CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE

No contexto atual, começa a existir uma maior preocupação por parte do (a) educador (a) em proporcionar um ambiente que estimule, prenda a atenção e desperte o interesse da criança pela temática que está sendo mi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Marinho, Cláudia Maria de Lima Simas, Lima, Êcione Félix de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Revista do CERES
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15094
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-15094
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-150942018-07-12T11:41:37Z CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE Marinho, Cláudia Maria de Lima Simas Lima, Êcione Félix de No contexto atual, começa a existir uma maior preocupação por parte do (a) educador (a) em proporcionar um ambiente que estimule, prenda a atenção e desperte o interesse da criança pela temática que está sendo ministrada, visto que através da ludicidade ela poderá aprender de forma mais prazerosa, dinâmica e consequentemente, possibilitará a reflexão para construir uma aprendizagem significativa, como também o pessoal, social e o cultural, uma vez que, o brincar vinculado com a realidade, ressignifica o mundo real. Apresenta-se neste estudo, uma experiência realizada em sala de aula, com crianças de 5 anos, em uma turma da Educação Infantil ,numa Escola Municipal de Tibau do Sul – RN no mês de julho de 2014. Os instrumentos utilizados foram: roda de conversa, brincadeiras direcionadas, entrevistas e observações, visto que o lúdico é uma ferramenta importante nesta tarefa de ensinar .O referido documento encontra-se embasado nas concepções de Vygotsky, Antunes, Kishimoto e outros teóricos que contribuíram para a internalização de novos conhecimentos. Pretendemos apresentar subsídios ao trabalho docente, procurando compreender a importância do lúdico na Educação Infantil, o uso das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, a prática significativa através do lúdico e, por fim, conclui-se com as considerações acerca da relevância do estudo realizado. Nesse contexto, fica evidenciado que a presença do lúdico no âmbito escolar é uma das ferramentas fundamental que o educador (a) necessita intensificar na prática pedagógica. Portanto, pressupõe-se que o contexto apresentado poderá contribuir para o desenvolvimento da habilidade do (a) educador (a) no que se refere ao ato de aprender e ensinar.Palavras – chave: Lúdico; Brincadeira significativa; Prática pedagógica. Revista do CERES 2015-07-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15094 Revista do CERES; v. 1 n. 1 (2015): VI SEPE; 103 por https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15094/9968
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Marinho, Cláudia Maria de Lima Simas
Lima, Êcione Félix de
spellingShingle Marinho, Cláudia Maria de Lima Simas
Lima, Êcione Félix de
CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE
author_facet Marinho, Cláudia Maria de Lima Simas
Lima, Êcione Félix de
author_sort Marinho, Cláudia Maria de Lima Simas
title CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE
title_short CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE
title_full CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE
title_fullStr CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE
title_sort contribuição do lúdico na construção do saber infantil e na prática docente
description No contexto atual, começa a existir uma maior preocupação por parte do (a) educador (a) em proporcionar um ambiente que estimule, prenda a atenção e desperte o interesse da criança pela temática que está sendo ministrada, visto que através da ludicidade ela poderá aprender de forma mais prazerosa, dinâmica e consequentemente, possibilitará a reflexão para construir uma aprendizagem significativa, como também o pessoal, social e o cultural, uma vez que, o brincar vinculado com a realidade, ressignifica o mundo real. Apresenta-se neste estudo, uma experiência realizada em sala de aula, com crianças de 5 anos, em uma turma da Educação Infantil ,numa Escola Municipal de Tibau do Sul – RN no mês de julho de 2014. Os instrumentos utilizados foram: roda de conversa, brincadeiras direcionadas, entrevistas e observações, visto que o lúdico é uma ferramenta importante nesta tarefa de ensinar .O referido documento encontra-se embasado nas concepções de Vygotsky, Antunes, Kishimoto e outros teóricos que contribuíram para a internalização de novos conhecimentos. Pretendemos apresentar subsídios ao trabalho docente, procurando compreender a importância do lúdico na Educação Infantil, o uso das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, a prática significativa através do lúdico e, por fim, conclui-se com as considerações acerca da relevância do estudo realizado. Nesse contexto, fica evidenciado que a presença do lúdico no âmbito escolar é uma das ferramentas fundamental que o educador (a) necessita intensificar na prática pedagógica. Portanto, pressupõe-se que o contexto apresentado poderá contribuir para o desenvolvimento da habilidade do (a) educador (a) no que se refere ao ato de aprender e ensinar.Palavras – chave: Lúdico; Brincadeira significativa; Prática pedagógica.
publisher Revista do CERES
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15094
work_keys_str_mv AT marinhoclaudiamariadelimasimas contribuicaodoludiconaconstrucaodosaberinfantilenapraticadocente
AT limaecionefelixde contribuicaodoludiconaconstrucaodosaberinfantilenapraticadocente
_version_ 1766683556970496000