O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre

A língua inglesa é, hoje, considerada uma ferramenta do mundo globalizado, servindo para a comunicação internacional, independentemente dos seus falantes serem nativos ou não-nativos. Este trabalho objetiva analisar em que medida nove cursos de idiomas em Porto Alegre contemplam as questões do inglê...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rosa Viegas, Maiara
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/14367
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-14367
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-143672019-06-18T22:33:02Z O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre Rosa Viegas, Maiara A língua inglesa é, hoje, considerada uma ferramenta do mundo globalizado, servindo para a comunicação internacional, independentemente dos seus falantes serem nativos ou não-nativos. Este trabalho objetiva analisar em que medida nove cursos de idiomas em Porto Alegre contemplam as questões do inglês como língua internacional (ILI) e qual o papel do professor falante nativo neste cenário. Para isto, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas pesquisadas foram entrevistados, principalmente através de questionários. Os resultados mostraram que os cursos estão cientes da importância do inglês como ferramenta para a comunicação internacional, mas não demonstraram estar a par das discussões e implicações intrínsecas ao conceito de ILI. Além disso, observou-se que o mito do falante nativo parece estar enfraquecido, ao menos nas escolas de maior representatividade comercial em Porto Alegre. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-12-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/14367 Revista do GELNE; v. 20 n. 2 (2018); 3-15 2236-0883 10.21680/1517-7874.2018v20n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/14367/10905 Copyright (c) 2018 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Rosa Viegas, Maiara
spellingShingle Rosa Viegas, Maiara
O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre
author_facet Rosa Viegas, Maiara
author_sort Rosa Viegas, Maiara
title O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre
title_short O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre
title_full O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre
title_fullStr O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre
title_full_unstemmed O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre
title_sort o inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre
description A língua inglesa é, hoje, considerada uma ferramenta do mundo globalizado, servindo para a comunicação internacional, independentemente dos seus falantes serem nativos ou não-nativos. Este trabalho objetiva analisar em que medida nove cursos de idiomas em Porto Alegre contemplam as questões do inglês como língua internacional (ILI) e qual o papel do professor falante nativo neste cenário. Para isto, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas pesquisadas foram entrevistados, principalmente através de questionários. Os resultados mostraram que os cursos estão cientes da importância do inglês como ferramenta para a comunicação internacional, mas não demonstraram estar a par das discussões e implicações intrínsecas ao conceito de ILI. Além disso, observou-se que o mito do falante nativo parece estar enfraquecido, ao menos nas escolas de maior representatividade comercial em Porto Alegre.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/14367
work_keys_str_mv AT rosaviegasmaiara oinglescomolinguainternacionaleopapeldofalantenativoumestudoemcursosdelinguasemportoalegre
_version_ 1766683398664880128