Pathos e argumentação como empoderamento no RAP
O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a argumentação por meio do estudo das emoções, aplicando as categorias de análise da patemização do discurso propostas por Charaudeau (2010) no rap, mais especificamente nas músicas Bate poeira e Você não vai, de Karol Conka. O objeto de a...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-143652019-09-23T19:13:10Z Pathos e argumentação como empoderamento no RAP Barros, Bruna Fernandes O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a argumentação por meio do estudo das emoções, aplicando as categorias de análise da patemização do discurso propostas por Charaudeau (2010) no rap, mais especificamente nas músicas Bate poeira e Você não vai, de Karol Conka. O objeto de análise foi escolhido tanto devido ao caráter subversivo do movimento hip hop (ao qual o rap pertence), quanto à forma de construção do próprio ritmo, que utiliza raciocínio rápido e lógico para elaboração de suas letras. O debate acerca de questões étnicas, de gênero e sociais na música de Conka foi o fator fundamental para a seleção das canções a serem analisadas. Neste trabalho, situaremos o hip hop historicamente e abordaremos a noção de pathos na argumentação para, assim, analisar o objeto. Entendemos que esse estudo se faz necessário a fim de compreender como as emoções e o possível despertar destas no público pode funcionar a fim de persuadir e/ou difundir uma ideia. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2019-07-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/14365 Revista do GELNE; v. 21 n. 2 (2019); 31-42 2236-0883 10.21680/1517-7874.2019v21n2 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/14365/11902 Copyright (c) 2019 Revista do GELNE |
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O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a argumentação por meio do estudo das emoções, aplicando as categorias de análise da patemização do discurso propostas por Charaudeau (2010) no rap, mais especificamente nas músicas Bate poeira e Você não vai, de Karol Conka. O objeto de análise foi escolhido tanto devido ao caráter subversivo do movimento hip hop (ao qual o rap pertence), quanto à forma de construção do próprio ritmo, que utiliza raciocínio rápido e lógico para elaboração de suas letras. O debate acerca de questões étnicas, de gênero e sociais na música de Conka foi o fator fundamental para a seleção das canções a serem analisadas. Neste trabalho, situaremos o hip hop historicamente e abordaremos a noção de pathos na argumentação para, assim, analisar o objeto. Entendemos que esse estudo se faz necessário a fim de compreender como as emoções e o possível despertar destas no público pode funcionar a fim de persuadir e/ou difundir uma ideia. |
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