O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre
A língua inglesa é, hoje, considerada uma ferramenta do mundo globalizado, servindo para a comunicação internacional, independentemente dos seus falantes serem nativos ou não-nativos. Este trabalho objetiva analisar em que medida nove cursos de idiomas em Porto Alegre contemplam as questões do inglê...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-143672019-06-18T22:33:02Z O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre Rosa Viegas, Maiara A língua inglesa é, hoje, considerada uma ferramenta do mundo globalizado, servindo para a comunicação internacional, independentemente dos seus falantes serem nativos ou não-nativos. Este trabalho objetiva analisar em que medida nove cursos de idiomas em Porto Alegre contemplam as questões do inglês como língua internacional (ILI) e qual o papel do professor falante nativo neste cenário. Para isto, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas pesquisadas foram entrevistados, principalmente através de questionários. Os resultados mostraram que os cursos estão cientes da importância do inglês como ferramenta para a comunicação internacional, mas não demonstraram estar a par das discussões e implicações intrínsecas ao conceito de ILI. Além disso, observou-se que o mito do falante nativo parece estar enfraquecido, ao menos nas escolas de maior representatividade comercial em Porto Alegre. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-12-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/14367 Revista do GELNE; v. 20 n. 2 (2018); 3-15 2236-0883 10.21680/1517-7874.2018v20n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/14367/10905 Copyright (c) 2018 Revista do GELNE |
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A língua inglesa é, hoje, considerada uma ferramenta do mundo globalizado, servindo para a comunicação internacional, independentemente dos seus falantes serem nativos ou não-nativos. Este trabalho objetiva analisar em que medida nove cursos de idiomas em Porto Alegre contemplam as questões do inglês como língua internacional (ILI) e qual o papel do professor falante nativo neste cenário. Para isto, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas pesquisadas foram entrevistados, principalmente através de questionários. Os resultados mostraram que os cursos estão cientes da importância do inglês como ferramenta para a comunicação internacional, mas não demonstraram estar a par das discussões e implicações intrínsecas ao conceito de ILI. Além disso, observou-se que o mito do falante nativo parece estar enfraquecido, ao menos nas escolas de maior representatividade comercial em Porto Alegre. |
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