Fórum Municipal de Educação de João Pessoa: espaço de participação?

Buscando analisar as possibilidades e as limitações da instauração de mecanismos institucionais de articulação do Estado - estriro senso - com a sociedade civil, direcionados à democratrização da tomada de decisões referentes à política educacional, o trabalho descreve e analisa a experiência do For...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rodrigues, Melânia Mendonça
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15657
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Descrição
Resumo:Buscando analisar as possibilidades e as limitações da instauração de mecanismos institucionais de articulação do Estado - estriro senso - com a sociedade civil, direcionados à democratrização da tomada de decisões referentes à política educacional, o trabalho descreve e analisa a experiência do Forúm Municipal de Educação de João Pessoa - PB, voltada à elaboração do Plano Municipal de Educação. Avalia que o Forúm, conquanto apresente debilidades, tente a se constituir como um mecanismo de democratização da gestão educacional, ao assegurar a participação instituinte da sociedade civil na definição da política de educação do município. Considera, como um desafio para afirmação da tendência identificada na experiência inaugural, o exercício, pelo Forúm, do controle social da execução da política traçada pelo Plano Municipal de Educação.