AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL
O presente artigo é resultado de uma proposta de trabalho pautada na reflexão sobre a importância de contos de fadas no processo de aquisição de leitura e escrita, desenvolvida em turma do Estágio IV do Ensino de Educaç&...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Revista do CERES
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15093 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-15093 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-150932018-07-12T11:41:37Z AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL Lima, Eciône Félix de Machado, Yzynya Resende Silva O presente artigo é resultado de uma proposta de trabalho pautada na reflexão sobre a importância de contos de fadas no processo de aquisição de leitura e escrita, desenvolvida em turma do Estágio IV do Ensino de Educação Infantil, numa Escola Municipal de Tibau do Sul – RN. O objetivo deste estudo foi desenvolver na criança o interesse pela leitura e reescrever histórias mesmo ainda sem saber ler e escrever convencionalmente; além de aprimorar as habilidades artísticas e ampliar os conhecimentos referentes ao assunto abordado. Como embasamento, baseou-se nas concepções de autores como, Ferreiro, Teberosky, Soares e outros teóricos que contribuíram para a construção do saber. O referido documento traz uma descrição acerca da experiência e prática educativa vivenciada com o propósito de relacionar teoria à realidade estudada. Para melhor entendimento, por parte do leitor, este trabalho foi estruturado em três partes: Na primeira, apresentam-se reflexões acerca da relevância dos contos de fadas aliadas a transmissão de conhecimentos e valores humanos; Na segunda, abordam-se o processo de leitura e escrita através dos contos de fadas; Na terceira, relatam-se a soma das vivências, atividades realizadas e contribuições sobre a aprendizagem das crianças e se conclui com as considerações significativas internalizadas durante a concretização desse estudo. Portanto, pressupõe- se que toda criança encontra nos contos de fadas um prazer para sua vida interior e para a compreensão do mundo, o que os tornam um campo de investigação para o professor e um recurso importante para o desenvolvimento cognitivo, a linguagem oral e escrita por possibilitar a análise crítica da realidade ao qual a criança está inserida.Palavras – chave: Contos de fadas; Leitura e escrita; Prática pedagógica. Revista do CERES 2015-07-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15093 Revista do CERES; v. 1 n. 1 (2015): VI SEPE; 92 por https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15093/9967 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Lima, Eciône Félix de Machado, Yzynya Resende Silva |
spellingShingle |
Lima, Eciône Félix de Machado, Yzynya Resende Silva AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL |
author_facet |
Lima, Eciône Félix de Machado, Yzynya Resende Silva |
author_sort |
Lima, Eciône Félix de |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DE CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA INFANTIL |
title_sort |
as contribuições de contos de fadas na construção do processo de leitura e escrita infantil |
description |
O presente artigo é resultado de uma proposta de trabalho pautada na reflexão sobre a importância de contos de fadas no processo de aquisição de leitura e escrita, desenvolvida em turma do Estágio IV do Ensino de Educação Infantil, numa Escola Municipal de Tibau do Sul – RN. O objetivo deste estudo foi desenvolver na criança o interesse pela leitura e reescrever histórias mesmo ainda sem saber ler e escrever convencionalmente; além de aprimorar as habilidades artísticas e ampliar os conhecimentos referentes ao assunto abordado. Como embasamento, baseou-se nas concepções de autores como, Ferreiro, Teberosky, Soares e outros teóricos que contribuíram para a construção do saber. O referido documento traz uma descrição acerca da experiência e prática educativa vivenciada com o propósito de relacionar teoria à realidade estudada. Para melhor entendimento, por parte do leitor, este trabalho foi estruturado em três partes: Na primeira, apresentam-se reflexões acerca da relevância dos contos de fadas aliadas a transmissão de conhecimentos e valores humanos; Na segunda, abordam-se o processo de leitura e escrita através dos contos de fadas; Na terceira, relatam-se a soma das vivências, atividades realizadas e contribuições sobre a aprendizagem das crianças e se conclui com as considerações significativas internalizadas durante a concretização desse estudo. Portanto, pressupõe- se que toda criança encontra nos contos de fadas um prazer para sua vida interior e para a compreensão do mundo, o que os tornam um campo de investigação para o professor e um recurso importante para o desenvolvimento cognitivo, a linguagem oral e escrita por possibilitar a análise crítica da realidade ao qual a criança está inserida.Palavras – chave: Contos de fadas; Leitura e escrita; Prática pedagógica. |
publisher |
Revista do CERES |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15093 |
work_keys_str_mv |
AT limaecionefelixde ascontribuicoesdecontosdefadasnaconstrucaodoprocessodeleituraeescritainfantil AT machadoyzynyaresendesilva ascontribuicoesdecontosdefadasnaconstrucaodoprocessodeleituraeescritainfantil |
_version_ |
1766683556791189504 |