O Estado contra a educação

Desde a República platônica até a constituição dos Estados modernos, a educação sempre foi pensada como uma forma de controle social sobre os indivíduos. Desse modo, ela viria a ser constituída como um dos mais fortes transmissores dos princípios que norteiam a ideologia dominante. O presente texto...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Victor Leandro, Lopes, Matheus Cascaes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13882
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Descrição
Resumo:Desde a República platônica até a constituição dos Estados modernos, a educação sempre foi pensada como uma forma de controle social sobre os indivíduos. Desse modo, ela viria a ser constituída como um dos mais fortes transmissores dos princípios que norteiam a ideologia dominante. O presente texto procura analisar de que maneira, a partir das análises das obras de Platão e Louis Althusser, o estatuto ideológico hegemônico se torna presente nos processos educativos, bem como discutir, por meio da relação entre escola e trabalho, as propostas de ruptura frente a essa condição.