CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIALOGANDO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO A frequência de criança nas instituições de educaçáo infantil está associada à maior incidência de adoecimento em decorrência da exposiçáo a agentes infecciosos, confinamento e aglomeraçáo. Todos esses riscos sáo ponderados ao considerar os ganhos de desenvolvimento das...
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oai:periodicos.ufrn.br:article-14332012-01-31T18:43:38Z CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIALOGANDO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Santos, Ana Dulce Batista dos Santos, Jullyani Queirós Monteiro, Akemi Iwata RESUMO A frequência de criança nas instituições de educaçáo infantil está associada à maior incidência de adoecimento em decorrência da exposiçáo a agentes infecciosos, confinamento e aglomeraçáo. Todos esses riscos sáo ponderados ao considerar os ganhos de desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitiva, ética, estética e emocional, que sáo o objetivo desse nível da educaçáo. Desse modo, o desenvolvimento de ações de promoçáo à saúde e educaçáo em saúde sáo pressupostos necessários às boas condições de funcionamento da instituiçáo e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis das crianças nesses espaços. Este trabalho tem como objetivo descrever as dificuldades enfrentadas por profissionais da educaçáo infantil para a promoçáo à saúde da criança. Trata-se de um estudo descritivo desenvolvido pelo método da pesquisa-açáo em um Centro de Educaçáo Infantil do bairro de Cidade Nova, Natal- RN. Participaram das ações 14 profissionais, incluindo educadores, manipuladores de alimentos, auxiliares de limpeza e diretores da instituiçáo. As dificuldades apontadas pelos profissionais perpassam a falta de conhecimento sobre as doenças da infância e como proceder quando a criança adoece na escola e a realizaçáo dos controles para evitar a transmissáo desses problemas; além da falta de procedimentos padronizados de higiene do ambiente. Outro fator apontado foi a dificuldade em lidar com os pais que náo compreendem as regras da instituiçáo e negligenciam os cuidados aos seus filhos, transmitindo suas responsabilidades aos educadores; e o desconhecimento sobre os primeiros socorros à criança. Os profissionais sugeriram o desenvolvimento de cursos nos quais essas problemáticas sejam discutidas na busca de estratégias que proporcionem um funcionamento mais saudável. Palavras-chave: Promoçáo da saúde. Cuidado da criança. Educaçáo Infantil. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-12-21 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1433 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade |
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RESUMO A frequência de criança nas instituições de educaçáo infantil está associada à maior incidência de adoecimento em decorrência da exposiçáo a agentes infecciosos, confinamento e aglomeraçáo. Todos esses riscos sáo ponderados ao considerar os ganhos de desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitiva, ética, estética e emocional, que sáo o objetivo desse nível da educaçáo. Desse modo, o desenvolvimento de ações de promoçáo à saúde e educaçáo em saúde sáo pressupostos necessários às boas condições de funcionamento da instituiçáo e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis das crianças nesses espaços. Este trabalho tem como objetivo descrever as dificuldades enfrentadas por profissionais da educaçáo infantil para a promoçáo à saúde da criança. Trata-se de um estudo descritivo desenvolvido pelo método da pesquisa-açáo em um Centro de Educaçáo Infantil do bairro de Cidade Nova, Natal- RN. Participaram das ações 14 profissionais, incluindo educadores, manipuladores de alimentos, auxiliares de limpeza e diretores da instituiçáo. As dificuldades apontadas pelos profissionais perpassam a falta de conhecimento sobre as doenças da infância e como proceder quando a criança adoece na escola e a realizaçáo dos controles para evitar a transmissáo desses problemas; além da falta de procedimentos padronizados de higiene do ambiente. Outro fator apontado foi a dificuldade em lidar com os pais que náo compreendem as regras da instituiçáo e negligenciam os cuidados aos seus filhos, transmitindo suas responsabilidades aos educadores; e o desconhecimento sobre os primeiros socorros à criança. Os profissionais sugeriram o desenvolvimento de cursos nos quais essas problemáticas sejam discutidas na busca de estratégias que proporcionem um funcionamento mais saudável. Palavras-chave: Promoçáo da saúde. Cuidado da criança. Educaçáo Infantil. |
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