EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003
Aborda-se a implementação da Lei Federal 10.639 de 09 de janeiro de 2003, bem como, seu arcabouço jurídico normativo, o Parecer CNE/CP nº 3/2004 e a Resolução CNE/CP nº 1/2004 seus significados e intenções, numa perspectiva teórico-metodológica que buscaarticular uma educação antirracista com os pre...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/14227 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-14227 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-142272022-05-27T13:00:28Z EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003 Paula, Benjamin Xavier Aborda-se a implementação da Lei Federal 10.639 de 09 de janeiro de 2003, bem como, seu arcabouço jurídico normativo, o Parecer CNE/CP nº 3/2004 e a Resolução CNE/CP nº 1/2004 seus significados e intenções, numa perspectiva teórico-metodológica que buscaarticular uma educação antirracista com os pressupostos éticos e estéticos de uma educação para a emancipação social, amparado na perspectiva dos conceitos de Boaventura de Sousa Santos (2010),Paulo Freire (2007) e Ana Maria Saul (1988), bem com, nos referenciais radicadas na experiência africana das diásporas, como disposto em Joseph Ki-Zerbo (2010), Elisa Larkin Nascimento (1996; 2008; 2009), Cheikh Anta Diop (1974, apud NASCIMENTO, 1996); KabengeleMunanga (1986; 2000; 2003; 2006), Neuza Santos Souza (1983), Frantz Fanon (2008), Abdias do Nascimento (2002), Carlos More(2007), Molefi Kete Asante (1987; 1989;1990), Jacques D’Adesk (2001), Dagoberto José Fonseca (2008), Luiz Alberto Oliveira Gonçalves; Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2000), e os dados empíricos dapesquisa levantados a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-05-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/14227 Revista Cronos; v. 18 n. 2 (2017): Dossiê Diversidade de saberes sobre a América Latina II; 105-127 1982-5560 1518-0689 10.21680/1982-5560.2017v18n2 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/14227/pdf Copyright (c) 2018 Revista Cronos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Paula, Benjamin Xavier |
spellingShingle |
Paula, Benjamin Xavier EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003 |
author_facet |
Paula, Benjamin Xavier |
author_sort |
Paula, Benjamin Xavier |
title |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003 |
title_short |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003 |
title_full |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003 |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003 |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003 |
title_sort |
educação e emancipação: a perspectiva da lei federal 10.639/2003 |
description |
Aborda-se a implementação da Lei Federal 10.639 de 09 de janeiro de 2003, bem como, seu arcabouço jurídico normativo, o Parecer CNE/CP nº 3/2004 e a Resolução CNE/CP nº 1/2004 seus significados e intenções, numa perspectiva teórico-metodológica que buscaarticular uma educação antirracista com os pressupostos éticos e estéticos de uma educação para a emancipação social, amparado na perspectiva dos conceitos de Boaventura de Sousa Santos (2010),Paulo Freire (2007) e Ana Maria Saul (1988), bem com, nos referenciais radicadas na experiência africana das diásporas, como disposto em Joseph Ki-Zerbo (2010), Elisa Larkin Nascimento (1996; 2008; 2009), Cheikh Anta Diop (1974, apud NASCIMENTO, 1996); KabengeleMunanga (1986; 2000; 2003; 2006), Neuza Santos Souza (1983), Frantz Fanon (2008), Abdias do Nascimento (2002), Carlos More(2007), Molefi Kete Asante (1987; 1989;1990), Jacques D’Adesk (2001), Dagoberto José Fonseca (2008), Luiz Alberto Oliveira Gonçalves; Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2000), e os dados empíricos dapesquisa levantados a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/14227 |
work_keys_str_mv |
AT paulabenjaminxavier educacaoeemancipacaoaperspectivadaleifederal106392003 |
_version_ |
1766682287998500864 |