Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação?
Buscando analisar as possibilidades e as limitações da instauração de mecanismos institucionais de articulação do Estado - estriro senso - com a sociedade civil, direcionados à democratrização da tomada de decisões referentes à política educacional, o trabalho descreve e analisa a experiência do For...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15657 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-15657 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-156572018-10-23T17:33:40Z Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação? Rodrigues, Melânia Mendonça Buscando analisar as possibilidades e as limitações da instauração de mecanismos institucionais de articulação do Estado - estriro senso - com a sociedade civil, direcionados à democratrização da tomada de decisões referentes à política educacional, o trabalho descreve e analisa a experiência do Forúm Municipal de Educação de João Pessoa - PB, voltada à elaboração do Plano Municipal de Educação. Avalia que o Forúm, conquanto apresente debilidades, tente a se constituir como um mecanismo de democratização da gestão educacional, ao assegurar a participação instituinte da sociedade civil na definição da política de educação do município. Considera, como um desafio para afirmação da tendência identificada na experiência inaugural, o exercício, pelo Forúm, do controle social da execução da política traçada pelo Plano Municipal de Educação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-10-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15657 Revista Cronos; v. 3 n. 2 (2002): Dossiê Educação e Sociedade 1982-5560 1518-0689 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15657/10729 Copyright (c) 2002 Revista Cronos |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Rodrigues, Melânia Mendonça |
spellingShingle |
Rodrigues, Melânia Mendonça Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação? |
author_facet |
Rodrigues, Melânia Mendonça |
author_sort |
Rodrigues, Melânia Mendonça |
title |
Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação? |
title_short |
Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação? |
title_full |
Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação? |
title_fullStr |
Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação? |
title_full_unstemmed |
Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação? |
title_sort |
fórum municipal de educação de joão pessoa: espaço de participação? |
description |
Buscando analisar as possibilidades e as limitações da instauração de mecanismos institucionais de articulação do Estado - estriro senso - com a sociedade civil, direcionados à democratrização da tomada de decisões referentes à política educacional, o trabalho descreve e analisa a experiência do Forúm Municipal de Educação de João Pessoa - PB, voltada à elaboração do Plano Municipal de Educação. Avalia que o Forúm, conquanto apresente debilidades, tente a se constituir como um mecanismo de democratização da gestão educacional, ao assegurar a participação instituinte da sociedade civil na definição da política de educação do município. Considera, como um desafio para afirmação da tendência identificada na experiência inaugural, o exercício, pelo Forúm, do controle social da execução da política traçada pelo Plano Municipal de Educação. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15657 |
work_keys_str_mv |
AT rodriguesmelaniamendonca forummunicipaldeeducacaodejoaopessoaespacodeparticipacao |
_version_ |
1766682297366478848 |