Afetividade e gestão democrática na escola pública patrimonialista
Com base em nossos estudos sobre as significações da afetividade numa escola pública, chegamos a conclusão de que a afetividade não é apenas uma manifestação da subjetividade, mas uma significação imaginária social, suporte do compadrismo e clientelismo, estabelecida por dádiva, que possibilita a ma...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-156382018-10-23T17:33:40Z Afetividade e gestão democrática na escola pública patrimonialista Santos, Evson Malaquias de Moraes Com base em nossos estudos sobre as significações da afetividade numa escola pública, chegamos a conclusão de que a afetividade não é apenas uma manifestação da subjetividade, mas uma significação imaginária social, suporte do compadrismo e clientelismo, estabelecida por dádiva, que possibilita a manutenção de hierarquias e submissão. Este imaginário social se desenvolve e se realiza numa sociedade patrimonial. Numa abordagem etnográfica, investigamos, por mais de 1 ano, uma escola pública que vivencia eleição doreta para diretor há mais de 12 anos. Além disso, tomamos as reuniões organizadas pela direção da escola como rituais. Observamos que o carinho, as palavras e os gestos gentis efetivados, no cotidiano, pelos membros da escola investigada, não ocorrem nas reuniões de deliberação. Ao contrario, são usadas palavras agressivas e não-estimulantes à participação, negando assim, o carater afetivo no cotidiano. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-10-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15638 Revista Cronos; v. 3 n. 2 (2002): Dossiê Educação e Sociedade 1982-5560 1518-0689 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15638/10727 Copyright (c) 2002 Revista Cronos |
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Com base em nossos estudos sobre as significações da afetividade numa escola pública, chegamos a conclusão de que a afetividade não é apenas uma manifestação da subjetividade, mas uma significação imaginária social, suporte do compadrismo e clientelismo, estabelecida por dádiva, que possibilita a manutenção de hierarquias e submissão. Este imaginário social se desenvolve e se realiza numa sociedade patrimonial. Numa abordagem etnográfica, investigamos, por mais de 1 ano, uma escola pública que vivencia eleição doreta para diretor há mais de 12 anos. Além disso, tomamos as reuniões organizadas pela direção da escola como rituais. Observamos que o carinho, as palavras e os gestos gentis efetivados, no cotidiano, pelos membros da escola investigada, não ocorrem nas reuniões de deliberação. Ao contrario, são usadas palavras agressivas e não-estimulantes à participação, negando assim, o carater afetivo no cotidiano. |
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