ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL
RESUMO O presente trabalho visa ressaltar a metodologia empregada nas atividades desenvolvidas pelo Projeto TEIA – Tecendo Múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais, que está vinculado ao Programa Semeando Saúde, da Universidade Federal de Alfenas, Unif...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1381 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-1381 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-13812012-01-31T18:43:38Z ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL Silva, Marcela F. Vilela RESUMO O presente trabalho visa ressaltar a metodologia empregada nas atividades desenvolvidas pelo Projeto TEIA – Tecendo Múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais, que está vinculado ao Programa Semeando Saúde, da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG. O projeto é realizado em um Assentamento do MST, em Minas Gerais, e atende crianças e adolescentes de 05 a 15 anos, abordando questões relacionadas à temática socioambiental. O objetivo do projeto é diagnosticar nesse grupo os conhecimentos e atitudes relativas ao meio ambiente e relacionando-os à identidade que constroem como membros do MST. Além disso, o projeto busca proporcionar uma vivência diferenciada aos graduandos de Ciências Biológicas, baseando suas ações na metodologia da Pedagogia de Projetos, e em oficinas de caráter lúdico. A realizaçáo dessas oficinas permitiu náo só conhecer o que e como pensam as crianças, como também possibilitou criar um ambiente de aprendizagem prazeroso e significativo para os atores envolvidos. Consideramos que o uso de metodologias dessa natureza superou as expectativas, já que, brincando, tanto crianças como graduandos sáo observadores e observados, tornando esta relaçáo mais estreita e profícua para todos. Palavras-chave: MST. Caráter lúdico. Pedagogia de projetos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2012-01-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1381 Revista Extensão & Sociedade; v. 5 n. 3 (2011): Seminário de Metodologia e Projetos de Extensão 2178-6054 2595-0150 Copyright (c) 2014 Revista Extensão e Sociedade |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
format |
Online |
author |
Silva, Marcela F. Vilela |
spellingShingle |
Silva, Marcela F. Vilela ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL |
author_facet |
Silva, Marcela F. Vilela |
author_sort |
Silva, Marcela F. Vilela |
title |
ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL |
title_short |
ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL |
title_full |
ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL |
title_fullStr |
ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL |
title_sort |
atividades lúdicas: uma nova abordagem da temática socioambiental |
description |
RESUMO O presente trabalho visa ressaltar a metodologia empregada nas atividades desenvolvidas pelo Projeto TEIA – Tecendo Múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais, que está vinculado ao Programa Semeando Saúde, da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG. O projeto é realizado em um Assentamento do MST, em Minas Gerais, e atende crianças e adolescentes de 05 a 15 anos, abordando questões relacionadas à temática socioambiental. O objetivo do projeto é diagnosticar nesse grupo os conhecimentos e atitudes relativas ao meio ambiente e relacionando-os à identidade que constroem como membros do MST. Além disso, o projeto busca proporcionar uma vivência diferenciada aos graduandos de Ciências Biológicas, baseando suas ações na metodologia da Pedagogia de Projetos, e em oficinas de caráter lúdico. A realizaçáo dessas oficinas permitiu náo só conhecer o que e como pensam as crianças, como também possibilitou criar um ambiente de aprendizagem prazeroso e significativo para os atores envolvidos. Consideramos que o uso de metodologias dessa natureza superou as expectativas, já que, brincando, tanto crianças como graduandos sáo observadores e observados, tornando esta relaçáo mais estreita e profícua para todos. Palavras-chave: MST. Caráter lúdico. Pedagogia de projetos. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2012 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1381 |
work_keys_str_mv |
AT silvamarcelafvilela atividadesludicasumanovaabordagemdatematicasocioambiental |
_version_ |
1766681911845978112 |