SAÚDE É TUDO

Resumo   A carência de infraestrutura sanitária satisfatória e de atitudes da populaçáo estáo relacionadas a um aumento na incidência de diversas doenças, especialmente as entero e ectoparasitoses, que constituem um importante agravo à saúde da populaçáo brasileira. Propor medida...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Almeida, Aline de O., Prado, Clara G., Ferreira, Dayse C. B., Costa, Deliza R. S. A. da, Guimarães, Gabriela C., Quinto, Karina B., Costa, Lellis H., Mendes, Leonardo D., Gasparotto, Nádia F., Siqueira, Rosângela V., Magalhães, Verônica F.
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1462
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo   A carência de infraestrutura sanitária satisfatória e de atitudes da populaçáo estáo relacionadas a um aumento na incidência de diversas doenças, especialmente as entero e ectoparasitoses, que constituem um importante agravo à saúde da populaçáo brasileira. Propor medidas higiênicas relacionadas ao ambiente, aos cuidados com o corpo e com os alimentos, visando à prevençáo de doenças como as entero e ectoparasitoses. A partir do primeiro semestre letivo de 2009 foram realizadas ações educativas, abordando a pediculose do couro cabeludo, entero e ectoparasitoses, para crianças do Centro Educacional Mundo Mágico, do Centro Vocacional Tecnológico, da Associaçáo de Pais e Amigos dos Excepcionais, Escola Municipal Orlando Paulino e da Escola Estadual Prof. Levindo Lambert de Alfenas-MG. Foram demonstradas alternativas terapêuticas, enfatizando a importância da adoçáo de medidas de controle. Essas orientações foram complementadas pela distribuiçáo de pentes finos e cartilhas, exposiçáo do parasita ao microscópio e apresentaçáo de teatros de fantoches abordando a importância da higienizaçáo corporal e domiciliar e a realizaçáo de exames coproparasitológicos. Foram ministradas palestras visando à capacitaçáo dos educadores infantis de Alfenas-MG, sobre ecto e enteroparasitoses. O projeto atingiu cerca de 300 educadores e, aproximadamente, 841 alunos de escolas públicas e particulares da cidade de Alfenas-MG.   Palavras-chave: Prevençáo. Saúde. Educaçáo.