COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA NO GUARAPES

O projeto “Comunidades de Aprendizagem: a escola como dinamizadora de uma Comunidade de Aprendizagem: a experiência de Guarapes/RN (Brasil)” baseia-se numa proposta de educaçáo que pretende descaracterizar a escola como único espaço de aprendizagem, contribuindo para o fortalecim...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Costa, Bárbara Fernandes, Barbosa, Maria Santana de Araújo, dos Santos, Nicole Soares, Rodrigues, Senadaht Barbosa Baracho
Formato: Online
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1374
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Descrição
Resumo:O projeto “Comunidades de Aprendizagem: a escola como dinamizadora de uma Comunidade de Aprendizagem: a experiência de Guarapes/RN (Brasil)” baseia-se numa proposta de educaçáo que pretende descaracterizar a escola como único espaço de aprendizagem, contribuindo para o fortalecimento da educaçáo ao longo da vida, e está  inserido no âmbito de acordo com o CREFAL, a ser desenvolvido na América Latina em três países: México, Brasil e Paraguai. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que integra a Cátedra da UNESCO-EJA, está realizando, em parceria com o MEC, no bairro de Guarapes Natal/RN, o referido projeto e conta com a participaçáo de docentes e alunos, e ao mesmo tempo agentes escolares e comunitários da Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do projeto na comunidade e descrever as ações que foram realizadas com vistas a uma articulaçáo de saberes e práticas culturais, tendo como polo dinamizador a escola e sua ampliaçáo para espaços comunitários. A partir de um diagnóstico aplicado para conhecer o perfil dos alunos, seus interesses e potencialidades, foram realizadas oficinas e palestras que abordaram os seguintes eixos temáticos: Meio Ambiente, Cidadania e Direitos Humanos, Esporte e Lazer, Arte e Cultura, Novas Tecnologias e Formaçáo de Formadores, cujos resultados têm possibilitado ao alunado a aquisiçáo de novas aprendizagens e aos docentes envolvidos, a oportunidade de repensar o ensino tradicional, possibilitando o  diálogo professores – alunos – comunidade.   Palavras-chave: Comunidades de Aprendizagem. EJA. Diálogo.