O Estado contra a educação
Desde a República platônica até a constituição dos Estados modernos, a educação sempre foi pensada como uma forma de controle social sobre os indivíduos. Desse modo, ela viria a ser constituída como um dos mais fortes transmissores dos princípios que norteiam a ideologia dominante. O presente texto...
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Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13882 |
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Resumo: | Desde a República platônica até a constituição dos Estados modernos, a educação sempre foi pensada como uma forma de controle social sobre os indivíduos. Desse modo, ela viria a ser constituída como um dos mais fortes transmissores dos princípios que norteiam a ideologia dominante. O presente texto procura analisar de que maneira, a partir das análises das obras de Platão e Louis Althusser, o estatuto ideológico hegemônico se torna presente nos processos educativos, bem como discutir, por meio da relação entre escola e trabalho, as propostas de ruptura frente a essa condição. |
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