O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação?

Meu objetivo neste texto é discutir, em linhas gerais, como o pensamento de Michel Foucault pode ser operacionalizado nas pesquisas educacionais. Com esse pressuposto em mente, procuro demonstrar como a análise de discurso empreendida por esse filósofo nas suas principais obras introduz uma abordage...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Batista, Bruno Nunes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/14389
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-14389
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-143892023-02-10T13:11:07Z O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação? Batista, Bruno Nunes Meu objetivo neste texto é discutir, em linhas gerais, como o pensamento de Michel Foucault pode ser operacionalizado nas pesquisas educacionais. Com esse pressuposto em mente, procuro demonstrar como a análise de discurso empreendida por esse filósofo nas suas principais obras introduz uma abordagem criativa e diferente perante os arquivos pedagógicos. Com Foucault, não haveria um método transcendental, tampouco um receituário metodológico, mas sim perspectivas únicas de trabalho de acordo com cada objeto discursivo escolhido pelo pesquisador. Nesse sentido, valho-me de algumas ideias presentes na sua arqueologia do saber para sinalizar possibilidades investigativas, através de uma postura que também ecoa em autores como Nietzsche, Veiga-Neto e Corazza. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-09-22 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/14389 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 18 n. 2 (2018): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 10.21680/1984-3879.2018v18n2 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/14389/10677 Copyright (c) 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Batista, Bruno Nunes
spellingShingle Batista, Bruno Nunes
O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação?
author_facet Batista, Bruno Nunes
author_sort Batista, Bruno Nunes
title O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação?
title_short O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação?
title_full O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação?
title_fullStr O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação?
title_full_unstemmed O que Foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação?
title_sort o que foucault tem a nos dizer sobre métodos investigativos em educação?
description Meu objetivo neste texto é discutir, em linhas gerais, como o pensamento de Michel Foucault pode ser operacionalizado nas pesquisas educacionais. Com esse pressuposto em mente, procuro demonstrar como a análise de discurso empreendida por esse filósofo nas suas principais obras introduz uma abordagem criativa e diferente perante os arquivos pedagógicos. Com Foucault, não haveria um método transcendental, tampouco um receituário metodológico, mas sim perspectivas únicas de trabalho de acordo com cada objeto discursivo escolhido pelo pesquisador. Nesse sentido, valho-me de algumas ideias presentes na sua arqueologia do saber para sinalizar possibilidades investigativas, através de uma postura que também ecoa em autores como Nietzsche, Veiga-Neto e Corazza.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/14389
work_keys_str_mv AT batistabrunonunes oquefoucaulttemanosdizersobremetodosinvestigativosemeducacao
_version_ 1766681712655335424