BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
RESUMO Sabe-se que o cuidado de enfermagem é dirigido à promoçáo, manutençáo e restauraçáo da saúde, o que contribui para a reinserçáo do indivíduo na vida social, tem-se, dessa forma, a educaçáo para a saúde como um propósito de levar a informaçáo necessária ao paciente, condu...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , , , , , |
---|---|
Formato: | Online |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1426 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1426 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-14262012-01-31T18:43:38Z BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM Fontes, Elita Scio Tranin, Aline Aparecida Assis Knop, Andrea Lima Paula, Cristina Constâncio de Oliveira, Josilaine de Santos, Naira Agostini Martins, Nathália Alvarenga Peres, Renata Bastos Silva, Tamyres Neves e RESUMO Sabe-se que o cuidado de enfermagem é dirigido à promoçáo, manutençáo e restauraçáo da saúde, o que contribui para a reinserçáo do indivíduo na vida social, tem-se, dessa forma, a educaçáo para a saúde como um propósito de levar a informaçáo necessária ao paciente, conduzindo-o ao autocuidado. A escola constitui um espaço ideal para fortalecer a implantaçáo de “sementes” para o crescimento e o desenvolvimento desse autocuidado. Objetivos: Despertar o interesse das crianças, de 04 a 06 anos de idade de ambos os sexos, assistidas por uma escola-creche localizada no subúrbio da cidade de Juiz de Fora/MG, para assuntos relacionados à saúde e ensinar a prática de hábitos saudáveis, colaborando, assim, para a melhoria da sua qualidade de vida e de seus familiares. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensáo realizado por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, que semanalmente fazem reuniões com as crianças para abordar temas de educaçáo em saúde através de fantoches, cartazes, apresentações teatrais, músicas, vídeos animados e outras atividades que constituem meios lúdicos e prazerosos de aprendizagem. Os resultados náo podem ser quantificados, porém observa-se que os objetivos sáo alcançados devido à participaçáo das crianças, que relembram fatos discutidos em encontros anteriores, aos relatos das funcionárias e dos pais em relaçáo às atitudes desenvolvidas pelas crianças após os encontros. O trabalho tem mostrado ainda que ações desse tipo reforçam o elo entre os profissionais de saúde e a comunidade, elo este que cabe também à Enfermagem – criar e fundamentar. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1426 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
format |
Online |
author |
Fontes, Elita Scio Tranin, Aline Aparecida Assis Knop, Andrea Lima Paula, Cristina Constâncio de Oliveira, Josilaine de Santos, Naira Agostini Martins, Nathália Alvarenga Peres, Renata Bastos Silva, Tamyres Neves e |
spellingShingle |
Fontes, Elita Scio Tranin, Aline Aparecida Assis Knop, Andrea Lima Paula, Cristina Constâncio de Oliveira, Josilaine de Santos, Naira Agostini Martins, Nathália Alvarenga Peres, Renata Bastos Silva, Tamyres Neves e BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM |
author_facet |
Fontes, Elita Scio Tranin, Aline Aparecida Assis Knop, Andrea Lima Paula, Cristina Constâncio de Oliveira, Josilaine de Santos, Naira Agostini Martins, Nathália Alvarenga Peres, Renata Bastos Silva, Tamyres Neves e |
author_sort |
Fontes, Elita Scio |
title |
BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM |
title_short |
BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM |
title_full |
BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM |
title_fullStr |
BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM |
title_sort |
brincando e aprendendo saúde: um relato de experiência de acadêmicas de enfermagem |
description |
RESUMO Sabe-se que o cuidado de enfermagem é dirigido à promoçáo, manutençáo e restauraçáo da saúde, o que contribui para a reinserçáo do indivíduo na vida social, tem-se, dessa forma, a educaçáo para a saúde como um propósito de levar a informaçáo necessária ao paciente, conduzindo-o ao autocuidado. A escola constitui um espaço ideal para fortalecer a implantaçáo de “sementes” para o crescimento e o desenvolvimento desse autocuidado. Objetivos: Despertar o interesse das crianças, de 04 a 06 anos de idade de ambos os sexos, assistidas por uma escola-creche localizada no subúrbio da cidade de Juiz de Fora/MG, para assuntos relacionados à saúde e ensinar a prática de hábitos saudáveis, colaborando, assim, para a melhoria da sua qualidade de vida e de seus familiares. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensáo realizado por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, que semanalmente fazem reuniões com as crianças para abordar temas de educaçáo em saúde através de fantoches, cartazes, apresentações teatrais, músicas, vídeos animados e outras atividades que constituem meios lúdicos e prazerosos de aprendizagem. Os resultados náo podem ser quantificados, porém observa-se que os objetivos sáo alcançados devido à participaçáo das crianças, que relembram fatos discutidos em encontros anteriores, aos relatos das funcionárias e dos pais em relaçáo às atitudes desenvolvidas pelas crianças após os encontros. O trabalho tem mostrado ainda que ações desse tipo reforçam o elo entre os profissionais de saúde e a comunidade, elo este que cabe também à Enfermagem – criar e fundamentar. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1426 |
work_keys_str_mv |
AT fonteselitascio brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem AT traninalineaparecidaassis brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem AT knopandrealima brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem AT paulacristinaconstanciode brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem AT oliveirajosilainede brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem AT santosnairaagostini brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem AT martinsnathaliaalvarenga brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem AT peresrenatabastos brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem AT silvatamyresnevese brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem |
_version_ |
1766681914584858624 |