Alguns aspectos das noções de governamentalidade e governabilidade como processo de constituição de si na educação

O artigo tem como objetivo de discutir a partir da perspectiva de Michel Foucault os dispositivos de coerção do sujeito na educação através dos conceitos de governamentalidade e governabilidade como processo de constituição de si. Para tanto faremos uma breve contextualização histórica acerca da con...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo Alencar, Bruno, Mota, Fernanda
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/14307
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Descrição
Resumo:O artigo tem como objetivo de discutir a partir da perspectiva de Michel Foucault os dispositivos de coerção do sujeito na educação através dos conceitos de governamentalidade e governabilidade como processo de constituição de si. Para tanto faremos uma breve contextualização histórica acerca da constituição dos processos de dominação dos sujeitos dos primórdios até a contemporaneidade. Em seguida, faremos algumas breves discussões acerca dos conceitos foucaultianos de governamentalidade, governabilidade e constituição de si. Posteriormente, evidenciaremos a articulação dos referidos conceitos no campo educacional. Nosso aporte teórico está fundamentado em autores como: Foucault (2017), Mota (2017), Pagni (2017), e Silva (2010), além de outros. Nosso estudo indica que o sujeito ao longo desse processo de constituição é dominado por um conjunto de normas que o definem como ser pronto e acabado para uma finalidade específica no seu campo social, mas que a partir da constituição de si é capaz de agregar conhecimentos filosóficos que o libertam de modos de agir e de pensar predefinidos.