GESTíO EMPREENDEDORA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DA UNP NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

Este trabalho objetiva apresentar os resultados de um diagnóstico organizacional realizado numa Escola Municipal de Natal que funciona há 10 anos nas instalações da Universidade Potiguar – UnP. O diagnóstico fez parte das ações de um Projeto de Extensáo do Curso de Graduaçáo em...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: dos Santos, Suely Xavier
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1389
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1389
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-13892012-01-31T18:43:38Z GESTíO EMPREENDEDORA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DA UNP NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL dos Santos, Suely Xavier Este trabalho objetiva apresentar os resultados de um diagnóstico organizacional realizado numa Escola Municipal de Natal que funciona há 10 anos nas instalações da Universidade Potiguar – UnP. O diagnóstico fez parte das ações de um Projeto de Extensáo do Curso de Graduaçáo em Administraçáo. A metodologia utilizada para o diagnóstico teve como base uma análise SWOT, ferramenta utilizada para avaliar cenários ou ambientes e identificar forças e fraquezas, oportunidades e ameaças na área de gestáo. A  metodologia se utilizou de questionários e entrevistas envolvendo a Direçáo, a Coordenaçáo Pedagógica, o corpo Docente e os Colaboradores da Escola. Com base nas informações levantadas, foi elaborada uma proposta técnica de melhoria para as áreas Organizacional, Administrativa, de Recursos Humanos e Comunicaçáo e Marketing da escola, envolvendo as atividades de comunicaçáo visual para as áreas de trabalho; workshop para professores; cursos de capacitaçáo para os colaboradores; palestras para os alunos; reuniões e oficinas para os pais dos alunos. Essas ações resultaram em melhoria na gestáo administrativa e de RH; valorizaçáo do profissional docente; conscientizaçáo empreendedora para os alunos e maior entendimento sobre temas transversais; maior interaçáo das famílias com a escola; mudança de postura dos colaboradores, melhoria nas relações interpessoais e na qualidade do atendimento. O projeto de extensáo teve duraçáo de dois anos (2008 e 2009) e culminou com o desenvolvimento de um modelo de gestáo para a escola baseado no Modelo de Excelência em Gestáo (MEG) da Fundaçáo Nacional para a Qualidade. Esse modelo foi entregue à Escola como um projeto piloto e, a  partir dos resultados, poderá ser levado a outras escolas públicas de Natal.   Palavras-chave: Diagnóstico. Gestáo. Escola Pública. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1389 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
format Online
author dos Santos, Suely Xavier
spellingShingle dos Santos, Suely Xavier
GESTíO EMPREENDEDORA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DA UNP NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
author_facet dos Santos, Suely Xavier
author_sort dos Santos, Suely Xavier
title GESTíO EMPREENDEDORA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DA UNP NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
title_short GESTíO EMPREENDEDORA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DA UNP NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
title_full GESTíO EMPREENDEDORA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DA UNP NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
title_fullStr GESTíO EMPREENDEDORA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DA UNP NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
title_full_unstemmed GESTíO EMPREENDEDORA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DA UNP NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
title_sort gestío empreendedora na escola: uma experiência extensionista da unp numa escola pública municipal
description Este trabalho objetiva apresentar os resultados de um diagnóstico organizacional realizado numa Escola Municipal de Natal que funciona há 10 anos nas instalações da Universidade Potiguar – UnP. O diagnóstico fez parte das ações de um Projeto de Extensáo do Curso de Graduaçáo em Administraçáo. A metodologia utilizada para o diagnóstico teve como base uma análise SWOT, ferramenta utilizada para avaliar cenários ou ambientes e identificar forças e fraquezas, oportunidades e ameaças na área de gestáo. A  metodologia se utilizou de questionários e entrevistas envolvendo a Direçáo, a Coordenaçáo Pedagógica, o corpo Docente e os Colaboradores da Escola. Com base nas informações levantadas, foi elaborada uma proposta técnica de melhoria para as áreas Organizacional, Administrativa, de Recursos Humanos e Comunicaçáo e Marketing da escola, envolvendo as atividades de comunicaçáo visual para as áreas de trabalho; workshop para professores; cursos de capacitaçáo para os colaboradores; palestras para os alunos; reuniões e oficinas para os pais dos alunos. Essas ações resultaram em melhoria na gestáo administrativa e de RH; valorizaçáo do profissional docente; conscientizaçáo empreendedora para os alunos e maior entendimento sobre temas transversais; maior interaçáo das famílias com a escola; mudança de postura dos colaboradores, melhoria nas relações interpessoais e na qualidade do atendimento. O projeto de extensáo teve duraçáo de dois anos (2008 e 2009) e culminou com o desenvolvimento de um modelo de gestáo para a escola baseado no Modelo de Excelência em Gestáo (MEG) da Fundaçáo Nacional para a Qualidade. Esse modelo foi entregue à Escola como um projeto piloto e, a  partir dos resultados, poderá ser levado a outras escolas públicas de Natal.   Palavras-chave: Diagnóstico. Gestáo. Escola Pública.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1389
work_keys_str_mv AT dossantossuelyxavier gestioempreendedoranaescolaumaexperienciaextensionistadaunpnumaescolapublicamunicipal
_version_ 1766681913419890688