O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação?
Meu objetivo neste texto é discutir, em linhas gerais, como o pensamento de Michel Foucault pode ser operacionalizado nas pesquisas educacionais. Com esse pressuposto em mente, procuro demonstrar como a análise de discurso empreendida por esse filósofo nas suas principais obras introduz uma abordage...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/14389 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-14389 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-143892023-02-10T13:11:07Z O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação? Batista, Bruno Nunes Meu objetivo neste texto é discutir, em linhas gerais, como o pensamento de Michel Foucault pode ser operacionalizado nas pesquisas educacionais. Com esse pressuposto em mente, procuro demonstrar como a análise de discurso empreendida por esse filósofo nas suas principais obras introduz uma abordagem criativa e diferente perante os arquivos pedagógicos. Com Foucault, não haveria um método transcendental, tampouco um receituário metodológico, mas sim perspectivas únicas de trabalho de acordo com cada objeto discursivo escolhido pelo pesquisador. Nesse sentido, valho-me de algumas ideias presentes na sua arqueologia do saber para sinalizar possibilidades investigativas, através de uma postura que também ecoa em autores como Nietzsche, Veiga-Neto e Corazza. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-09-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/14389 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 18 n. 2 (2018): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 10.21680/1984-3879.2018v18n2 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/14389/10677 Copyright (c) 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Batista, Bruno Nunes |
spellingShingle |
Batista, Bruno Nunes O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação? |
author_facet |
Batista, Bruno Nunes |
author_sort |
Batista, Bruno Nunes |
title |
O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação? |
title_short |
O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação? |
title_full |
O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação? |
title_fullStr |
O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação? |
title_full_unstemmed |
O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação? |
title_sort |
o que foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação? |
description |
Meu objetivo neste texto é discutir, em linhas gerais, como o pensamento de Michel Foucault pode ser operacionalizado nas pesquisas educacionais. Com esse pressuposto em mente, procuro demonstrar como a análise de discurso empreendida por esse filósofo nas suas principais obras introduz uma abordagem criativa e diferente perante os arquivos pedagógicos. Com Foucault, não haveria um método transcendental, tampouco um receituário metodológico, mas sim perspectivas únicas de trabalho de acordo com cada objeto discursivo escolhido pelo pesquisador. Nesse sentido, valho-me de algumas ideias presentes na sua arqueologia do saber para sinalizar possibilidades investigativas, através de uma postura que também ecoa em autores como Nietzsche, Veiga-Neto e Corazza. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/14389 |
work_keys_str_mv |
AT batistabrunonunes oquefoucaulttemanosdizersobremetodosinvestigativosemeducacao |
_version_ |
1766681712655335424 |