VIVÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NO GRUPO AMIGOS DO CORAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

RESUMO   O “Grupo Amigos do Coraçáo da Comunidade Praiana de Ponta Negra” é um projeto de extensáo universitária desenvolvido em parceria com a Faculdade de Ciências, Cultura e Extensáo do Rio Grande do Norte (FACEX) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), qu...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Aíla Marôpo, Dantas, Cilene Nunes, Lopes, Monique da Silva, Silva, Rayane Ingrid Galvão da
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1427
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Descrição
Resumo:RESUMO   O “Grupo Amigos do Coraçáo da Comunidade Praiana de Ponta Negra” é um projeto de extensáo universitária desenvolvido em parceria com a Faculdade de Ciências, Cultura e Extensáo do Rio Grande do Norte (FACEX) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que almeja promover ações de Educaçáo em Saúde (ES); enfatizar a relevância da promoçáo e proteçáo à saúde, bem como o autocuidado aos portadores de diabetes e hipertensáo, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida dos sujeitos. Utiliza-se a aprendizagem significativa, a qual resgata os saberes prévios dos sujeitos, estimulando-os a serem protagonistas no seu processo saúde-doença-cuidado. O trabalho tem como objetivo revelar a vivência das discentes do curso de Enfermagem da FACEX no “Grupo Amigos do Coraçáo da Comunidade Praiana de Ponta Negra”. As vivências ocorreram no período de março a dezembro de 2010 na Unidade Básica de Saúde de Ponta Negra. As acadêmicas encontravam-se quinzenalmente com o coordenador do projeto para elaboraçáo dos encontros com temáticas previamente estabelecidas. Foram desenvolvidas ações de ES, utilizando-se a ludicidade, através da aprendizagem significativa, com enfoque para o autocuidado, dentre as quais destacam-se: exposições dialogadas, peças teatrais elaboradas pelos participantes, teatro de fantoches, dinâmicas, roda de conversa, relato de histórias de vida, oficinas, entre outras. Obteve-se a (re)construçáo de saberes nos âmbitos individual e coletivo de modo a possibilitar a aproximaçáo com a prática, bem como a articulaçáo ensino-serviço. As ações desenvolvidas foram de suma importância para sensibilizar os sujeitos quanto à qualidade de vida e ao resgate da cidadania. Palavras-chave: Educaçáo em Saúde. Enfermagem. Autocuidado.