O saber-fazer na maestria artesanal: análise dos mestres ceramistas da Bahia
Quem são os mestres dos saberes e fazeres tradicionais e populares? Quais as competências que lhes credenciam tal reconhecimento? Quais os atores responsáveis por eleger e legitimar os mestres em seu contexto? A partir de uma análise de três mestres ceramistas da Bahia, esse estudo adentra o univers...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-148952021-05-08T16:46:51Z O saber-fazer na maestria artesanal: análise dos mestres ceramistas da Bahia Nascimento, Luísa Mahin Araújo Lima do Quem são os mestres dos saberes e fazeres tradicionais e populares? Quais as competências que lhes credenciam tal reconhecimento? Quais os atores responsáveis por eleger e legitimar os mestres em seu contexto? A partir de uma análise de três mestres ceramistas da Bahia, esse estudo adentra o universo acima problematizado tendo alguns especialistas responsáveis pelas políticas de reconhecimento dos mestres tradicionais e da cultura popular no Brasil como principal fonte de informação. A base metodológica para organização do conhecimento se pauta em entrevistas abertas e análise de documentos institucionais que trazem os mestres em estudo na baila da reflexão. Tais especialistas entrevistados possuem intensa relação e convívio com os mestres em análise e seus contextos comunitários, cumprindo aqui também o papel de mediadores das relações entre os pares, estabelecidas in loco. Buscando compreender o que distingue ou como alguns personagens da cultura tradicional e popular se tornam mestres, são aqui elucidados saberes e fazeres distintivos nas suas práticas, nas relações comunitárias e com os membros externos. Além de saberes e fazeres, manifesta-se no estudo o “ser”, alquimia do processo que faz diferença fundamental na maestria artesanal. Iniciamos o artigo com uma contraposição entre o pensar e o agir, numa perspectiva teórica. Em seu desenvolvimento, são apresentadas competências para a maestria numa reflexão de alguns saberes sistematizados a partir das informações coletadas. Depois, segue-se uma análise da tríade “saber–fazer–ser” na maestria. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2017-02-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/14895 Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; Vol. 2 No. 2 (2015): Equatorial; 43-70 Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; Vol. 2 Núm. 2 (2015): Equatorial; 43-70 Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; v. 2 n. 2 (2015): Equatorial; 43-70 2446-5674 por https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/14895/pdf Copyright (c) 2017 Luísa Mahin Araújo Lima do Nascimento |
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