A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes

Neste artigo, nosso objetivo é compreender os sentidos atribuídos pelas professoras indígenas Pankará à formação de “guerreiros(as)” através da educação escolar indígena. O povo Pankará habita o território da Serra do Arapuá localizado no município de Carnaubeira da Penha no Estado de Pernambuco. Pa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fortes de Almeida, Patrícia, de Fátima e Silva, Rosália
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13725
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-13725
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-137252022-05-27T13:47:04Z A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes Fortes de Almeida, Patrícia de Fátima e Silva, Rosália Neste artigo, nosso objetivo é compreender os sentidos atribuídos pelas professoras indígenas Pankará à formação de “guerreiros(as)” através da educação escolar indígena. O povo Pankará habita o território da Serra do Arapuá localizado no município de Carnaubeira da Penha no Estado de Pernambuco. Partimos do pressuposto de que esta formação de“guerreiros” abrange múltiplos sentidos, os quais estão relacionados a umaescola, currículo e prática docente, que possibilitam uma formação às crianças e jovens indígenas politicamente engajadas às causas locais do grupo e ao processo de resistência étnica. Metodologicamente, realizamos pesquisa de campo junto ao povo Pankará através de entrevistas (individuais e grupos focais) com as professoras indígenas. Na análise das falas dos(as) interlocutores(as), principal referência de análise, realizamos abordagem multirreferencial, fundamentada na metodologia da entrevista compreensiva. Concluímos que a formação de “guerreiros(as)” é um outro aspecto da desconstrução deste modelo escolar vigente, homogeneizante e hegemônico e que a mesma se constitui em uma experiência pedagógica não só para os estudantes, mas também para os próprios professores(as) indígenas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-03-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13725 Revista Cronos; v. 17 n. 2 (2016): Dossiê Ciências Sociais, Ensino e Sociedade; 45-56 1982-5560 1518-0689 10.21680/1982-5560.2016v17n2 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13725/pdf Copyright (c) 2018 Revista Cronos
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Fortes de Almeida, Patrícia
de Fátima e Silva, Rosália
spellingShingle Fortes de Almeida, Patrícia
de Fátima e Silva, Rosália
A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes
author_facet Fortes de Almeida, Patrícia
de Fátima e Silva, Rosália
author_sort Fortes de Almeida, Patrícia
title A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes
title_short A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes
title_full A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes
title_fullStr A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes
title_full_unstemmed A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes
title_sort escola e o currículo para formar “guerreiros(as)” pankará: prática docente e sentidos emergentes
description Neste artigo, nosso objetivo é compreender os sentidos atribuídos pelas professoras indígenas Pankará à formação de “guerreiros(as)” através da educação escolar indígena. O povo Pankará habita o território da Serra do Arapuá localizado no município de Carnaubeira da Penha no Estado de Pernambuco. Partimos do pressuposto de que esta formação de“guerreiros” abrange múltiplos sentidos, os quais estão relacionados a umaescola, currículo e prática docente, que possibilitam uma formação às crianças e jovens indígenas politicamente engajadas às causas locais do grupo e ao processo de resistência étnica. Metodologicamente, realizamos pesquisa de campo junto ao povo Pankará através de entrevistas (individuais e grupos focais) com as professoras indígenas. Na análise das falas dos(as) interlocutores(as), principal referência de análise, realizamos abordagem multirreferencial, fundamentada na metodologia da entrevista compreensiva. Concluímos que a formação de “guerreiros(as)” é um outro aspecto da desconstrução deste modelo escolar vigente, homogeneizante e hegemônico e que a mesma se constitui em uma experiência pedagógica não só para os estudantes, mas também para os próprios professores(as) indígenas.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13725
work_keys_str_mv AT fortesdealmeidapatricia aescolaeocurriculoparaformarguerreirosaspankarapraticadocenteesentidosemergentes
AT defatimaesilvarosalia aescolaeocurriculoparaformarguerreirosaspankarapraticadocenteesentidosemergentes
AT fortesdealmeidapatricia escolaeocurriculoparaformarguerreirosaspankarapraticadocenteesentidosemergentes
AT defatimaesilvarosalia escolaeocurriculoparaformarguerreirosaspankarapraticadocenteesentidosemergentes
_version_ 1766682278520422400