O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRAVES DISCENTES NA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN
O presente trabalho está vinculado ao Grupo de pesquisa: Mídias Interativas e Estudos Étnico-Raciais (LENTE), na linha ESCOLA, ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS e foi realizado junto a alunos do curso de Pedagogia a Distancia da UFRN, no componente curricular E...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Revista do CERES
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15089 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-15089 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-150892018-07-12T11:41:36Z O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRAVES DISCENTES NA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN Cavalcante, Christianne Medeiros Santos Sobrinho, Djaní Martinho dos O presente trabalho está vinculado ao Grupo de pesquisa: Mídias Interativas e Estudos Étnico-Raciais (LENTE), na linha ESCOLA, ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS e foi realizado junto a alunos do curso de Pedagogia a Distancia da UFRN, no componente curricular Estágio Supervisionado I – Organização e Gestão dos Processos Educativos, em evolução no semestre letivo 2014.2. Tivemos como objetivos, saber quais seriam as dificuldades mais presentes, enfrentadas pelos alunos nesta vivência e que ações eles mesmos desenvolvem, no sentido de possibilitar o cumprimento desta etapa da própria formação. Nossa abordagem foi qualitativa, compreendendo-a como um estudo de caso, por analisarmos a primeira vivência da supervisão e orientação do Estagio Supervisionado em quatro pólos: Caicó, Currais Novos, Parnamirim e Nova Cruz. Vimos que nesta modalidade, é preciso compreender a relação entre os sujeitos do processo: alunos, professores, tutores a distância e presenciais e a forma como as informações chegam e circulam entre eles nos ambientes virtuais e que precisam criar e saber utilizar os meios existentes para despertar no aluno sua curiosidade, criatividade e proatividade no sentido de resolver os problemas próprios de cada situação vivenciada e contribuir para a superação da passividade e a evolução de sua autonomia.Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Resolução de problemas. Gestão da aprendizagem Revista do CERES 2015-07-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15089 Revista do CERES; v. 1 n. 1 (2015): VI SEPE; 78 por https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15089/9963 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Cavalcante, Christianne Medeiros Santos Sobrinho, Djaní Martinho dos |
spellingShingle |
Cavalcante, Christianne Medeiros Santos Sobrinho, Djaní Martinho dos O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRAVES DISCENTES NA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN |
author_facet |
Cavalcante, Christianne Medeiros Santos Sobrinho, Djaní Martinho dos |
author_sort |
Cavalcante, Christianne Medeiros |
title |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRAVES DISCENTES NA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN |
title_short |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRAVES DISCENTES NA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN |
title_full |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRAVES DISCENTES NA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN |
title_fullStr |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRAVES DISCENTES NA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN |
title_full_unstemmed |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENTRAVES DISCENTES NA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN |
title_sort |
o estágio supervisionado: entraves discentes na experiência no curso de pedagogia a distância da ufrn |
description |
O presente trabalho está vinculado ao Grupo de pesquisa: Mídias Interativas e Estudos Étnico-Raciais (LENTE), na linha ESCOLA, ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS e foi realizado junto a alunos do curso de Pedagogia a Distancia da UFRN, no componente curricular Estágio Supervisionado I – Organização e Gestão dos Processos Educativos, em evolução no semestre letivo 2014.2. Tivemos como objetivos, saber quais seriam as dificuldades mais presentes, enfrentadas pelos alunos nesta vivência e que ações eles mesmos desenvolvem, no sentido de possibilitar o cumprimento desta etapa da própria formação. Nossa abordagem foi qualitativa, compreendendo-a como um estudo de caso, por analisarmos a primeira vivência da supervisão e orientação do Estagio Supervisionado em quatro pólos: Caicó, Currais Novos, Parnamirim e Nova Cruz. Vimos que nesta modalidade, é preciso compreender a relação entre os sujeitos do processo: alunos, professores, tutores a distância e presenciais e a forma como as informações chegam e circulam entre eles nos ambientes virtuais e que precisam criar e saber utilizar os meios existentes para despertar no aluno sua curiosidade, criatividade e proatividade no sentido de resolver os problemas próprios de cada situação vivenciada e contribuir para a superação da passividade e a evolução de sua autonomia.Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Resolução de problemas. Gestão da aprendizagem |
publisher |
Revista do CERES |
publishDate |
2015 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/Revistadoceres/article/view/15089 |
work_keys_str_mv |
AT cavalcantechristiannemedeiros oestagiosupervisionadoentravesdiscentesnaexperiencianocursodepedagogiaadistanciadaufrn AT santossobrinhodjanimartinhodos oestagiosupervisionadoentravesdiscentesnaexperiencianocursodepedagogiaadistanciadaufrn |
_version_ |
1766683556236492800 |