SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio
O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de diálogo dasimagens audiovisuais com as propostas conceituais para a área de Sociologia,abordados nas Orientações e nos Parâmetros Curriculares Nacionais doEnsino Médio. Ao mesmo tempo em que a imagem se faz presente no cotidianodos...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13724 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-13724 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-137242022-05-27T13:47:04Z SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio Ferri Rachetti, Luiz Gustavo Santana, Gilmar O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de diálogo dasimagens audiovisuais com as propostas conceituais para a área de Sociologia,abordados nas Orientações e nos Parâmetros Curriculares Nacionais doEnsino Médio. Ao mesmo tempo em que a imagem se faz presente no cotidianodos jovens na atualidade, o visual se torna cada vez mais documento e instrumento na leitura sociológica dos fatos e fenômenos sociais. Inspirado nas obras de Raymond Williams, Marcel Martin, Pierre Sorlin e José de Souza Martins, este trabalho busca entender como uso da imagemno universo da Sociologia motiva novas formas de indagações, dúvidas e experimentos que enriquecem o conhecimento produzido por essa ciência e ampliam a consciência de sua importância. Este estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte e buscou, dentro das perspectivas de Paulo Freire e Edgar Morin, direcionamentos para alternativas pedagógicas que possibilitassem a utilização das imagens no cotidiano escolar. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa que, através da inserção gradual das imagens e das discussões que aconteceram durante as reuniões, proporcionou o aparecimento e desenvolvimento de temáticas sociológicas. Os resultados foram pautados no discurso dos alunos e na produção de um curta-metragem para demonstrar o processo de entendimento nas temáticas sociológicas. Sob o ponto de vista do pesquisador, os jovens que participaram do trabalho compreenderam, de uma maneira simples, a leitura de imagens e a linguagem cinematográfica, e construíram argumentos e propostas de intervenção no seu ambiente escolar. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2018-03-07 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13724 Revista Cronos; v. 17 n. 2 (2016): Dossiê Ciências Sociais, Ensino e Sociedade; 32-44 1982-5560 1518-0689 10.21680/1982-5560.2016v17n2 por https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13724/pdf Copyright (c) 2018 Revista Cronos |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Ferri Rachetti, Luiz Gustavo Santana, Gilmar |
spellingShingle |
Ferri Rachetti, Luiz Gustavo Santana, Gilmar SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio |
author_facet |
Ferri Rachetti, Luiz Gustavo Santana, Gilmar |
author_sort |
Ferri Rachetti, Luiz Gustavo |
title |
SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio |
title_short |
SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio |
title_full |
SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio |
title_fullStr |
SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio |
title_sort |
sociologia e cinema: o uso do audiovisual na aprendizagem de sociologia no ensino médio |
description |
O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de diálogo dasimagens audiovisuais com as propostas conceituais para a área de Sociologia,abordados nas Orientações e nos Parâmetros Curriculares Nacionais doEnsino Médio. Ao mesmo tempo em que a imagem se faz presente no cotidianodos jovens na atualidade, o visual se torna cada vez mais documento e instrumento na leitura sociológica dos fatos e fenômenos sociais. Inspirado nas obras de Raymond Williams, Marcel Martin, Pierre Sorlin e José de Souza Martins, este trabalho busca entender como uso da imagemno universo da Sociologia motiva novas formas de indagações, dúvidas e experimentos que enriquecem o conhecimento produzido por essa ciência e ampliam a consciência de sua importância. Este estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte e buscou, dentro das perspectivas de Paulo Freire e Edgar Morin, direcionamentos para alternativas pedagógicas que possibilitassem a utilização das imagens no cotidiano escolar. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa que, através da inserção gradual das imagens e das discussões que aconteceram durante as reuniões, proporcionou o aparecimento e desenvolvimento de temáticas sociológicas. Os resultados foram pautados no discurso dos alunos e na produção de um curta-metragem para demonstrar o processo de entendimento nas temáticas sociológicas. Sob o ponto de vista do pesquisador, os jovens que participaram do trabalho compreenderam, de uma maneira simples, a leitura de imagens e a linguagem cinematográfica, e construíram argumentos e propostas de intervenção no seu ambiente escolar. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2018 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13724 |
work_keys_str_mv |
AT ferrirachettiluizgustavo sociologiaecinemaousodoaudiovisualnaaprendizagemdesociologianoensinomedio AT santanagilmar sociologiaecinemaousodoaudiovisualnaaprendizagemdesociologianoensinomedio |
_version_ |
1766682278339018752 |