O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre

A língua inglesa é, hoje, considerada uma ferramenta do mundo globalizado, servindo para a comunicação internacional, independentemente dos seus falantes serem nativos ou não-nativos. Este trabalho objetiva analisar em que medida nove cursos de idiomas em Porto Alegre contemplam as questões do inglê...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rosa Viegas, Maiara
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/14367
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A língua inglesa é, hoje, considerada uma ferramenta do mundo globalizado, servindo para a comunicação internacional, independentemente dos seus falantes serem nativos ou não-nativos. Este trabalho objetiva analisar em que medida nove cursos de idiomas em Porto Alegre contemplam as questões do inglês como língua internacional (ILI) e qual o papel do professor falante nativo neste cenário. Para isto, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas pesquisadas foram entrevistados, principalmente através de questionários. Os resultados mostraram que os cursos estão cientes da importância do inglês como ferramenta para a comunicação internacional, mas não demonstraram estar a par das discussões e implicações intrínsecas ao conceito de ILI. Além disso, observou-se que o mito do falante nativo parece estar enfraquecido, ao menos nas escolas de maior representatividade comercial em Porto Alegre.