Representatividade do Mercado de hospedagem de Campo Grande (MS) nos canais de distribuição acessados pelas tecnologias de informação e comunicação (TICS): Representativeness of the Hosting Market of Campo Grande (MS) in the distribution channels accessed by information and communication technologies (TICS)

Os meios de hospedagem utilizam diversas estratégias de distribuição do seu produto. Entre as opções encontram-se disponíveis os canais de distribuição diretos e indiretos. A captação e a fidelização de consumidores são mensuradas através das inovações tecnológicas que mensuram a competividade da or...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Belino Bonfim, Izac Oliveira, Velasquez, Guilherme Garcia, Leal, Ana Beatriz de Almeida Carneiro
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/15434
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-15434
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-154342020-12-16T02:45:21Z Representatividade do Mercado de hospedagem de Campo Grande (MS) nos canais de distribuição acessados pelas tecnologias de informação e comunicação (TICS): Representativeness of the Hosting Market of Campo Grande (MS) in the distribution channels accessed by information and communication technologies (TICS) Belino Bonfim, Izac Oliveira Velasquez, Guilherme Garcia Leal, Ana Beatriz de Almeida Carneiro Os meios de hospedagem utilizam diversas estratégias de distribuição do seu produto. Entre as opções encontram-se disponíveis os canais de distribuição diretos e indiretos. A captação e a fidelização de consumidores são mensuradas através das inovações tecnológicas que mensuram a competividade da organização. Entre os canais de distribuição destacam-se as tecnologias de informação e comunicação [TICs], consideradas importantes ferramentas de uso estratégico para se aumentar as vendas do produto hoteleiro. Diante deste contexto, o presente estudo teve como objetivo mensurar os dados quantitativos de distribuição e inovação nos Meios de Hospedagem [MH] da Cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul. Para se chegar aos resultados finais utilizou-se de uma metodologia quali-quantitativa de análise de dados do CADASTUR objetivando identificar o número total de empreendimentos que estão legalizados de acordo com a Lei Geral do Turismo 11.771/2008. Buscou-se posteriormente identificar por meio das On Line Travel Agencies [OTAs]: Booking, Hotel Urbano, Hotels, Decolar e a plataforma de reservas AIRBNB, quais são as mais contratadas pelo mercado hoteleiro. Por meio dos sites dos Hotéis, analisaram-se quais empreendimentos possuem Motor de Reservas como uma ferramenta de reservas on line. Destaca-se como principais resultados a existência de um número significativo de empreendimentos na cidade que não são oficialmente cadastrados no Cadastur (Mtur). Ainda, apontou-se a existência de vendas de hospedagem por meio de plataformas como AIRBNB, capazes de colocar a hotelaria local em posição de vulnerabilidade e/ou como uma estratégia de canal de vendas para os hotéis que não conseguem investir em tecnologia, demonstrando, ao menos tempo a urgência por definição de estratégias competitivas e inovação para o mercado hoteleiro de Campo Grande/MS. Palavras-chave: Mercado Hoteleiro. Mato Grosso do Sul. Representatividade. Tecnologias de informação. Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN) 2019-12-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/15434 Revista de Turismo Contemporâneo; v. 7 n. 2 (2019); 303-320 2357-8211 10.21680/2357-8211.2019v7n2 por https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/15434/12284 Copyright (c) 2019 Revista de Turismo Contemporâneo
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Belino Bonfim, Izac Oliveira
Velasquez, Guilherme Garcia
Leal, Ana Beatriz de Almeida Carneiro
spellingShingle Belino Bonfim, Izac Oliveira
Velasquez, Guilherme Garcia
Leal, Ana Beatriz de Almeida Carneiro
Representatividade do Mercado de hospedagem de Campo Grande (MS) nos canais de distribuição acessados pelas tecnologias de informação e comunicação (TICS): Representativeness of the Hosting Market of Campo Grande (MS) in the distribution channels accessed by information and communication technologies (TICS)
author_facet Belino Bonfim, Izac Oliveira
Velasquez, Guilherme Garcia
Leal, Ana Beatriz de Almeida Carneiro
author_sort Belino Bonfim, Izac Oliveira
title Representatividade do Mercado de hospedagem de Campo Grande (MS) nos canais de distribuição acessados pelas tecnologias de informação e comunicação (TICS): Representativeness of the Hosting Market of Campo Grande (MS) in the distribution channels accessed by information and communication technologies (TICS)
title_short Representatividade do Mercado de hospedagem de Campo Grande (MS) nos canais de distribuição acessados pelas tecnologias de informação e comunicação (TICS): Representativeness of the Hosting Market of Campo Grande (MS) in the distribution channels accessed by information and communication technologies (TICS)
title_full Representatividade do Mercado de hospedagem de Campo Grande (MS) nos canais de distribuição acessados pelas tecnologias de informação e comunicação (TICS): Representativeness of the Hosting Market of Campo Grande (MS) in the distribution channels accessed by information and communication technologies (TICS)
title_fullStr Representatividade do Mercado de hospedagem de Campo Grande (MS) nos canais de distribuição acessados pelas tecnologias de informação e comunicação (TICS): Representativeness of the Hosting Market of Campo Grande (MS) in the distribution channels accessed by information and communication technologies (TICS)
title_full_unstemmed Representatividade do Mercado de hospedagem de Campo Grande (MS) nos canais de distribuição acessados pelas tecnologias de informação e comunicação (TICS): Representativeness of the Hosting Market of Campo Grande (MS) in the distribution channels accessed by information and communication technologies (TICS)
title_sort representatividade do mercado de hospedagem de campo grande (ms) nos canais de distribuição acessados pelas tecnologias de informação e comunicação (tics): representativeness of the hosting market of campo grande (ms) in the distribution channels accessed by information and communication technologies (tics)
description Os meios de hospedagem utilizam diversas estratégias de distribuição do seu produto. Entre as opções encontram-se disponíveis os canais de distribuição diretos e indiretos. A captação e a fidelização de consumidores são mensuradas através das inovações tecnológicas que mensuram a competividade da organização. Entre os canais de distribuição destacam-se as tecnologias de informação e comunicação [TICs], consideradas importantes ferramentas de uso estratégico para se aumentar as vendas do produto hoteleiro. Diante deste contexto, o presente estudo teve como objetivo mensurar os dados quantitativos de distribuição e inovação nos Meios de Hospedagem [MH] da Cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul. Para se chegar aos resultados finais utilizou-se de uma metodologia quali-quantitativa de análise de dados do CADASTUR objetivando identificar o número total de empreendimentos que estão legalizados de acordo com a Lei Geral do Turismo 11.771/2008. Buscou-se posteriormente identificar por meio das On Line Travel Agencies [OTAs]: Booking, Hotel Urbano, Hotels, Decolar e a plataforma de reservas AIRBNB, quais são as mais contratadas pelo mercado hoteleiro. Por meio dos sites dos Hotéis, analisaram-se quais empreendimentos possuem Motor de Reservas como uma ferramenta de reservas on line. Destaca-se como principais resultados a existência de um número significativo de empreendimentos na cidade que não são oficialmente cadastrados no Cadastur (Mtur). Ainda, apontou-se a existência de vendas de hospedagem por meio de plataformas como AIRBNB, capazes de colocar a hotelaria local em posição de vulnerabilidade e/ou como uma estratégia de canal de vendas para os hotéis que não conseguem investir em tecnologia, demonstrando, ao menos tempo a urgência por definição de estratégias competitivas e inovação para o mercado hoteleiro de Campo Grande/MS. Palavras-chave: Mercado Hoteleiro. Mato Grosso do Sul. Representatividade. Tecnologias de informação.
publisher Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN)
publishDate 2019
url https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/15434
work_keys_str_mv AT belinobonfimizacoliveira representatividadedomercadodehospedagemdecampograndemsnoscanaisdedistribuicaoacessadospelastecnologiasdeinformacaoecomunicacaoticsrepresentativenessofthehostingmarketofcampograndemsinthedistributionchannelsaccessedbyinformationandcommunicationtechnologies
AT velasquezguilhermegarcia representatividadedomercadodehospedagemdecampograndemsnoscanaisdedistribuicaoacessadospelastecnologiasdeinformacaoecomunicacaoticsrepresentativenessofthehostingmarketofcampograndemsinthedistributionchannelsaccessedbyinformationandcommunicationtechnologies
AT lealanabeatrizdealmeidacarneiro representatividadedomercadodehospedagemdecampograndemsnoscanaisdedistribuicaoacessadospelastecnologiasdeinformacaoecomunicacaoticsrepresentativenessofthehostingmarketofcampograndemsinthedistributionchannelsaccessedbyinformationandcommunicationtechnologies
_version_ 1766683014451953664