (sertão potiguar, anos 1950)
O artigo ora lido tenta condensar aquilo que se escreveu como resultado da pesquisa desenvolvida ao longo do Mestrado em História, Cultura e Sociedade, na Universidade Federal de Campina Grande, concluído no ano de 2014. O estudo busca a relação entre o estilo New Look, criado em Paris, e a moda usa...
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Mneme - Revista de Humanidades
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oai:periodicos.ufrn.br:article-159722023-12-08T19:25:27Z Dior no Seridó: o mimetismo da moda nas fronteiras entre o global e o local (sertão potiguar, anos 1950) Medeiros Filho, João Quintino O artigo ora lido tenta condensar aquilo que se escreveu como resultado da pesquisa desenvolvida ao longo do Mestrado em História, Cultura e Sociedade, na Universidade Federal de Campina Grande, concluído no ano de 2014. O estudo busca a relação entre o estilo New Look, criado em Paris, e a moda usada pelas mulheres do sertão potiguar, região Nordeste do Brasil, especificamente no município de São João do Sabugi, nos anos 1950. Partindo de uma variada tipologia de fontes – iconográficas, impressas, orais e materiais – lidas em sua horizontalidade, a pesquisa sugere que o estilo de vestir construído por Christian Dior sofreu adaptações no lugar sertanejo, decorrentes tanto do gosto local quanto das circunstâncias. Mneme - Revista de Humanidades 2023-10-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/15972 Mneme - Revista de Humanidades; v. 20 n. 43 (2019): DOSSIÊ: FRONTEIRAS NA CONTEMPORANEIDADE: DISCUSSÕES REGIONAIS INTERDISCIPLINARES 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/15972/17706 Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
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