ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL

RESUMO   O presente trabalho visa ressaltar a metodologia empregada nas atividades desenvolvidas pelo Projeto TEIA – Tecendo Múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais, que está vinculado ao Programa Semeando Saúde, da Universidade Federal de Alfenas, Unif...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Marcela F. Vilela
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1381
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-1381
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-13812012-01-31T18:43:38Z ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL Silva, Marcela F. Vilela RESUMO   O presente trabalho visa ressaltar a metodologia empregada nas atividades desenvolvidas pelo Projeto TEIA – Tecendo Múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais, que está vinculado ao Programa Semeando Saúde, da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG. O projeto é realizado em um Assentamento do MST, em Minas Gerais, e atende crianças e adolescentes de 05 a 15 anos, abordando questões relacionadas à temática socioambiental. O objetivo do projeto é diagnosticar nesse grupo os conhecimentos e atitudes relativas ao meio ambiente e relacionando-os à identidade que constroem como membros do MST. Além disso, o projeto busca proporcionar uma vivência diferenciada aos graduandos de Ciências Biológicas, baseando suas ações na metodologia da Pedagogia de Projetos, e em oficinas de caráter lúdico. A realizaçáo dessas oficinas permitiu náo só conhecer o que e como pensam as crianças, como também possibilitou criar um ambiente de aprendizagem prazeroso e significativo para os atores envolvidos. Consideramos que o uso de metodologias dessa natureza superou as expectativas, já que, brincando, tanto crianças como graduandos sáo observadores e observados, tornando esta relaçáo mais estreita e profícua para todos.   Palavras-chave: MST. Caráter lúdico. Pedagogia de projetos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1381 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
format Online
author Silva, Marcela F. Vilela
spellingShingle Silva, Marcela F. Vilela
ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL
author_facet Silva, Marcela F. Vilela
author_sort Silva, Marcela F. Vilela
title ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL
title_short ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL
title_full ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL
title_fullStr ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL
title_full_unstemmed ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL
title_sort atividades lúdicas: uma nova abordagem da temática socioambiental
description RESUMO   O presente trabalho visa ressaltar a metodologia empregada nas atividades desenvolvidas pelo Projeto TEIA – Tecendo Múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais, que está vinculado ao Programa Semeando Saúde, da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG. O projeto é realizado em um Assentamento do MST, em Minas Gerais, e atende crianças e adolescentes de 05 a 15 anos, abordando questões relacionadas à temática socioambiental. O objetivo do projeto é diagnosticar nesse grupo os conhecimentos e atitudes relativas ao meio ambiente e relacionando-os à identidade que constroem como membros do MST. Além disso, o projeto busca proporcionar uma vivência diferenciada aos graduandos de Ciências Biológicas, baseando suas ações na metodologia da Pedagogia de Projetos, e em oficinas de caráter lúdico. A realizaçáo dessas oficinas permitiu náo só conhecer o que e como pensam as crianças, como também possibilitou criar um ambiente de aprendizagem prazeroso e significativo para os atores envolvidos. Consideramos que o uso de metodologias dessa natureza superou as expectativas, já que, brincando, tanto crianças como graduandos sáo observadores e observados, tornando esta relaçáo mais estreita e profícua para todos.   Palavras-chave: MST. Caráter lúdico. Pedagogia de projetos.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2012
url https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1381
work_keys_str_mv AT silvamarcelafvilela atividadesludicasumanovaabordagemdatematicasocioambiental
_version_ 1766681911845978112