Complexidade, educação e ética da responsabilidade
O texto foi formulado na intenção de estimular as reflexões em torno dos desafios que vêm sendo colocados pela educação, tendo em vista a necessidade de uma reforma paradigmática que exercite a inteligência da complexidade, utilizando os princípios do pensamento não linear complexo e as peculiaridad...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/14255 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | O texto foi formulado na intenção de estimular as reflexões em torno dos desafios que vêm sendo colocados pela educação, tendo em vista a necessidade de uma reforma paradigmática que exercite a inteligência da complexidade, utilizando os princípios do pensamento não linear complexo e as peculiaridades da sinergética, metodologia sempre aberta, que age no sentido de intrumentalizar o que poderíamos entender como uma "arte de pensar". No interior desta reflexão, o território da ética necessita ser percorrido e repensado permanentemente, na busca efetiva das transformações requeridas para uma educação do futuro. |
---|