CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE
No contexto atual, começa a existir uma maior preocupação por parte do (a) educador (a) em proporcionar um ambiente que estimule, prenda a atenção e desperte o interesse da criança pela temática que está sendo mi...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Revista do CERES
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15094 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-15094 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-150942018-07-12T11:41:37Z CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE Marinho, Cláudia Maria de Lima Simas Lima, Êcione Félix de No contexto atual, começa a existir uma maior preocupação por parte do (a) educador (a) em proporcionar um ambiente que estimule, prenda a atenção e desperte o interesse da criança pela temática que está sendo ministrada, visto que através da ludicidade ela poderá aprender de forma mais prazerosa, dinâmica e consequentemente, possibilitará a reflexão para construir uma aprendizagem significativa, como também o pessoal, social e o cultural, uma vez que, o brincar vinculado com a realidade, ressignifica o mundo real. Apresenta-se neste estudo, uma experiência realizada em sala de aula, com crianças de 5 anos, em uma turma da Educação Infantil ,numa Escola Municipal de Tibau do Sul – RN no mês de julho de 2014. Os instrumentos utilizados foram: roda de conversa, brincadeiras direcionadas, entrevistas e observações, visto que o lúdico é uma ferramenta importante nesta tarefa de ensinar .O referido documento encontra-se embasado nas concepções de Vygotsky, Antunes, Kishimoto e outros teóricos que contribuíram para a internalização de novos conhecimentos. Pretendemos apresentar subsídios ao trabalho docente, procurando compreender a importância do lúdico na Educação Infantil, o uso das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, a prática significativa através do lúdico e, por fim, conclui-se com as considerações acerca da relevância do estudo realizado. Nesse contexto, fica evidenciado que a presença do lúdico no âmbito escolar é uma das ferramentas fundamental que o educador (a) necessita intensificar na prática pedagógica. Portanto, pressupõe-se que o contexto apresentado poderá contribuir para o desenvolvimento da habilidade do (a) educador (a) no que se refere ao ato de aprender e ensinar.Palavras – chave: Lúdico; Brincadeira significativa; Prática pedagógica. Revista do CERES 2015-07-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15094 Revista do CERES; v. 1 n. 1 (2015): VI SEPE; 103 por https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15094/9968 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Marinho, Cláudia Maria de Lima Simas Lima, Êcione Félix de |
spellingShingle |
Marinho, Cláudia Maria de Lima Simas Lima, Êcione Félix de CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE |
author_facet |
Marinho, Cláudia Maria de Lima Simas Lima, Êcione Félix de |
author_sort |
Marinho, Cláudia Maria de Lima Simas |
title |
CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE |
title_short |
CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE |
title_full |
CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO SABER INFANTIL E NA PRÁTICA DOCENTE |
title_sort |
contribuição do lúdico na construção do saber infantil e na prática docente |
description |
No contexto atual, começa a existir uma maior preocupação por parte do (a) educador (a) em proporcionar um ambiente que estimule, prenda a atenção e desperte o interesse da criança pela temática que está sendo ministrada, visto que através da ludicidade ela poderá aprender de forma mais prazerosa, dinâmica e consequentemente, possibilitará a reflexão para construir uma aprendizagem significativa, como também o pessoal, social e o cultural, uma vez que, o brincar vinculado com a realidade, ressignifica o mundo real. Apresenta-se neste estudo, uma experiência realizada em sala de aula, com crianças de 5 anos, em uma turma da Educação Infantil ,numa Escola Municipal de Tibau do Sul – RN no mês de julho de 2014. Os instrumentos utilizados foram: roda de conversa, brincadeiras direcionadas, entrevistas e observações, visto que o lúdico é uma ferramenta importante nesta tarefa de ensinar .O referido documento encontra-se embasado nas concepções de Vygotsky, Antunes, Kishimoto e outros teóricos que contribuíram para a internalização de novos conhecimentos. Pretendemos apresentar subsídios ao trabalho docente, procurando compreender a importância do lúdico na Educação Infantil, o uso das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, a prática significativa através do lúdico e, por fim, conclui-se com as considerações acerca da relevância do estudo realizado. Nesse contexto, fica evidenciado que a presença do lúdico no âmbito escolar é uma das ferramentas fundamental que o educador (a) necessita intensificar na prática pedagógica. Portanto, pressupõe-se que o contexto apresentado poderá contribuir para o desenvolvimento da habilidade do (a) educador (a) no que se refere ao ato de aprender e ensinar.Palavras – chave: Lúdico; Brincadeira significativa; Prática pedagógica. |
publisher |
Revista do CERES |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15094 |
work_keys_str_mv |
AT marinhoclaudiamariadelimasimas contribuicaodoludiconaconstrucaodosaberinfantilenapraticadocente AT limaecionefelixde contribuicaodoludiconaconstrucaodosaberinfantilenapraticadocente |
_version_ |
1766683556970496000 |