AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL

O presente artigo é resultado de uma proposta de trabalho pautada na reflexão sobre a importância de contos de fadas no processo de aquisição de leitura e escrita, desenvolvida em turma do Estágio IV do Ensino de Educaç&...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lima, Eciône Félix de, Machado, Yzynya Resende Silva
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Revista do CERES
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15093
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-15093
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-150932018-07-12T11:41:37Z AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL Lima, Eciône Félix de Machado, Yzynya Resende Silva O presente artigo é resultado de uma proposta de trabalho pautada na reflexão sobre a importância de contos de fadas no processo de aquisição de leitura e escrita, desenvolvida em turma do Estágio IV do Ensino de Educação Infantil, numa Escola Municipal de Tibau do Sul – RN. O objetivo deste estudo foi desenvolver na criança o interesse pela leitura e reescrever histórias mesmo ainda sem saber ler e escrever convencionalmente; além de aprimorar as habilidades artísticas e ampliar os conhecimentos referentes ao assunto abordado. Como embasamento, baseou-se nas concepções de autores como, Ferreiro, Teberosky, Soares e outros teóricos que contribuíram para a construção do saber. O referido documento traz uma descrição acerca da experiência e prática educativa vivenciada com o propósito de relacionar teoria à realidade estudada. Para melhor entendimento, por parte do leitor, este trabalho foi estruturado em três partes: Na primeira, apresentam-se reflexões acerca da relevância dos contos de fadas aliadas a transmissão de conhecimentos e valores humanos; Na segunda, abordam-se o processo de leitura e escrita através dos contos de fadas; Na terceira, relatam-se a soma das vivências, atividades realizadas e contribuições sobre a aprendizagem das crianças e se conclui com as considerações significativas internalizadas durante a concretização desse estudo. Portanto, pressupõe- se que toda criança encontra nos contos de fadas um prazer para sua vida interior e para a compreensão do mundo, o que os tornam um campo de investigação para o professor e um recurso importante para o desenvolvimento cognitivo, a linguagem oral e escrita por possibilitar a análise crítica da realidade ao qual a criança está inserida.Palavras – chave: Contos de fadas; Leitura e escrita; Prática pedagógica. Revista do CERES 2015-07-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15093 Revista do CERES; v. 1 n. 1 (2015): VI SEPE; 92 por https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15093/9967
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Lima, Eciône Félix de
Machado, Yzynya Resende Silva
spellingShingle Lima, Eciône Félix de
Machado, Yzynya Resende Silva
AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL
author_facet Lima, Eciône Félix de
Machado, Yzynya Resende Silva
author_sort Lima, Eciône Félix de
title AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL
title_sort as contribuições de contos de fadas na construção do processo de leitura e escrita infantil
description O presente artigo é resultado de uma proposta de trabalho pautada na reflexão sobre a importância de contos de fadas no processo de aquisição de leitura e escrita, desenvolvida em turma do Estágio IV do Ensino de Educação Infantil, numa Escola Municipal de Tibau do Sul – RN. O objetivo deste estudo foi desenvolver na criança o interesse pela leitura e reescrever histórias mesmo ainda sem saber ler e escrever convencionalmente; além de aprimorar as habilidades artísticas e ampliar os conhecimentos referentes ao assunto abordado. Como embasamento, baseou-se nas concepções de autores como, Ferreiro, Teberosky, Soares e outros teóricos que contribuíram para a construção do saber. O referido documento traz uma descrição acerca da experiência e prática educativa vivenciada com o propósito de relacionar teoria à realidade estudada. Para melhor entendimento, por parte do leitor, este trabalho foi estruturado em três partes: Na primeira, apresentam-se reflexões acerca da relevância dos contos de fadas aliadas a transmissão de conhecimentos e valores humanos; Na segunda, abordam-se o processo de leitura e escrita através dos contos de fadas; Na terceira, relatam-se a soma das vivências, atividades realizadas e contribuições sobre a aprendizagem das crianças e se conclui com as considerações significativas internalizadas durante a concretização desse estudo. Portanto, pressupõe- se que toda criança encontra nos contos de fadas um prazer para sua vida interior e para a compreensão do mundo, o que os tornam um campo de investigação para o professor e um recurso importante para o desenvolvimento cognitivo, a linguagem oral e escrita por possibilitar a análise crítica da realidade ao qual a criança está inserida.Palavras – chave: Contos de fadas; Leitura e escrita; Prática pedagógica.
publisher Revista do CERES
publishDate 2015
url https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15093
work_keys_str_mv AT limaecionefelixde ascontribuicoesdecontosdefadasnaconstrucaodoprocessodeleituraeescritainfantil
AT machadoyzynyaresendesilva ascontribuicoesdecontosdefadasnaconstrucaodoprocessodeleituraeescritainfantil
_version_ 1766683556791189504