ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL
RESUMO O presente trabalho visa ressaltar a metodologia empregada nas atividades desenvolvidas pelo Projeto TEIA – Tecendo Múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais, que está vinculado ao Programa Semeando Saúde, da Universidade Federal de Alfenas, Unif...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1381 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | RESUMO O presente trabalho visa ressaltar a metodologia empregada nas atividades desenvolvidas pelo Projeto TEIA – Tecendo Múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais, que está vinculado ao Programa Semeando Saúde, da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG. O projeto é realizado em um Assentamento do MST, em Minas Gerais, e atende crianças e adolescentes de 05 a 15 anos, abordando questões relacionadas à temática socioambiental. O objetivo do projeto é diagnosticar nesse grupo os conhecimentos e atitudes relativas ao meio ambiente e relacionando-os à identidade que constroem como membros do MST. Além disso, o projeto busca proporcionar uma vivência diferenciada aos graduandos de Ciências Biológicas, baseando suas ações na metodologia da Pedagogia de Projetos, e em oficinas de caráter lúdico. A realizaçáo dessas oficinas permitiu náo só conhecer o que e como pensam as crianças, como também possibilitou criar um ambiente de aprendizagem prazeroso e significativo para os atores envolvidos. Consideramos que o uso de metodologias dessa natureza superou as expectativas, já que, brincando, tanto crianças como graduandos sáo observadores e observados, tornando esta relaçáo mais estreita e profícua para todos. Palavras-chave: MST. Caráter lúdico. Pedagogia de projetos. |
---|