A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes
Neste artigo, nosso objetivo é compreender os sentidos atribuídos pelas professoras indígenas Pankará à formação de “guerreiros(as)” através da educação escolar indígena. O povo Pankará habita o território da Serra do Arapuá localizado no município de Carnaubeira da Penha no Estado de Pernambuco. Pa...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13725 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-13725 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-137252022-05-27T13:47:04Z A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes Fortes de Almeida, Patrícia de Fátima e Silva, Rosália Neste artigo, nosso objetivo é compreender os sentidos atribuídos pelas professoras indígenas Pankará à formação de “guerreiros(as)” através da educação escolar indígena. O povo Pankará habita o território da Serra do Arapuá localizado no município de Carnaubeira da Penha no Estado de Pernambuco. Partimos do pressuposto de que esta formação de“guerreiros” abrange múltiplos sentidos, os quais estão relacionados a umaescola, currículo e prática docente, que possibilitam uma formação às crianças e jovens indígenas politicamente engajadas às causas locais do grupo e ao processo de resistência étnica. Metodologicamente, realizamos pesquisa de campo junto ao povo Pankará através de entrevistas (individuais e grupos focais) com as professoras indígenas. Na análise das falas dos(as) interlocutores(as), principal referência de análise, realizamos abordagem multirreferencial, fundamentada na metodologia da entrevista compreensiva. Concluímos que a formação de “guerreiros(as)” é um outro aspecto da desconstrução deste modelo escolar vigente, homogeneizante e hegemônico e que a mesma se constitui em uma experiência pedagógica não só para os estudantes, mas também para os próprios professores(as) indígenas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-03-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13725 Revista Cronos; v. 17 n. 2 (2016): Dossiê Ciências Sociais, Ensino e Sociedade; 45-56 1982-5560 1518-0689 10.21680/1982-5560.2016v17n2 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13725/pdf Copyright (c) 2018 Revista Cronos |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Fortes de Almeida, Patrícia de Fátima e Silva, Rosália |
spellingShingle |
Fortes de Almeida, Patrícia de Fátima e Silva, Rosália A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes |
author_facet |
Fortes de Almeida, Patrícia de Fátima e Silva, Rosália |
author_sort |
Fortes de Almeida, Patrícia |
title |
A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes |
title_short |
A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes |
title_full |
A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes |
title_fullStr |
A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes |
title_full_unstemmed |
A ESCOLA E O CURRÍCULO PARA FORMAR “GUERREIROS(AS)” PANKARÁ: prática docente e sentidos emergentes |
title_sort |
escola e o currículo para formar “guerreiros(as)” pankará: prática docente e sentidos emergentes |
description |
Neste artigo, nosso objetivo é compreender os sentidos atribuídos pelas professoras indígenas Pankará à formação de “guerreiros(as)” através da educação escolar indígena. O povo Pankará habita o território da Serra do Arapuá localizado no município de Carnaubeira da Penha no Estado de Pernambuco. Partimos do pressuposto de que esta formação de“guerreiros” abrange múltiplos sentidos, os quais estão relacionados a umaescola, currículo e prática docente, que possibilitam uma formação às crianças e jovens indígenas politicamente engajadas às causas locais do grupo e ao processo de resistência étnica. Metodologicamente, realizamos pesquisa de campo junto ao povo Pankará através de entrevistas (individuais e grupos focais) com as professoras indígenas. Na análise das falas dos(as) interlocutores(as), principal referência de análise, realizamos abordagem multirreferencial, fundamentada na metodologia da entrevista compreensiva. Concluímos que a formação de “guerreiros(as)” é um outro aspecto da desconstrução deste modelo escolar vigente, homogeneizante e hegemônico e que a mesma se constitui em uma experiência pedagógica não só para os estudantes, mas também para os próprios professores(as) indígenas. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13725 |
work_keys_str_mv |
AT fortesdealmeidapatricia aescolaeocurriculoparaformarguerreirosaspankarapraticadocenteesentidosemergentes AT defatimaesilvarosalia aescolaeocurriculoparaformarguerreirosaspankarapraticadocenteesentidosemergentes AT fortesdealmeidapatricia escolaeocurriculoparaformarguerreirosaspankarapraticadocenteesentidosemergentes AT defatimaesilvarosalia escolaeocurriculoparaformarguerreirosaspankarapraticadocenteesentidosemergentes |
_version_ |
1766682278520422400 |