MINAS TEXAS OU O FAROESTE NORTE-MINEIRO: CORONELISMO, PATRIARCALISMO, PROTAGONISMO FEMININO E TIRO PRA TUDO QUANTO É LADO

Partiremos, neste artigo, para uma análise do enredo do filme Minas Texas (1989), atentando-nos para a influência dos filmes de faroeste e aspectos que apontem para a coexistência e/ou relação entre tradição e modernidade no decorrer da trama. Da junção entre os cenários de violência do velho oeste...

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Principais autores: Oliveira, Fernando Rodrigues, Maia, Renata Santos
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-155422023-12-16T21:06:29Z MINAS TEXAS OU O FAROESTE NORTE-MINEIRO: CORONELISMO, PATRIARCALISMO, PROTAGONISMO FEMININO E TIRO PRA TUDO QUANTO É LADO Oliveira, Fernando Rodrigues Maia, Renata Santos Partiremos, neste artigo, para uma análise do enredo do filme Minas Texas (1989), atentando-nos para a influência dos filmes de faroeste e aspectos que apontem para a coexistência e/ou relação entre tradição e modernidade no decorrer da trama. Da junção entre os cenários de violência do velho oeste dos Estados Unidos (século XIX) e da cidade de Montes Claros (MG) da primeira metade do século XX – ambos em busca de modernização -, o cineasta Carlos Prates nos apresenta um painel da influência do cinema de faroeste hollywoodiano, com sua mitologia de heróis e heroínas, no imaginário dos espectadores, além de características culturais que reforçam o paralelismo entre ambas as paisagens, numa interação que parodia, ainda, a desterritorialização da cultura. Mneme - Revista de Humanidades 2023-12-11 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/15542 Mneme - Revista de Humanidades; v. 22 n. 45 (2021) 1518-3394 por https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/15542/17982 Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
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