O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN
O artigo tem por objetivo expor a experiência realizada pelos bolsistas do PIBID Geografia Natal da UFRN com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mascarenhas Homem (Natal-RN). Sabe-se que o PIBID tem por objetivo oportunizar ao licenciando uma experiência inicial na sala de aula e, ao...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14487 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-14487 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-144872021-12-13T16:36:03Z O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN Araújo, Breno de Assis Silva Albuquerque, Edu Silvestre de Silva, Moisés Jerônimo da Fernandes, Allan Produção Textual PIBID Ensino de Geopolítica Jogos Lúdicos. O artigo tem por objetivo expor a experiência realizada pelos bolsistas do PIBID Geografia Natal da UFRN com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mascarenhas Homem (Natal-RN). Sabe-se que o PIBID tem por objetivo oportunizar ao licenciando uma experiência inicial na sala de aula e, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos do Ensino Básico, sobretudo da rede pública, atividades mais dinâmicas que fujam da monotonia imposta pelo modelo de ensino tradicional. Assim, foram desenvolvidas atividades lúdicas facilitadoras da apreensão do conteúdo de geopolítica e blocos de poder ministrado em aula. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram em torno do jogo WAR, adaptado ao conteúdo a ser ministrado. Considerando que parte das atenções dos alunos se volta ao ENEM, também propomos a realização de uma produção textual dos alunos. Nesse texto, discutimos os resultados alcançados nessas duas atividades experimentais que configuram aprendizados para a prática de novas atividades pedagógicas no ensino de geografia. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-05-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14487 Revista Extensão & Sociedade; v. 9 n. 1 (2018): Revista Extensão & Sociedade Vol. IX, 2018.1 2178-6054 2595-0150 10.21680/2178-6054.2018v9n1 por https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14487/14966 Copyright (c) 2020 Revista Extensão & Sociedade |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Araújo, Breno de Assis Silva Albuquerque, Edu Silvestre de Silva, Moisés Jerônimo da Fernandes, Allan |
spellingShingle |
Araújo, Breno de Assis Silva Albuquerque, Edu Silvestre de Silva, Moisés Jerônimo da Fernandes, Allan O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN |
author_facet |
Araújo, Breno de Assis Silva Albuquerque, Edu Silvestre de Silva, Moisés Jerônimo da Fernandes, Allan |
author_sort |
Araújo, Breno de Assis Silva |
title |
O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN |
title_short |
O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN |
title_full |
O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN |
title_fullStr |
O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN |
title_sort |
o ensino de geopolítica através da produção textual e do jogo war: práticas docentes do pibid geografia-ufrn |
description |
O artigo tem por objetivo expor a experiência realizada pelos bolsistas do PIBID Geografia Natal da UFRN com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mascarenhas Homem (Natal-RN). Sabe-se que o PIBID tem por objetivo oportunizar ao licenciando uma experiência inicial na sala de aula e, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos do Ensino Básico, sobretudo da rede pública, atividades mais dinâmicas que fujam da monotonia imposta pelo modelo de ensino tradicional. Assim, foram desenvolvidas atividades lúdicas facilitadoras da apreensão do conteúdo de geopolítica e blocos de poder ministrado em aula. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram em torno do jogo WAR, adaptado ao conteúdo a ser ministrado. Considerando que parte das atenções dos alunos se volta ao ENEM, também propomos a realização de uma produção textual dos alunos. Nesse texto, discutimos os resultados alcançados nessas duas atividades experimentais que configuram aprendizados para a prática de novas atividades pedagógicas no ensino de geografia. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2020 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14487 |
work_keys_str_mv |
AT araujobrenodeassissilva oensinodegeopoliticaatravesdaproducaotextualedojogowarpraticasdocentesdopibidgeografiaufrn AT albuquerqueedusilvestrede oensinodegeopoliticaatravesdaproducaotextualedojogowarpraticasdocentesdopibidgeografiaufrn AT silvamoisesjeronimoda oensinodegeopoliticaatravesdaproducaotextualedojogowarpraticasdocentesdopibidgeografiaufrn AT fernandesallan oensinodegeopoliticaatravesdaproducaotextualedojogowarpraticasdocentesdopibidgeografiaufrn |
_version_ |
1766681959251050496 |