Processos de cura com ervas da terra: saberes de uma Doutora Raiz
O artigo trata a partir da ideia de sistemas locais de saber, utilizada por Shiva (2003) e saber local por Geertz (2009), para abordar sobre os processos de cura com as ervas da terra. No qual analisa a interação entre os conhecimentos, ditos do senso comum, que não correspondem ao globalizado, mas...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-149212021-12-01T17:44:53Z Processos de cura com ervas da terra: saberes de uma Doutora Raiz Bezerra, Cristina Diógenes Souza Saber Local Ervas da Terra Experiência da Doença Eficácia Terapêutica O artigo trata a partir da ideia de sistemas locais de saber, utilizada por Shiva (2003) e saber local por Geertz (2009), para abordar sobre os processos de cura com as ervas da terra. No qual analisa a interação entre os conhecimentos, ditos do senso comum, que não correspondem ao globalizado, mas estão espraiados. Demonstrando as capacidades desses sistemas locais de saber, Vandhana Shiva aponta para a manutenção da vida, para a potencialidade de utilizar as espécies nativas nos processos de cura. Assim sendo, percebe-se a partir dos relatos da história vida de Francisca, esses conhecimentos e práticas de cura. A habitante do bairro do Pium, Parnamirim/RN, reconhecida enquanto Doutora Raiz explicita a produção de saber local e a crença no conhecimento para a eficácia terapêutica com as ervas que curam. As narrativas abordam sobre experiência da doença crônica, artrite reumatóide, na qual gerou uma ruptura biográfica, dentre outros eventos-críticos apontados por Veena Das (1995). Considerando que as narrativas ocorrem de maneira descontínua, somos remetidos nessa etnografia à uma análise o próprio processo de construção da identidade de Doutora Raiz. Com efeito, as narrativas nos levam à histórias de família que, como explanou Pina Cabral (2005), com experiências multifacetadas preenchidas de expressões emotivas explicitam práticas cotidianas que transcendem histórias de família individuais. E nesse caso, são histórias permeadas pelas práticas de cuidado em saúde nas experiências da doença, pelo saber, intenção e eficácia terapêutica com as ervas da terra. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-03-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/14921 Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; Vol. 3 No. 5 (2016): Dossiê:Paisagens sonoras; 156-183 Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; Vol. 3 Núm. 5 (2016): Dossiê:Paisagens sonoras; 156-183 Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; v. 3 n. 5 (2016): Dossiê:Paisagens sonoras; 156-183 2446-5674 10.21680/2446-5674.2016v3n5 por https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/14921/pdf Copyright (c) 2017 Cristina Diógenes Souza Bezerra |
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O artigo trata a partir da ideia de sistemas locais de saber, utilizada por Shiva (2003) e saber local por Geertz (2009), para abordar sobre os processos de cura com as ervas da terra. No qual analisa a interação entre os conhecimentos, ditos do senso comum, que não correspondem ao globalizado, mas estão espraiados. Demonstrando as capacidades desses sistemas locais de saber, Vandhana Shiva aponta para a manutenção da vida, para a potencialidade de utilizar as espécies nativas nos processos de cura. Assim sendo, percebe-se a partir dos relatos da história vida de Francisca, esses conhecimentos e práticas de cura. A habitante do bairro do Pium, Parnamirim/RN, reconhecida enquanto Doutora Raiz explicita a produção de saber local e a crença no conhecimento para a eficácia terapêutica com as ervas que curam. As narrativas abordam sobre experiência da doença crônica, artrite reumatóide, na qual gerou uma ruptura biográfica, dentre outros eventos-críticos apontados por Veena Das (1995). Considerando que as narrativas ocorrem de maneira descontínua, somos remetidos nessa etnografia à uma análise o próprio processo de construção da identidade de Doutora Raiz. Com efeito, as narrativas nos levam à histórias de família que, como explanou Pina Cabral (2005), com experiências multifacetadas preenchidas de expressões emotivas explicitam práticas cotidianas que transcendem histórias de família individuais. E nesse caso, são histórias permeadas pelas práticas de cuidado em saúde nas experiências da doença, pelo saber, intenção e eficácia terapêutica com as ervas da terra. |
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