Imagens da destituição: os pobres e a educação no brasil
A elite brasileira plasmou ao longo do tempo imagens preconceituosas e descriminatórias com relação aos pobres, cotingente formado principalmente por trabalhadores, negros, índios, nordestinos, favelados. A construção social dos pobres percorre uma trajetória que vai da condição de "vadios"...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-156392018-10-23T17:33:40Z Imagens da destituição: os pobres e a educação no brasil Germano, José Willington A elite brasileira plasmou ao longo do tempo imagens preconceituosas e descriminatórias com relação aos pobres, cotingente formado principalmente por trabalhadores, negros, índios, nordestinos, favelados. A construção social dos pobres percorre uma trajetória que vai da condição de "vadios", na virada do século XIX para o século XX, a de "excluídos", na passagem do século XX para o XXI. Isso repercute, evidentemente, nas políticas sociais, entre as quais as políticas de educação; mais notadamente no que diz respeito à alfabetização e à educação de jovens e adultos desprovidos de letramento, em decorrência do caráter excludente da sociedade brasileira. Tais políticas têem se traduzido sempre, como residuais, fragmentadas, emergenciais. Dessa forma, atuam como pronto socorro social, com forte viés clientelista, e não como um direito de cidadania. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-10-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15639 Revista Cronos; v. 3 n. 2 (2002): Dossiê Educação e Sociedade 1982-5560 1518-0689 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15639/10728 Copyright (c) 2002 Revista Cronos |
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