O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN

O artigo tem por objetivo expor a experiência realizada pelos bolsistas do PIBID Geografia Natal da UFRN com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mascarenhas Homem (Natal-RN). Sabe-se que o PIBID tem por objetivo oportunizar ao licenciando uma experiência inicial na sala de aula e, ao...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Breno de Assis Silva, Albuquerque, Edu Silvestre de, Silva, Moisés Jerônimo da, Fernandes, Allan
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14487
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-14487
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-144872021-12-13T16:36:03Z O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN Araújo, Breno de Assis Silva Albuquerque, Edu Silvestre de Silva, Moisés Jerônimo da Fernandes, Allan Produção Textual PIBID Ensino de Geopolítica Jogos Lúdicos. O artigo tem por objetivo expor a experiência realizada pelos bolsistas do PIBID Geografia Natal da UFRN com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mascarenhas Homem (Natal-RN). Sabe-se que o PIBID tem por objetivo oportunizar ao licenciando uma experiência inicial na sala de aula e, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos do Ensino Básico, sobretudo da rede pública, atividades mais dinâmicas que fujam da monotonia imposta pelo modelo de ensino tradicional. Assim, foram desenvolvidas atividades lúdicas facilitadoras da apreensão do conteúdo de geopolítica e blocos de poder ministrado em aula. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram em torno do jogo WAR, adaptado ao conteúdo a ser ministrado. Considerando que parte das atenções dos alunos se volta ao ENEM, também propomos a realização de uma produção textual dos alunos. Nesse texto, discutimos os resultados alcançados nessas duas atividades experimentais que configuram aprendizados para a prática de novas atividades pedagógicas no ensino de geografia. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2020-05-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14487 Revista Extensão & Sociedade; v. 9 n. 1 (2018): Revista Extensão & Sociedade Vol. IX, 2018.1 2178-6054 2595-0150 10.21680/2178-6054.2018v9n1 por https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14487/14966 Copyright (c) 2020 Revista Extensão & Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Araújo, Breno de Assis Silva
Albuquerque, Edu Silvestre de
Silva, Moisés Jerônimo da
Fernandes, Allan
spellingShingle Araújo, Breno de Assis Silva
Albuquerque, Edu Silvestre de
Silva, Moisés Jerônimo da
Fernandes, Allan
O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN
author_facet Araújo, Breno de Assis Silva
Albuquerque, Edu Silvestre de
Silva, Moisés Jerônimo da
Fernandes, Allan
author_sort Araújo, Breno de Assis Silva
title O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN
title_short O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN
title_full O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN
title_fullStr O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN
title_full_unstemmed O ENSINO DE GEOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL E DO JOGO WAR: PRÁTICAS DOCENTES DO PIBID GEOGRAFIA-UFRN
title_sort o ensino de geopolítica através da produção textual e do jogo war: práticas docentes do pibid geografia-ufrn
description O artigo tem por objetivo expor a experiência realizada pelos bolsistas do PIBID Geografia Natal da UFRN com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mascarenhas Homem (Natal-RN). Sabe-se que o PIBID tem por objetivo oportunizar ao licenciando uma experiência inicial na sala de aula e, ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos do Ensino Básico, sobretudo da rede pública, atividades mais dinâmicas que fujam da monotonia imposta pelo modelo de ensino tradicional. Assim, foram desenvolvidas atividades lúdicas facilitadoras da apreensão do conteúdo de geopolítica e blocos de poder ministrado em aula. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram em torno do jogo WAR, adaptado ao conteúdo a ser ministrado. Considerando que parte das atenções dos alunos se volta ao ENEM, também propomos a realização de uma produção textual dos alunos. Nesse texto, discutimos os resultados alcançados nessas duas atividades experimentais que configuram aprendizados para a prática de novas atividades pedagógicas no ensino de geografia.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2020
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/14487
work_keys_str_mv AT araujobrenodeassissilva oensinodegeopoliticaatravesdaproducaotextualedojogowarpraticasdocentesdopibidgeografiaufrn
AT albuquerqueedusilvestrede oensinodegeopoliticaatravesdaproducaotextualedojogowarpraticasdocentesdopibidgeografiaufrn
AT silvamoisesjeronimoda oensinodegeopoliticaatravesdaproducaotextualedojogowarpraticasdocentesdopibidgeografiaufrn
AT fernandesallan oensinodegeopoliticaatravesdaproducaotextualedojogowarpraticasdocentesdopibidgeografiaufrn
_version_ 1766681959251050496