O Estado contra a educação

Desde a República platônica até a constituição dos Estados modernos, a educação sempre foi pensada como uma forma de controle social sobre os indivíduos. Desse modo, ela viria a ser constituída como um dos mais fortes transmissores dos princípios que norteiam a ideologia dominante. O presente texto...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Victor Leandro, Lopes, Matheus Cascaes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13882
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-13882
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-138822023-02-10T13:07:53Z O Estado contra a educação Silva, Victor Leandro Lopes, Matheus Cascaes Desde a República platônica até a constituição dos Estados modernos, a educação sempre foi pensada como uma forma de controle social sobre os indivíduos. Desse modo, ela viria a ser constituída como um dos mais fortes transmissores dos princípios que norteiam a ideologia dominante. O presente texto procura analisar de que maneira, a partir das análises das obras de Platão e Louis Althusser, o estatuto ideológico hegemônico se torna presente nos processos educativos, bem como discutir, por meio da relação entre escola e trabalho, as propostas de ruptura frente a essa condição. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-08-08 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13882 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; v. 18 n. 2 (2018): Saberes: Filosofia e Educação 1984-3879 10.21680/1984-3879.2018v18n2 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13882/10680 Copyright (c) 2018 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Silva, Victor Leandro
Lopes, Matheus Cascaes
spellingShingle Silva, Victor Leandro
Lopes, Matheus Cascaes
O Estado contra a educação
author_facet Silva, Victor Leandro
Lopes, Matheus Cascaes
author_sort Silva, Victor Leandro
title O Estado contra a educação
title_short O Estado contra a educação
title_full O Estado contra a educação
title_fullStr O Estado contra a educação
title_full_unstemmed O Estado contra a educação
title_sort o estado contra a educação
description Desde a República platônica até a constituição dos Estados modernos, a educação sempre foi pensada como uma forma de controle social sobre os indivíduos. Desse modo, ela viria a ser constituída como um dos mais fortes transmissores dos princípios que norteiam a ideologia dominante. O presente texto procura analisar de que maneira, a partir das análises das obras de Platão e Louis Althusser, o estatuto ideológico hegemônico se torna presente nos processos educativos, bem como discutir, por meio da relação entre escola e trabalho, as propostas de ruptura frente a essa condição.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13882
work_keys_str_mv AT silvavictorleandro oestadocontraaeducacao
AT lopesmatheuscascaes oestadocontraaeducacao
_version_ 1766681711750414336