BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM

RESUMO   Sabe-se que o cuidado de enfermagem é dirigido à promoçáo, manutençáo e restauraçáo da saúde, o que contribui para a reinserçáo do indivíduo na vida social, tem-se, dessa forma, a educaçáo para a saúde como um propósito de levar a informaçáo necessária ao paciente, condu...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fontes, Elita Scio, Tranin, Aline Aparecida Assis, Knop, Andrea Lima, Paula, Cristina Constâncio de, Oliveira, Josilaine de, Santos, Naira Agostini, Martins, Nathália Alvarenga, Peres, Renata Bastos, Silva, Tamyres Neves e
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1426
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1426
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-14262012-01-31T18:43:38Z BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM Fontes, Elita Scio Tranin, Aline Aparecida Assis Knop, Andrea Lima Paula, Cristina Constâncio de Oliveira, Josilaine de Santos, Naira Agostini Martins, Nathália Alvarenga Peres, Renata Bastos Silva, Tamyres Neves e RESUMO   Sabe-se que o cuidado de enfermagem é dirigido à promoçáo, manutençáo e restauraçáo da saúde, o que contribui para a reinserçáo do indivíduo na vida social, tem-se, dessa forma, a educaçáo para a saúde como um propósito de levar a informaçáo necessária ao paciente, conduzindo-o ao autocuidado. A escola constitui um espaço ideal para fortalecer a implantaçáo de “sementes” para o crescimento e o desenvolvimento desse autocuidado. Objetivos: Despertar o interesse das crianças, de 04 a 06 anos de idade de ambos os sexos, assistidas por uma escola-creche localizada no subúrbio da cidade de Juiz de Fora/MG, para assuntos relacionados à saúde e ensinar a prática de hábitos saudáveis, colaborando, assim, para a melhoria da sua qualidade de vida e de seus familiares. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensáo realizado por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, que semanalmente fazem reuniões com as crianças para abordar temas de educaçáo em saúde através de fantoches, cartazes, apresentações teatrais, músicas, vídeos animados e outras atividades que constituem meios lúdicos e prazerosos de aprendizagem. Os resultados náo podem ser quantificados, porém observa-se que os objetivos sáo alcançados devido à participaçáo das crianças, que relembram fatos discutidos em encontros anteriores, aos relatos das funcionárias e dos pais em relaçáo às atitudes desenvolvidas pelas crianças após os encontros. O trabalho tem mostrado ainda que ações desse tipo reforçam o elo entre os profissionais de saúde e a comunidade, elo este que cabe também à Enfermagem – criar e fundamentar.     Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1426 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
format Online
author Fontes, Elita Scio
Tranin, Aline Aparecida Assis
Knop, Andrea Lima
Paula, Cristina Constâncio de
Oliveira, Josilaine de
Santos, Naira Agostini
Martins, Nathália Alvarenga
Peres, Renata Bastos
Silva, Tamyres Neves e
spellingShingle Fontes, Elita Scio
Tranin, Aline Aparecida Assis
Knop, Andrea Lima
Paula, Cristina Constâncio de
Oliveira, Josilaine de
Santos, Naira Agostini
Martins, Nathália Alvarenga
Peres, Renata Bastos
Silva, Tamyres Neves e
BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
author_facet Fontes, Elita Scio
Tranin, Aline Aparecida Assis
Knop, Andrea Lima
Paula, Cristina Constâncio de
Oliveira, Josilaine de
Santos, Naira Agostini
Martins, Nathália Alvarenga
Peres, Renata Bastos
Silva, Tamyres Neves e
author_sort Fontes, Elita Scio
title BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
title_short BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
title_full BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
title_fullStr BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
title_sort brincando e aprendendo saúde: um relato de experiência de acadêmicas de enfermagem
description RESUMO   Sabe-se que o cuidado de enfermagem é dirigido à promoçáo, manutençáo e restauraçáo da saúde, o que contribui para a reinserçáo do indivíduo na vida social, tem-se, dessa forma, a educaçáo para a saúde como um propósito de levar a informaçáo necessária ao paciente, conduzindo-o ao autocuidado. A escola constitui um espaço ideal para fortalecer a implantaçáo de “sementes” para o crescimento e o desenvolvimento desse autocuidado. Objetivos: Despertar o interesse das crianças, de 04 a 06 anos de idade de ambos os sexos, assistidas por uma escola-creche localizada no subúrbio da cidade de Juiz de Fora/MG, para assuntos relacionados à saúde e ensinar a prática de hábitos saudáveis, colaborando, assim, para a melhoria da sua qualidade de vida e de seus familiares. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensáo realizado por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, que semanalmente fazem reuniões com as crianças para abordar temas de educaçáo em saúde através de fantoches, cartazes, apresentações teatrais, músicas, vídeos animados e outras atividades que constituem meios lúdicos e prazerosos de aprendizagem. Os resultados náo podem ser quantificados, porém observa-se que os objetivos sáo alcançados devido à participaçáo das crianças, que relembram fatos discutidos em encontros anteriores, aos relatos das funcionárias e dos pais em relaçáo às atitudes desenvolvidas pelas crianças após os encontros. O trabalho tem mostrado ainda que ações desse tipo reforçam o elo entre os profissionais de saúde e a comunidade, elo este que cabe também à Enfermagem – criar e fundamentar.    
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1426
work_keys_str_mv AT fonteselitascio brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem
AT traninalineaparecidaassis brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem
AT knopandrealima brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem
AT paulacristinaconstanciode brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem
AT oliveirajosilainede brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem
AT santosnairaagostini brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem
AT martinsnathaliaalvarenga brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem
AT peresrenatabastos brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem
AT silvatamyresnevese brincandoeaprendendosaudeumrelatodeexperienciadeacademicasdeenfermagem
_version_ 1766681914584858624