EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003

Aborda-se a implementação da Lei Federal 10.639 de 09 de janeiro de 2003, bem como, seu arcabouço jurídico normativo, o Parecer CNE/CP nº 3/2004 e a Resolução CNE/CP nº 1/2004 seus significados e intenções, numa perspectiva teórico-metodológica que buscaarticular uma educação antirracista com os pre...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Paula, Benjamin Xavier
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/14227
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-14227
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-142272022-05-27T13:00:28Z EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003 Paula, Benjamin Xavier Aborda-se a implementação da Lei Federal 10.639 de 09 de janeiro de 2003, bem como, seu arcabouço jurídico normativo, o Parecer CNE/CP nº 3/2004 e a Resolução CNE/CP nº 1/2004 seus significados e intenções, numa perspectiva teórico-metodológica que buscaarticular uma educação antirracista com os pressupostos éticos e estéticos de uma educação para a emancipação social, amparado na perspectiva dos conceitos de Boaventura de Sousa Santos (2010),Paulo Freire (2007) e Ana Maria Saul (1988), bem com, nos referenciais radicadas na experiência africana das diásporas, como disposto em Joseph Ki-Zerbo (2010), Elisa Larkin Nascimento (1996; 2008; 2009), Cheikh Anta Diop (1974, apud NASCIMENTO, 1996); KabengeleMunanga (1986; 2000; 2003; 2006), Neuza Santos Souza (1983), Frantz Fanon (2008), Abdias do Nascimento (2002), Carlos More(2007), Molefi Kete Asante (1987; 1989;1990), Jacques D’Adesk (2001), Dagoberto José Fonseca (2008), Luiz Alberto Oliveira Gonçalves; Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2000), e os dados empíricos dapesquisa levantados a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-05-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/14227 Revista Cronos; v. 18 n. 2 (2017): Dossiê Diversidade de saberes sobre a América Latina II; 105-127 1982-5560 1518-0689 10.21680/1982-5560.2017v18n2 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/14227/pdf Copyright (c) 2018 Revista Cronos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Paula, Benjamin Xavier
spellingShingle Paula, Benjamin Xavier
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003
author_facet Paula, Benjamin Xavier
author_sort Paula, Benjamin Xavier
title EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003
title_short EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003
title_full EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003
title_fullStr EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: a perspectiva da Lei Federal 10.639/2003
title_sort educação e emancipação: a perspectiva da lei federal 10.639/2003
description Aborda-se a implementação da Lei Federal 10.639 de 09 de janeiro de 2003, bem como, seu arcabouço jurídico normativo, o Parecer CNE/CP nº 3/2004 e a Resolução CNE/CP nº 1/2004 seus significados e intenções, numa perspectiva teórico-metodológica que buscaarticular uma educação antirracista com os pressupostos éticos e estéticos de uma educação para a emancipação social, amparado na perspectiva dos conceitos de Boaventura de Sousa Santos (2010),Paulo Freire (2007) e Ana Maria Saul (1988), bem com, nos referenciais radicadas na experiência africana das diásporas, como disposto em Joseph Ki-Zerbo (2010), Elisa Larkin Nascimento (1996; 2008; 2009), Cheikh Anta Diop (1974, apud NASCIMENTO, 1996); KabengeleMunanga (1986; 2000; 2003; 2006), Neuza Santos Souza (1983), Frantz Fanon (2008), Abdias do Nascimento (2002), Carlos More(2007), Molefi Kete Asante (1987; 1989;1990), Jacques D’Adesk (2001), Dagoberto José Fonseca (2008), Luiz Alberto Oliveira Gonçalves; Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2000), e os dados empíricos dapesquisa levantados a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/14227
work_keys_str_mv AT paulabenjaminxavier educacaoeemancipacaoaperspectivadaleifederal106392003
_version_ 1766682287998500864