SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio

O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de diálogo dasimagens audiovisuais com as propostas conceituais para a área de Sociologia,abordados nas Orientações e nos Parâmetros Curriculares Nacionais doEnsino Médio. Ao mesmo tempo em que a imagem se faz presente no cotidianodos...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ferri Rachetti, Luiz Gustavo, Santana, Gilmar
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13724
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-13724
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-137242022-05-27T13:47:04Z SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio Ferri Rachetti, Luiz Gustavo Santana, Gilmar O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de diálogo dasimagens audiovisuais com as propostas conceituais para a área de Sociologia,abordados nas Orientações e nos Parâmetros Curriculares Nacionais doEnsino Médio. Ao mesmo tempo em que a imagem se faz presente no cotidianodos jovens na atualidade, o visual se torna cada vez mais documento e instrumento na leitura sociológica dos fatos e fenômenos sociais. Inspirado nas obras de Raymond Williams, Marcel Martin, Pierre Sorlin e José de Souza Martins, este trabalho busca entender como uso da imagemno universo da Sociologia motiva novas formas de indagações, dúvidas e experimentos que enriquecem o conhecimento produzido por essa ciência e ampliam a consciência de sua importância. Este estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte e buscou, dentro das perspectivas de Paulo Freire e Edgar Morin, direcionamentos para alternativas pedagógicas que possibilitassem a utilização das imagens no cotidiano escolar. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa que, através da inserção gradual das imagens e das discussões que aconteceram durante as reuniões, proporcionou o aparecimento e desenvolvimento de temáticas sociológicas. Os resultados foram pautados no discurso dos alunos e na produção de um curta-metragem para demonstrar o processo de entendimento nas temáticas sociológicas. Sob o ponto de vista do pesquisador, os jovens que participaram do trabalho compreenderam, de uma maneira simples, a leitura de imagens e a linguagem cinematográfica, e construíram argumentos e propostas de intervenção no seu ambiente escolar. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-03-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13724 Revista Cronos; v. 17 n. 2 (2016): Dossiê Ciências Sociais, Ensino e Sociedade; 32-44 1982-5560 1518-0689 10.21680/1982-5560.2016v17n2 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13724/pdf Copyright (c) 2018 Revista Cronos
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Ferri Rachetti, Luiz Gustavo
Santana, Gilmar
spellingShingle Ferri Rachetti, Luiz Gustavo
Santana, Gilmar
SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio
author_facet Ferri Rachetti, Luiz Gustavo
Santana, Gilmar
author_sort Ferri Rachetti, Luiz Gustavo
title SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio
title_short SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio
title_full SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio
title_fullStr SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio
title_full_unstemmed SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio
title_sort sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio
description O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de diálogo dasimagens audiovisuais com as propostas conceituais para a área de Sociologia,abordados nas Orientações e nos Parâmetros Curriculares Nacionais doEnsino Médio. Ao mesmo tempo em que a imagem se faz presente no cotidianodos jovens na atualidade, o visual se torna cada vez mais documento e instrumento na leitura sociológica dos fatos e fenômenos sociais. Inspirado nas obras de Raymond Williams, Marcel Martin, Pierre Sorlin e José de Souza Martins, este trabalho busca entender como uso da imagemno universo da Sociologia motiva novas formas de indagações, dúvidas e experimentos que enriquecem o conhecimento produzido por essa ciência e ampliam a consciência de sua importância. Este estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte e buscou, dentro das perspectivas de Paulo Freire e Edgar Morin, direcionamentos para alternativas pedagógicas que possibilitassem a utilização das imagens no cotidiano escolar. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa que, através da inserção gradual das imagens e das discussões que aconteceram durante as reuniões, proporcionou o aparecimento e desenvolvimento de temáticas sociológicas. Os resultados foram pautados no discurso dos alunos e na produção de um curta-metragem para demonstrar o processo de entendimento nas temáticas sociológicas. Sob o ponto de vista do pesquisador, os jovens que participaram do trabalho compreenderam, de uma maneira simples, a leitura de imagens e a linguagem cinematográfica, e construíram argumentos e propostas de intervenção no seu ambiente escolar.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2018
url https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13724
work_keys_str_mv AT ferrirachettiluizgustavo sociologiaecinemaousodoaudiovisualnaaprendizagemdesociologianoensinomedio
AT santanagilmar sociologiaecinemaousodoaudiovisualnaaprendizagemdesociologianoensinomedio
_version_ 1766682278339018752