Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação?

Buscando analisar as possibilidades e as limitações da instauração de mecanismos institucionais de articulação do Estado - estriro senso - com a sociedade civil, direcionados à democratrização da tomada de decisões referentes à política educacional, o trabalho descreve e analisa a experiência do For...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rodrigues, Melânia Mendonça
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15657
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-15657
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-156572018-10-23T17:33:40Z Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação? Rodrigues, Melânia Mendonça Buscando analisar as possibilidades e as limitações da instauração de mecanismos institucionais de articulação do Estado - estriro senso - com a sociedade civil, direcionados à democratrização da tomada de decisões referentes à política educacional, o trabalho descreve e analisa a experiência do Forúm Municipal de Educação de João Pessoa - PB, voltada à elaboração do Plano Municipal de Educação. Avalia que o Forúm, conquanto apresente debilidades, tente a se constituir como um mecanismo de democratização da gestão educacional, ao assegurar a participação instituinte da sociedade civil na definição da política de educação do município. Considera, como um desafio para afirmação da tendência identificada na experiência inaugural, o exercício, pelo Forúm, do controle social da execução da política traçada pelo Plano Municipal de Educação. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-10-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15657 Revista Cronos; v. 3 n. 2 (2002): Dossiê Educação e Sociedade 1982-5560 1518-0689 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15657/10729 Copyright (c) 2002 Revista Cronos
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Rodrigues, Melânia Mendonça
spellingShingle Rodrigues, Melânia Mendonça
Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação?
author_facet Rodrigues, Melânia Mendonça
author_sort Rodrigues, Melânia Mendonça
title Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação?
title_short Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação?
title_full Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação?
title_fullStr Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação?
title_full_unstemmed Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação?
title_sort fórum municipal de educação de joão pessoa: espaço de participação?
description Buscando analisar as possibilidades e as limitações da instauração de mecanismos institucionais de articulação do Estado - estriro senso - com a sociedade civil, direcionados à democratrização da tomada de decisões referentes à política educacional, o trabalho descreve e analisa a experiência do Forúm Municipal de Educação de João Pessoa - PB, voltada à elaboração do Plano Municipal de Educação. Avalia que o Forúm, conquanto apresente debilidades, tente a se constituir como um mecanismo de democratização da gestão educacional, ao assegurar a participação instituinte da sociedade civil na definição da política de educação do município. Considera, como um desafio para afirmação da tendência identificada na experiência inaugural, o exercício, pelo Forúm, do controle social da execução da política traçada pelo Plano Municipal de Educação.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15657
work_keys_str_mv AT rodriguesmelaniamendonca forummunicipaldeeducacaodejoaopessoaespacodeparticipacao
_version_ 1766682297366478848